segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Navegar... Navegar...


Hoje vou falar um pouco a respeito dos navegadores, sim, algo que é do interesse de todos, pois os usamos para navegar na internet :P. A “batalha” entre os navegadores está cada vez mais acirrada se compararmos com uns 10 anos atrás quando só se falava em Internet Explorer. E para elaborar essa postagem eu testei durante a semana sete navegadores diferentes e irei dissertar um pouco sobre todos eles: Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari, Avant Browser, Opera e Netscape. 

Primeiramente vamos falar sobre o Internet Explorer 8, o navegador da Microsoft, que embora perdendo mercado, continua sendo o mais difundido no mundo. Enfim, ultimamente muitas modinhas se criaram no mundo da informática e uma delas é criticar o Internet Explorer. XD Sério, não fiquem bravos, é a mais pura verdade. Testei o Internet Explorer 8 Beta 2 e o achei muito bom, naveguei entre vários sites, nos quais nenhum apresentou maiores erros, embora a aparência esteja parecida com a versão 7, no 8 existem algumas novidades, como correções de segurança, otimização no uso da memória RAM tentando deixar o programa menos pesado e algo que chamou minha atenção: dicas de sites! Sim, de acordo com seu histórico de navegação, a Microsoft vai indicar sites para você entrar. Peculiar e interessante. XD Embora o navegador esteja muito bom, ele é pesado e meio lento para carregar as páginas, o recomendo para os que possuem computadores mais robustos e boas conexões de internet.




Mozilla Firefox, um navegador que ao ser lançado, deixou muita gente de boca aberta, ele era absurdamente leve, navegava em abas, era possível instalar complementos para incrementar o navegador, ele era mais seguro e trazia menos vírus para o PC. Com o passar dos anos essa diferença foi diminuindo, mas isso não tira o mérito do Firefox! Muito pelo contrário. Porém eu sinceramente me decepcionei com o Firefox 3.0, embora ele tenha um ótimo recurso de mesclar seu histórico com o favoritos, ele consome memória demais, na versão 3.0.6, está consumindo mais que o IE 8 e sua navegação, pelo menos no meu PC é a mais lenta dentre todos os navegadores testados. Existe um macete para melhorar o desempenho do Firefox que é digitar na barra de endereços about:config e depois procurar por browser.cache.disk.capacity e diminuir o valor para 10000 e depois procurar por browser.sessionhistory.max_entries e diminuir os valores para 5. Com essa dica, o Firefox se torna muito mais agradável. Uso o Firefox como navegador padrão, pois ele é o que tem a maior compatibilidade com os mais variados sites na internet, dificilmente um site perde sua formatação ou falha no Firefox.



Safari, o navegador da Apple, que já há algum tempo ganhou sua versão para Windows. Testei o navegador por vários dias e devo dizer que o achei o mais sem graça de todos os testados. XD Posso ser chingado, mas acho que ele é mais para os fans e viciados na Apple. Algo interessante e peculiar que percebi no Safari é que ele altera quase que todas as fontes de todos os sites que se visita, até no Orkut as letrinhas mudam... Não que isso seja algo ruim, só é... diferente. Um grande ponto negativo para a Apple foi uma vulnerabilidade IMENSA que esteve presente em todos os navegadores Safari para Windows que não foram atualizados para as versões mais recentes, que permitia que invadissem o PC através da porta de comunicação desse navegador... Enfim, volto a repetir que deve ser birra minha, mas a Apple devia ficar com o Mac dela, que é onde os programadores deles sabem desenvolver de verdade...



O bom e velho Netscape, o qual não recebe nenhuma atualização a mais de um ano, talvez esteja com os dias contados. Para quem não o conhece, Netscape foi o primeiro navegador a realmente tentar concorrer com o Internet Explorer. Me corrijam se estiver errado, mas pela minha memória foi o primeiro a introduzir as abas na navegação (na plataforma Windows), coisa que todos os navegadores usam hoje. O Netscape cumpre o que promete, é rápido na navegação, é leve para os PCs mais modestos, tem uma boa compatibilidade com mutios sites, embora outros, percam sua formatação neste navegador. Recomendo o Netscape para os que eram fans do Firefox 2.0, pois os dois se assemelham muito, a diferença é que o Netscape é mais seguro, pois é mais atual que o Mozilla 2.0.





Opera, para quem não sabe, possui o melhor navegador mobile para celulares hoje em dia, mas aqui falarei um pouco da versão 10 beta para PCs mesmo :P. Algo que eu andei notando ultimamente é que o Opera anda ganhando cada vez mais usuários, conseguindo uma fatia cada vez maior no mercado de navegadores, o engraçado é que a maioria dos usuários no Opera, não migraram do Internet Explorer, mas sim do Firefox! Isso mesmo, aparentemente o Firefox virou pop demais e para os odiadores de modinhas que sempre buscam algo underground, foram atrás do Opera. XD Brincadeiras a parte, esse navegador realmente merece esse crescimento de publico, dentre o IE e o Mozilla, ele é o que tem o mais bonito layout e seus skins são ótimos, ele também aceita complementos como o Firefox, só que achei o Opera mais rápido para navegar, as imagens carregam mais rápido que em todos os navegadores descritos acima, e ele consome pouca memória RAM, não precisando de um PC robusto para funcionar, se estão insastifeitos com o Firefox e querem tentar algo novo, recomendo o Opera, ninguém irá se arrepender!


O Google Chrome é um navegador novo, inclusive era beta até pouquíssimo tempo atrás, a velocidade com que a Google está trabalhando nesse navegador é assustador, já está na versão 2.0!! Mas não poderíamos esperar menos da empresa criadora do maior sistema de buscas online, do Orkut, do Youtube, e do Google Earth, OK OK, Google Earth foi inventado por uma outra empresa e a Google comprou os direitos autorais, mas foram espertos. XD
O Google Chrome é o navegador que mais causa expectativas em mim, pois de todos os testados ele é o mais rápido para navegar, e quando digo rápido, quero dizer rápido mesmo, até parece que dobrei a velocidade de minha conexão quando estou utilizando o Chrome, tirando que sua aparência lembra muito o Orkut, algo que os nerds de plantão vão adorar. XD E ele é muito leve também, mais leve que o Opera! O Chrome só não fica em primeiro na minha lista, porque ele ainda é relativamente novo e sinto que irá melhorar muito, estou aguardando algo que o Google irá criar e incrementar nele para revolucionar o mercado dos navegadores, pois até agora ele só pegou o que já existe nos outros navegadores e modificou, mesmo que para melhor, ainda é apenas uma cópia do que já existe.




O último navegador que testei aposto ser desconhecido pela esmagadora maioria, seu nome é Avant Browser, um navegador simples, e em português, que me surpreendeu muito. Ele é o mais leve de todos, para os técnicos de informática, recomendo instalá-lo nas maquinas antigas de alguns clientes. ;) Seu layout lembra um pouco o Chrome, agora não sei se é coincidência ou se alguns deles copiou o outro. Existem dois diferenciais nesse navegador que me surpreenderam e MUITO.

O primeiro é um gerador e editor de formulários, onde se podem salvar informações para serem inseridas em formulários online, SIM, outros navegadores fazem isso, mas não de forma tão simples e eficiente, e sem precisar instalar nenhum outro programa ou complemento. O segundo diferencial é o Online Storage, você pode cadastrar todas as suas senhas no Avant Browser, e através de um login do programa, você pode acessar todas elas de qualquer lugar do mundo. Muito útil para pessoas como eu que possuem dezenas e dezenas de cadastros e diferentes senhas em vários sites.

Realmente, ao lado do Chrome, o Avant é um navegador que espero ver crescer muito ainda.

Ufa! Esse foi meu maior texto até agora! Será que alguém terá paciência de ler tudo? XD

Para quem tiver coragem, espero não ter falado muita besteira e passado informações úteis! Bem, até mais.

;*

10 comentários:

Eduardo disse...

Aqui em casa eu uso o Chrome... Tem se mostrado bem eficiente, embora alguns sites tenham problema com ele às vezes...

Júlio Cezar disse...

Gostei desse Avant...
Depois que eu enjoar do Firefox, irei testar ele.

Batsuman disse...

muito bom AT
=)

Leandro disse...

Já usei todos os navegadores que vc citou, e o que eu me senti mais confortável usando foi o Chrome com suas abas independentes. Só não migrei totalmente pra ele ainda pois o meu firefox ta "tunado" do jeito que eu gosto.

O IE8 foi uma grata surpresa pra mim,ao contrario de vc, aqui ele abriu as paginas razoavelmente rápida (mais ainda muito distante do Chrome e FF) mas não me sinto bem usando ele [afetado pela modinha :/]

Belo post.

Bárbara disse...

O IE eu não gosto muito, o acho lento demais. Usei o Chrome por um tempo, mas voltei para o Firefox, não teve jeito, me acostumei mesmo com ele. Se bem que agora ele tá com uma "mania" de travar, vou acabar voltando para o Chrome! Que, aliás, tem aquela opção fácil de janela anônima. Maravilha. XD

Eduardomsc disse...

eu uso o Firefox,mas tentei usar o Opera 9.6 aqui também.ele é mais bonito e eu senti que realmente é um pouco mais rápido que o Firefox,mas eu não me acostumei com ele porque a interface de bookmark do Firefox é muito mais prática e intuitiva.poder simplesmente arrastar a url para uma das pastas na barra de favoritos é a unica coisa que falta para o Opera tornar o Firefox obsoleto para mim...

no 10.0 é possível fazer isso ??

Thyago disse...

ótimo texto AT
e eu vou ficar com o firefox mesmo, ele q me dah menos preocupação

Gustavo disse...

Alguém aí já experimentou baixar a versão 3.1 Beta do Firefox? Tem um MONTE de coisas novas, e pelo menos enquanto não lançam a oficial... :P

Anderson Tadeu Manzini disse...

No Opera 10 Beta é possivel arrastar URLs para os favoritos sim, pelo menos eu consegui

XD

Sobre o Firefox 3.1 Beta, Eu nem estava sabendo dele, senão teria testado... Para mim o mais novo era o 3.0.6
XD

TK disse...

Ótimo artigo AT, parabéns...

Dos navegadores citados eu tenho usado o Chrome e o Firefox (e notei que este ficou BEM mais lento mesmo nas novas versões como vc comentou)...

Só um comentário, tenho quase certeza que foi o Opera o pioneiro no mecanismo de Abas tão amado atualmente...