quinta-feira, julho 16, 2009

TUTORIAL - Os Códigos que vêm em filmes

É natural você buscar um filme para download, digo, natural devido às circunstâncias atuais de democratização forçada da internet, mas não deixa de ser ilegal. Enfim, é natural buscar um filme para download e acabar se deparando com uma série de siglas que classificam a qualidade da imagem e você acaba não compreendendo. Eu, por exemplo, acabo sempre baixando apenas pelo peso dele (geralmente entre 700MB e 1GB, se for um filme que considero muito, 4GB), que geralmente vêm em formato AVI.

Para cercear essas e outras dúvidas contamos com a colaboração do Mormak! Membro do AnimaRegia, parceira (informal) deste blog. Sem mais delongas, pois o tutorial é grande, vamos lá. (introdução por Paco D. Lee)

Diferenças entre Releases que a gente vê nos filmes que rolam na internet

  • CAM - É um “RIP” feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, mas às vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.
  • TELESYNC (TS) - Tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um TELESYNC é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um SAMPLE (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos TELESYNC são CAM's que foram rotuladas de forma errada.
  • TELECINE (TC) - Uma máquina de TELECINE copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os TELECINE são muito raros. Geralmente o filme estará com o ASPECT RATIO (proporção) correto, apesar de existirem TELECINE de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode, que é um contador visível e fixo durante todo o filme.
  • SCREENER (SCR) - Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional. Um SCREENER é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns SCREENER com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” (uma mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone antipirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em algumas cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.
  • R5 - Se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são transferidos diretamente de um TELECINE sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição “LINE” para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD SCREENER. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de “.R5″ e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
  • DVD-SCREENER (DVDscr) - Mesmas condições do SCREENER, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.
  • Digital Distribution Copy (DDC) - Basicamente, o DDC tem uma qualidade parecida à do DVDRip ou do R5, mas como é em suporte digital, tem bem menos qualidade. Em outras palavras, esta versão foi tirada de algum site restrito, e foi colocada na Net, muito antes do DVD sair!
  • DVD-Rip - Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
  • VHS-Rip - Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
  • TV-Rip - Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.
  • PDTV/HDTV - São capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o RIP rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de RIP's em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos RIP's de TV.
  • WORKPRINT (WP) - É uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WP's são diferentes da versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.
  • DivX Reenc - É um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.
  • Watermarks - Muitos filmes vêm de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d’água "Z", "A" e "Globe".
  • Asian Silvers / PDVD - São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos países, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVD's são as mesmas coisas, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como VCD normalmente.
  • SVCD - É baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480×480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.
  • VCD - É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352×240 (NTSC). VCD’s são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD’s e SVCD’s são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.
  • XVCD / XSVCD - Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. Ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mais elevadas. Muito difícil de encontrar.
  • KVCD - É uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528×480 (NTSC) e 528×576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando uma resolução 352×240 (NTSC) ou 352×288 (PAL), é possível “encodar” vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.
  • KDVD - Formato de arquivo 100% compatível com MPEG-2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720×480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352×480 no mesmo DVD.
  • AVI - Áudio Vídeo Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
  • MPEG - É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto “.mpg” quanto .mpeg na extensão.
  • OGM - Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
  • DivX / XviD - Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de “MP3 do vídeo”. Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.
  • NTSC / PAL - São os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.

Expressões encontradas nos Releases

  • PROPER - Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns problemas na imagem ou som, e outro grupo têm outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente perguntam se o PROPER é melhor que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.
  • UNRATED - Versão sem cortes (Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos).
  • LIMITED - Um filme LIMITED significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.
  • INTERNAL - Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também RIPs de má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para membros do grupo e não o disponibilizavam.
  • STV - Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.
  • REPACK/RERIP - Se um grupo lança um RIP ruim, eles irão relançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.
  • NUKED - Um RIP pode ser “NUKADA”, banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.

Razões para o NUKE:

- BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.

- BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.

- BAD FPS - Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.

- INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.

- DUPE: Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.

Novos termos que apareceram nessa nova revolução televisiva

  • Blu-Ray Rip (BRRip) - Uma cópia do lançamento final do Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip. BRRips são lançados em MKV (Matroska).
  • HDDVDRip - Uma cópia do lançamento final do HDDVD. A qualidade é bem maior que um DVDRip. HDDVDrips são lançados em MKV (Matroska).
  • HR HDTV - Rip HDTV em alta resolução. Normalmente tem resoluções: 960 x 528 ou 960 x 544. Um rip HR HDTV de 40~55 minutos tem em média 700 MB. Na maioria dos casos, o som AC3 5.1 original é mantido.
  • DVB - DVB é a sigla de Digital Video Broadcasting (Emissão de Video Digital). Conhecido como padrão europeu de TV Digital, foi projetado a partir dos anos 80 pelo consórcio que hoje possui 250 integrantes de 15 países. Desde 1998, está em operação no Reino Unido, tendo chegado a outros quatro países da União Européia e à Austrália. Está previsto para ser implantado na Índia, na Nova Zelândia e cerca de outros 20 países. Detém um mercado atual de 270 milhões de receptores.
  • 720P - 720 é o numero de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1280 x 720.
  • 1080P - 1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.
  • 1080i - 1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o i significa entrelaçado ou não Progressive scan. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.
  • MKV - O MKV tem uma qualidade muito superior ao AVI. É o padrão dos novos discos em alta definição.
  • RM/RA/RMVB - É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online.
  • MOV - Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia – também disponível para Windows.
  • OGM - Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
  • VBR - Bitrate Variável. É possível “encodar” áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.
  • Bitrate - Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
  • Aspect Ratio Tags

- WS: Widescreen (letterbox) - É a tela cheia mas com a margem centralizadora para se manter o foco.

- FS: Fullscreen - É a própria tela cheia enquadradando todo o monitor ou a televisão.

  • Codec - É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).
  • OST - OST significa Original SoundTrack, ou em português, trilha sonora original.
  • AC3 - Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.
  • AAC - Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.
  • BIN / CUE - Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.
  • SE (Special Edition) - Edição Especial
  • EE (Extended Edition) - Versão Estendida
  • DC (Director’s Cut) - Versão do Diretor
  • Macrovision - Macrovision é a proteção de cópia empregada na maioria dos DVDs.
  • NFO - Um arquivo de NFO é fornecido com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informações gerais sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações. NFO = Informações
  • RARset - Todos os filmes são fornecidos divididos em partes de 15000000 bytes compactados com o WinRAR, ou outro software de compactação, mas o WinRAR geralmente lê todos os formatos. Isso ocorre para facilitar a transferência via ftp, pois se ao transferir 700 MB de dados em algum momento o arquivo se corromper, você terá perdido um bom tempo de download. Usa-se (part01.rar > partxx.rar); (.rar > rxx) ou (001 > xxx)
  • Regional Coding - Regiões dos DVDs (região 1,2,3,4,…) de acordo com a distribuição de países.
  • RCE - RCE (Regional Coding Enhancement) foi projetado para bloquear players com “Multiregion”, mas teve muitas das falhas e foi superado. Há muito poucos títulos RCE agora, e era muito impopular.
  • SFV - É fornecida também para cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos e sem erros.
  • Programas - pdSFV ou o hkSFV
  • Subbed - Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).
  • UnSUBBED - Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda (UnSUBBED).
  • SyncFIX - Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme. Um SyncFIX é liberado quando não há necessidade de um proper para consertar o problema.
  • ASF - Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.
  • Frame - A fonte básica de um filme. Um frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos necessárias passadas constantemente na sua frente para se obter noção de movimento). Imagine um desenho, onde uma moto está na direita do vídeo, ao passar os frames a moto vai se movimentando para a esquerda.
  • FPS - Definição de Frames per Second, ou frames por segundo. Ajuda bastante saber isso na hora de converter legendas ou procurá-las na internet.
  • Cor -

- B&W = Black and White = Preto e Branco

- Color = Colorido

  • DVD5 - É o tipo mais comum de DVD, simples-face e única camada (single-sided / single-layered), oferece aproximadamente duas horas de conteúdo. Perfeito para a maioria dos filmes. A maioria dos filmes lançados em DVD-R são DVD9 com a qualidade diminuída e normalmente sem os extras, áudios e tudo o que o grupo que lançou acha desnecessário, isso para ser possível gravar o arquivo baixado em um DVD comum de uma camada.
  • DVD9 - Normalmente chamado de “dupla-camada reverso-espiral” (RSDL – reverse-spiral dual-layer). Ele permite que se coloque um pouco menos do que 4 horas em apenas um lado do disco, com uma breve (às vezes imperceptível) mudança de camada. Às vezes este formato também é usado para filmes com menos de duas horas, gravando-se tanto a versão “tela cheia” quanto a widescreen do mesmo lado do disco e permitindo-se a escolha da versão através do menu do DVD.
  • Dubbed - Significa que o arquivo não está com o áudio original, mas um dublado em outra língua indicada.
  • Progressive Scan e Interlaced - Progressive Scan é o nome usado para descrever uma técnica utilizada para montar o conteúdo da tela. O modo progressive monta a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização. Este processo é inverso ao Interlaced (mais comum). O modo interlaced (entrelaçado), monta em cada passagem metade das linhas da tela, as linhas pares ou ímpares, formando a ilusão de uma resolução maior e transmitindo apenas metade da imagem formada.

Bom, acredito eu que seja isso que programei em mente, espero que tenham gostado, e quem sabe algum dia eu volte com novas postagens. Abraços a todos e fica aí a dica para que se possa sanar todas as suas dúvidas.

3 comentários:

D1eg00 disse...

interessante XD
mas ainda e muito complicado pra mim *_*
vlw ai gostei do material XD
ronalllllllllllllldo

Eddie disse...

Se me permitem acrescentar uma coisa...

Tem um novo "formato" - Chamemos assim -, chamado DDC, que vem ganhando força em outras midias e agora tambem nos filmes. É igual, senão superior, ao DVDScr. Mas a diferença é que não vem com marcas d'água e nem aquelas chatisses de deixar partes do video em preto e branco, que nem nos DVDScr.

Artur N disse...

Digno de um doutorado heim... Parabéns pelo post.