sexta-feira, abril 03, 2009

PLÁ!!!

Curitiba tem vários personagens interessantíssimos e pretendo compartilhar alguns deles com vocês. Dentre os mais conhecidos estão o Oil Man, Toninho da Renovar, O Gralha, Jacaré, e o mais famoso de todos: Inri Cristo.

Mas começarei com um "herói" mais underground: PLÁ!!



Ademir Antunes dos Santos, ou simplesmente Plá, é um músico que embala as praças e grandes calçadões da capital paranaense. Seja na Rua XV, na Boca Maldita, no Largo da Ordem ou qualquer outra praça movimentada do centro da cidade, ele chega com seu violão e seus impressionantes 36 discos gravados (até agora, quem sabe quantos mais virão?) repletos de pura poesia, estica um grande pano branco com canetas para que as pessoas deixem uma "idéia" e começa a filosofar em versos e notas musicais que lembram muito Raul Seixas.


"Filosofia é a verdade dos fatos..

Filosofia é a verdade nos atos."


Eu estava sentado hoje de manhã na escadaria da reitoria da UFPR, com dois amigos, batendo um papo esperando a aula começar. Quando ele chegou... Uma roupa branca mais parecida com uma túnica do tempo do Cristo, com uma sandália de igual estilo. Enorme barba e cabelo grisalhos, apesar de uma evidente carequinha.


Ele deixou suas coisas num canto e esticou um longo tecido igualmente branco e jogou duas canetas azuis. Olhou para nós. Eu o cumprimentei. Ele sorriu e disse "Querem estrear? Deixar uma idéia?". Não me veio nada inteligente para escrever, então não deixei mensagem alguma, mas logo algumas pessoas pararam apenas para assinar ou escrever alguma filosofia qualquer.

E o que ele faz com esses panos? Bem.. às vezes ele faz roupas hahahaha

Mas com certeza servem de inspiração para novas músicas.

São 36 CDs até agora. Ele me ofereceu o mais recente, uma coletânia com os 20 maiores sucessos dos últimos.... 20 anos! Eu achei fantástico: "Músicas de Maio de 1987 à Julho de 2007". Eu NASCI em 87! Tive que comprar o CD.

Que compartilho com vocês agora:

AQUI

Compartilho, porque sei que existem pessoas do Brasil inteiro que lêem este blog. Se fossem apenas curitibanos eu mandaria comprar ou simplesmente parar para ouví-lo na feira do Largo da Ordem, sentado na escadaria da UFPR na Santos Andrade ou num dos bancos da Rua XV.



"Devemos direcionar aqui nesta existência a nossa vida

como gostaríamos que ela continuasse eternamente."



Junto com o CD ganhei um livrinho com citações, pensamentos, idéias... Como um amigo meu disse "cara.. essas frases são muito massa, da pra fazer muita música legal com elas... ahm.. bom.. na verdade ele ja fez hahaha".

E realmente, as músicas são sensacionais! Pra quem pirava ouvindo Raul Seixas... Plá é o Raul que não morreu!




"De poeta, filósofo, músico, médico e louco... Todo mundo tem um pouco."




"Eu gosto de Rock, mas não falo ingês!"



Fotos de Bruna Bazzo.

5 comentários:

Bárbara disse...

Eu acho interessante esses artistas de rua, principalmente assim, quando fazem algum trabalho realmente diferente e inteligente, também.

Por aqui tem muito hippie, mas nenhum artista assim, ao menos que eu conheça.

Gostei. =]

N disse...

Nossa, massa a matéria.
E esse cara é um grande artista, porque ele faz tudo sozinho e tem uma fotma de criar super inovadora e interativa. Será ele o pai conceitual da web 2.0?

Bráulio Oliveira disse...

Conheço uns assim por aqui, não seria uma má idéia falar sobre eles. XD

Jaderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaderson disse...

tem musicas legais... legal a ideia dele receber frases para criar musicas xD

mas

ventania > Plá ^^

esse foi no jô tambem?, o oil man é ridiculo e foi...