sábado, fevereiro 28, 2009

Jogos Online - Kurnik

55

Sites de jogos online se proliferaram mais rápido do que uma infecção de zumbis nesses ultimos anos da internet. Talvez não tão rápido, mas pelo menos o suficiente para que os usuários ficassem receosos por sua qualidade e, principalmente, segurança.

Tendo em vista esse aspecto, passarei a disponibilizar nos links – no menu à direita – o Kurnik. Mas com um detalhe, ele hospeda um tipo específico de jogos online: Estratégia.

Logo que você acessa o site a página inicial disponibiliza três classes de jogos: Tabuleiro, Cartas e Diversos. E é basicamente com isso que eles trabalham, Xadrez, Gamão, Damas, Dominó, Copas, etc.

11

O layout do site é bem simples e os gráficos dos jogos chegam a ser fracos. Principalmente se for jogar xadrez, pode até ser estranho no começo – para quem não está acostumado.

Apesar disso o sistema é simples e bem intuitivo, ele visivelmente prioriza o raciocínio dos jogadores em detrimento a malabarismos tecnologicos de ponta. É um reduto e jogos clássicos e puramente intelectuais. Nada contra as produções em altíssima resolução de hoje em dia que são quase como comandar um personagem de filme. Mas é sempre bom dar um pouco de atenção a esses jogos milenares – afinal, se sobreviveram por tanto tempo, é porque devem ser realmente bons.

O detalhe é que ele tem exatos vinte jogos, no entanto é um site internacional, então grande parte é desconhecido para o público brasileiro. Se não completamente estranho para nossos olhos, como um tal de mancala que fui tentar jogar e me deixou numa situação de WTF?!

E o Kurnik também não disponibiliza tutoriais, e mesmo que o fizesse não seria de grande utilidade – provavelmente eles estariam em polonês. Portanto, recomendo que caso se aventurem a tentar destrinchar algum jogo desconhecido procurem algum tutorial de regras na internet; provavelmente a wikipédia poderá te ajudar nesse aspecto.

Os jogadores são o grande diferencial desse site, eles são de todas partes do mundo e possuem um altíssimo nível. é um excelente desafio para quem quer se aprimorar ou até mesmo se iniciar em algum jogo. Pode ser frustante para quem é meio deprimido e não lida bem com derrotas, mas, como dizem, é com elas que mais aprendemos, não é?

Tomem cuidado com as particularidades de alguns jogos. O dominó, por exemplo, possui uma jogabilidade diferente da que os brasileiros estão acostumados. Nele o importante não é bater o jogo, se livrando de todas as peças – mas sim, somar pontos! E como você faz isso? Somando o número de pontos nas duas pontas e, caso seja este um múltiplo de cinco o total será convertidos em pontos para você. Com uma carroça de seis de um lado e outra de quatro no outro você somará vinte pontos líquidos! Isso exige uma análise tanto do seu como do jogo do adversário. É bastante interessante.

Para aproveitar todas essas opções basta fazer um cadastro simples, é totalmente grátis. Você começa com um perfil 'novo' e pode ir juntando pontos de acordo com as partidas, com um certo período de atividade você passa a ter 1200 pontos e pode aumentar ou diminuir esse valor de acordo com suas vitórias ou derrotas. Ah, vale lembrar que cada jogo também tem torneios próprios, além dos 1x1 costumeiros. E esses valem ainda mais pontos!

Alguns players mais avançados podem limitar o acesso de jogadores às suas salas de acordo com o número de pontos que ele possua. Dessa forma, se você tiver uma boa pontuação poderá enfrentar adversários cada vez mais habilidosos!

22

Assim que tiver o login em mãos, basta escolher o jogo que preferir.

33

Irá abrir uma página com opções de sala, na descrição elas são diferenciadas em iniciante e sem ranking. Na segunda opção, em caso de vitória ou derrota, a partida não contará pontos; aqui você encontra jogadores mais fracos. E em baixo ainda estão dispostos os torneios, os que tiverem a inscrição registre-se agora ainda estão disponíveis.

Escolhida a sala você entrar em uma mesa que esteja com jogadores em falta ou criar a sua própria mesa para convidar amigos ou esperar a chegada de algum adversário.

44

Na mesa de jogo fica à direita a pontuação do jogo e em baixo alguns menus. O chat - que não será muito útil se você estiver jogando com alguém do Leste Europeu - o Histórico das jogadas, os usuários presentes na mesa – sejam jogadores ou visitantes – e o menu mais importante, as definições. Caso você tenha criado a sala poderá definir tempo de jogo, se a mesa é pública ou privada, se irá contar pontos ou não dentre outras particularidades que variam de jogo para jogo.

Basicamente é isso. Acessem, confiram, eu recomendo. O link é a primeira imagem do tópico, duh.

That's all, folks!

 

0 comentários: