quarta-feira, março 18, 2009

Se for preciso, use óculos

O problema da humanidade é ter olhos sadios e não querer enxergar. Essa afirmação é bem verdade quando vista como uma metáfora; o enxergar não é apenar olhar, mas sim ter consciência do que se passa, podendo aceitar ou não o que se enxerga.

Deparar-se com um mendigo na rua e não se importar é apenas olhar, sem ter consciência de que existe um problema social para esse indivíduo estar nessa situação. Eis aí um simples exemplo de olhar sem enxergar.

Grande parte da população tem os olhos quase cegos; aprendeu-se, não por ser o certo e sim o conveniente, a só ver o que lhe interessa. Muitas pessoas preocupam-se apenas com a sua vida, problemas como segregação social, tráfico de drogas, dentre outros tão recorrentes nos noticiários, para essas pessoas permanecem aí: apenas no jornal. Por não serem diretamente atingidas essas pessoas só tomam a verdadeira consciência desses problemas quando sofrem com eles, aí sim elas passam a enxergar e tentam buscar uma forma de mudar.

O uso de óculos seria uma excelente alternativa para todos esses olhos, só assim a humanidade terá uma visão menos embaçada do que a rodeia, sem precisar estar perto demais para enxergar o problema. Assim perceberá que a realidade vai muito além do que se vê.

1 comentários:

Thyago disse...

cada pessoa enxerga o que quer, tanto é que quando vemos aquelas reportagens de desastres ou sequestros, as pessoas sempre dizem: "a gente nunca acha que vai acontecer com a gente né?"