segunda-feira, fevereiro 09, 2009

As várias facetas de Wade Wilson

Recentemente, podemos dizer que o mercenário tagarela Deadpool tem lidado com um pequeno problema. Isso, no entanto, não quer dizer que seja algo fácil de resolver. Todavia, o seu problema de tamanho em nada se compara quando esqueletos de seu armário são revirados e antigos personagens de seu passado vêm tomar satisfações e tentar resolver de uma vez por todas problemas de identidade.


Quando se junta as palavras chaves “problemas de identidade” e “Deadpool” numa pesquisa do Google, pode ter certeza que o primeiro nome a surgir será Alex Hayden, também conhecido como Agente X. Ele foi criado basicamente para resolver o problema de direitos autorais entre a Marvel e Rob Liefeld sob o personagem Deadpool no começo do século. Chegou a ter uma série mensal por algum tempo, resultando num encadernado da Panini lançado alguns anos atrás, mas logo foi descontinuada. Por fim, pouco tempo atrás, o problema entre Liefeld e a Marvel se extinguiu e o verdadeiro Deadpool voltou à tona.

Em termos cronológicos no universo 616, essa confusão toda é explicada da maneira mais tonta e usual possível. Hayden é clone de Wilson, ou seja, versão genérica do Deadpool. Permaneceu esquecido por alguns anos, até que Fabian Nicieza resolveu resgatá-lo agora que a revista mensal Cable&Deadpool praticamente perdeu um de seus protagonistas.


E tudo começa quando Hayden é capturado pela Hidra, que tentava desenvolver um atuador morfogênico capaz tanto de curar doenças como criar novas. E aproveitando-se da intromissão do Agente X em seus domínios, os terroristas testam a máquina em Hayden e este rapidamente começa a sofrer de Artrite Degenerativa Avançada.

Daí que entra Deadpool, que acaba de receber uma proposta de contrato das duas amigas pessoais de Hayden, Sandi e a Pistoleira, para resgatá-lo. O mercenário, que não perde tempo, olha pros atributos mais chamativos das moças e pede em troca “os quatro bons motivos” em troca.


Após muita arenga, fica acordado tudo e Deadpool e o Fuinha chegam a uma base da Hidra no Paquistão dias depois. As principais fontes de informações para invadir a base são um blog de um agente descuidado da Hidra chamado Bob e uma nota de uma transportadora local para a facção. Alheio a essas informações, Wade já parte para sua estratégia peculiar de bater na porta da frente e esbofetear todo mundo.


Obviamente, o tamanho diminuto de Deadpool acaba por limitá-lo em sua missão. Por isso, ele decide capturar um dos terroristas para ajudá-lo em coisas comuns, mas indispensáveis como abrir portas. A ironia de tudo é que o sujeito selecionado é justamente o blogueiro Bob. E essa nova dupla inusitada parte rompendo todos os sistemas de segurança até encontrar a prisão do obeso Agente X.

Eu falei obeso Agente X?

Se está surpreso, imagine a minha cara como também a do Deadpool ao deparar-se com um Alex Hayden tão balofo quanto um lutador de sumo. Ao pressionar os cientistas da Hidra por explicações, Wilson descobre que mais uma vez eles usaram o Atuador morfogênico e deram a Hayden uma nova particularidade - O Gene Americano, muito conhecido por estimular o acúmulo de obesidade mórbida.


Uma vez que o uso do atuador é irreversível, Alex torna-se um inútil e Deadpool vai ter que improvisar para tirar o gordão da base. Ao menos, a invasão ao laboratório teve alguma serventia e ele conseguiu reverter seu tamanho para o normal graças a um estoque de partículas Pym que eles guardavam (Essa fórmula já já vai estar a venda em grandes mercados e lojas de departamento).

Sabendo que nunca mais poderá voltar pra Hidra depois de ajudar o mercenário, Bob acaba se juntando a Pool e juntos roubam um caça para sumir dali. Nessa parte da história, a justificativa de Bob sobre porque nunca mais poderá voltar a organização criminosa gera uma excelente piada por parte do Nicieza.


Uma vez com Alex livre, Deadpool parte novamente para a América, mal sabendo que lá terá um novo problema. Agora, as suas duas gostosas contratantes é quem terão que ser resgatadas, pois seu outrora arqui-inimigo T-Ray voltou e deseja reclamar sua verdadeira identidade, a de Wade Wilson.


Confuso? Bem, vamos a mais explicações da antiga série do Deadpool então...
T-Ray foi criado na fase em que Joe Kelly e Ed McGuinness assinavam a mensal do mercenário tagarela com o intuito de desenvolver um vilão a altura do Deadpool. Era um mercenário muito mais casca grossa, albino e que tinha como intento se tornar o maior matador de aluguel do pedaço. Das mais diferentes maneiras, tentava superar Deadpool, fazendo uso inclusive de artefatos mágicos.

Por muitas edições se esticava essa rixa entre os dois mercenários até o momento em que decidiram extrapolar as motivações de T-Ray em odiar Pool e inventaram a história de que ele era o verdadeiro Wade Wilson e, como bem disse o próprio T-Ray na página de recapitulação da edição 39, ferrar toda a cronologia.

Segundo T-Ray, ele tinha uma vida tranqüila como professor e com sua esposa Mercedes até Deadpool aparecer. O assassino insano além de matar sua esposa querida, roubou para si a identidade de Wade Wilson para se esconder de seus antigos patrões que queriam sua cabeça. Segundo essa teoria, o verdadeiro nome de Pool seria Jack e uma bagunça de informações colocaria muitas histórias anteriores como fora da cronologia.


Agora, T-Ray retornou para resolver de uma vez por todas a verdade sobre quem seria o verdadeiro Wade Wilson, certificando-se de que apenas um entre os dois sairá vivo desta vez. Assim, capturou reféns que ele considerou atraentes o suficiente e armou uma cilada em uma isolada fazenda em Nova Jersey.

Contando com o apoio do Agente X e do novato Bob, Wade (ou quem achamos que seja ele) chega até o isolado lugar e executa uma das suas mais desastrosas entradas de seu curriculum. Acaba sendo capturado por T-Ray e é obrigado a ouvir toda a reclamação e despeito do vilão albino insatisfeito com a popularidade – imerecida, segundo ele – que o mercenário tagarela ganhou entre os leitores.


As reclamações de T-Ray só duram o suficiente para a pouca paciência de Deadpool acabar. O insano mercenário rompe a fita adesiva que prendia seus braços e volta a baixar a cacete no velho rival. Entre uma tapa e outra, os dois acabam jogando na cara um do outro supostas pistas que justificariam porque o adversário não seria o verdadeiro Wade Wilson.

No ápice da luta, Deadpool é ferido gravemente por uma katana mágica de T-Ray e esse o desafia. Se ele fugir, poderá conseguir sobreviver, mas Sandi e a Pistoleira seriam mortas. Caso ele decida ficar, poderá correr o risco de morrer. Esse dilema certamente responderia a questão sobre Deadpool ser ou não o verdadeiro Wade Wilson.
Em seus recordatórios, Deadpool afirma que detesta esses conflitos morais, mas não demora nem um pouco para dar a resposta a T-Ray.


Se essa seria a resposta para a verdade da identidade de Deadpool, nem mesmo o próprio seria capaz de dizer. Contudo, como ele bem comenta, não importa ele saber quem de fato era. O importante é que os leitores sabem e adoram quem ele é hoje.

Não é difícil perceber que devido a decisões editoriais, o direcionamento da revista Cable e Deadpool mudou radicalmente. Com isso, Wade Wilson parte para novos rumos aliando-se a velhos e novos coadjuvantes. E se alguém andou sentindo a falta de Cable... fique sabendo que algumas edições depois, ele morreu.

2 comentários:

Thyago disse...

santo spoiler no final bátima! XD

Bruno disse...

ele tem mais de uma bu.....
ahhhhh FAcetas...