quarta-feira, abril 08, 2009

Dragon Ball Kai





Dragon Ball KAI se trata de uma remasterização do anime Dragon Ball Z para HDTV.(Nada de animação nova, exceto abertura e encerramento) A série foi redublada e re-editada de modo a ficar mais fiel ao mangá. Mais cronológico também, considerando a breve introdução narrada sobre o Bardock e Goku bebê, com cenas do episódio especial "O pai de Goku".(Se não assistiu, não veja a versão parisi vídeos, dublagem vagabunda) E um resumo da série Dragon Ball, com cenas do mesmo. Destaque para Goku contra Tenshihan, uma cena bem interessante no Tenkaichi Budoukai(torneio de artes marciais). Yamcha, Yajirobe e outros foram esquecidos aqui.(Mas tudo bem, já que aparecem na nova abertura e encerramento muito mais que nas originais).

Bom, farei uma análise do primeiro episódio, comparando com o original. Assim dá para se ter uma idéia do que virá.

Dragon Ball Z Episódio 1 - Meu nome é Gohan! Mini Goku
versus
Dragon Ball Kai Episódio 1 - O início da batalha! Goku está de volta!





Sobre o título, tudo ok. Mas parece que ainda teremos episódios com nomes como era antigamente. Naquela época era moda episódios com títulos maiores que o episódio. Saca um exemplo, o episódio 2: "Um guerreiro muito forte com antecedentes históricos; se trata do irmão mais velho de Goku". Além de imenso, contava spoilers(revelações do enredo) do episódio inteirinho.Mesmo o especial do Bardock, nem me atrevo a escrever o nome original dele.
Mas sem rodeios, ao episódio.














































Após a introdução, começa o episódio propriamente dito. Foi mantida a cena em que Gohan cai numa correnteza e se salva usando seus poderes, cena que não tem no mangá. Talvez tenham feito isso porque no mangá a introdução se resumia a Goku chegar na casa do Kame e apresentar o filho dele, que seus amigos nem sabiam que existia e já tinha 4 anos. E também assim mostra a Chichi, que no mangá só reaparece mais a frente. E a cena é mostrada sem mudanças de cena, do Raditz chegando, mais uma vez a favor da cronologia. A cena do tigre bobão(eu adorava ele) foi cortada, por ser obviamente desnecessária e não constar no original. Então está se confirmando o que disseram, que seguiria o mangá e teriam menos episódios, removendo-se os fillers.

Então, na cena da chegada de Raditz(ô cara feio) começo a sentir falta das músicas de fundo de antigamente(pelo visto serão alteradas, espero que não todas). Não que as novas não sejam boas, talvez seja mais questão de costume. O eyecatch mudou também. Talvez não faça diferença, pois nunca tivemos um eyecatch em dragon ball z no Brasil.









Ficha Técnica Dragon Ball KAI:

Número de Episódios: Indefinido(serão menos que o original, 291)
Data de exibição: 5 de abril de 2009 até ?
Produtores: Toei Animation
Gêneros: Ação, Aventura, Comédia, Shounen
Duração: 23 min. cada episódio
Elenco:
Son Goku e Son Gohan Masako Nozawa
Bulma Hiromi Tsuru
Kuririn Mayumi Tanaka
Yamcha Tôru Furuya
Oolong Naoki Tatsuta
Chiaotzu Hiroko Emori
Tenshihan* Hikaru Midorikawa
Mestre Kame** Masaharu Satô
Gyû-Maô(Rei Boi/Cutelo) Daisuke Gôri
Chi-Chi Naoko Watanabe
Kami-sama Takeshi Aono
Piccolo Toshio Furukawa
Raditz Shigeru Chiba
Vegeta Ryô Horikawa
Freeza Ryûsei Nakao
Narração Jôji Yanami


*Substituindo Hirotaka Suzuoki, falecido em 2006.
**No lugar de Kôhei Miyauchi, falecido em 1995.


Depois do intervalo, foram cortadas pequenas cenas do Raditz voando e cenas mostrando a cidade. Quem detestava as cenas em que personagens se encaravam por "meia hora", já pode ter uma ponta de esperança de que elas possam não ser tão demoradas ^^.




Raditz enfrenta Piccolo, que não é páreo nem de longe. Raditz sente o ki de Kakarotto e deixa Piccolo para trás. Aqui terminava o episódio na primeira versão:




"-Saiyajins, os seres mais fortes do universo. Quem são eles? E quem é Kakarotto?
-Parece que há uma alguma relação estranha entre esse guerreiro e Goku.
-Nós finalmente poderemos esclarecer a história de Goku?"

Imagine. No primeiro episódio ainda não tinha cenas do próximo episódio(Oi eu sou Goku). Agora começo a entender porque o nome episódio com spoiler e com título imenso(mesmo assim, continua até o fim da série com isso). Você só saberia quem é Raditz, Kakarotto(Kakarrotto->Carrot = cenoura, você sabia?), saiyajin e etc só no outro dia. Pior ainda no Japão, que seria só na outra semana.

Mas o episódio aqui continua, com cenas do episódio 2.(Raditz provavelmente será vencido em 3 episódios, e não 5).
Goku vai à casa do Kame, e apresenta Gohan aos amigos. Raditz aparece por lá e se diz irmão de Kakarotto, ou Goku. Kuririn apanha e eles descobrem que Raditz possui uma cauda.




"-O quê?! Um homem com cauda apareceu!
-Quem será essa pessoa assustadora?"

Menos perguntas. Mais um ponto positivo. E... cenas do próximo episódio! "Oi eu sou o Goku!". Adorava isso. Próximo episódio "O inimigo é o irmão de Goku?O guerreiro mais forte, o segredo dos saiyajins" vai ao ar dia 12 de abril.

A abertura também ficou muito boa. As cenas de luta dos guerreiros Z inúteis(Chaos, Tenshin, Yamcha e Kuririn) ficaram muito boas e pode ser uma pista de que a abertura vai mudar muito conforme forem aparecendo novos personagens.
(Falando nisso, alguém mais percebeu o efeito Arale no Chaos? Ele cresceu, do dragon ball pra cá, e depois na saga dos andróides ele diminui de novo ^^)

















Apesar de no Brasil só termos visto uma versão, a primeira abertura Chala Head Chala possuia 3 versões com algumas poucas mudanças de cenas(desconsiderando a do novo especial de aniversário). Espera-se algo parecido com Dragon Ball Kai, provavelmente com mudanças mais significativas.

O encerramento ficou melhor que o original, aquela música do Gohan...
Tanto a abertura, Dragon Soul, quando o encerramento, Yeah! Break! Care! Break!, são interpretadas pelo cantor Takayoshi Tanimoto. Ele já cantou "One Vision", um tema de evolução de Digimon Tamers, a abertura de Jūken Sentai Gekiranger, além de duas das três aberturas de Gash Bell(Zatch Bell).

Enfim, falei tudo que tinha para falar provavelmente. Sexta feira eu volto para falar sobre Full Metal Alchemist 2.

1 comentários:

Kelvin Martin disse...

Cara poderia me mostrar qual seria a terceira versão(ou uma intermediária entre as q conheço) da abertura Cha-La Head Cha-La, não entendo qual seja, ou qual mudança tenha, sei de duas, a Primeira, que tem cenas do Kuririn, Tenshinhan, Chaos, e Yamucha, e a outra, quando começa a saga dos Andróides,q aí contém o Vegeta, o Freeza sendo cortado pelo até então misterioso garoto (Mirai Trunks)mas qual seria a 3° q vc se refere...Post Muito Bom, embora geralmente o trabalho seja mais pra nós mesmos do q pros outros.