terça-feira, abril 07, 2009

Tipos de mulheres nos games

Por muito tempo, as mulheres foram personagens coadjuvantes nos jogos. Elas serviam apenas para se apaixonar pelo herói, sendo sempre salvas por ele.

Porém, felizmente isto tem mudado aos poucos e cada vez mais nós vemos as mulheres tendo participações importantes nos games. Claro, isso não significa uma coisa exatamente boa, afinal, assim como nos filmes de ação, temos muitas personagens que são verdadeiras putas pagas que só estão ali pra ser um par de peitos e nádegas gratuitos.


Enfim, vamos em frente.

PUTAS

Eu não sei bem que jogo começou isso de você pagar umas putas por "sexo", mas quem popularizou isto foi a série GTA. Você chegava num carrinho, dava uma buzinada, a mina entrava no carro, você ia para um beco escuro, o carro balançava, ela saía e bang, seu life estava recuperado ou, caso você tenha feito isto com o life no máximo, você o deixava um tantinho maior.

Bem, até aí, tudo bem, já que até lhe ajuda no jogo, porque não?

O problema é que atualmente elas estão lá apenas para os marmanjos secos que querem apenas ouvir uns gemidinhos. Você não ganha nenhum bônus, não recebe nem sequer uma melhora em algum status do seu personagem, elas estão lá para ficarem gemendo enquando é mostrada uma tela preta ou então a paisagem.

Se vai ter o tchaca-tchaca na muthaca (como dizia o Ratinho), que mostre logo ou pelo menos melhore o personagem em algum atributo.

E se você gosta de ficar perdendo seu tempo fazendo esta baboseira, procure ajuda profissional.

AS COADJUVANTES GRATUITAS

Muitos games sofrem deste problema: o de colocar uma mulher para aparecer durante o jogo, sem dar a ela um mínimo de personalidade para a coitada e estarem lá apenas para ser o pedaço de carne da trama. Comentei sobre isto no meu post anterior até, basta ela dar aquele sorrisinho que você já pode ter certeza que até o fim do game seu personagem irá ganhar um beijinho dela. Note que eu falei "seu personagem", já que o máximo que você irá receber é o selo de "parabéns campeão".

Pergunto-me se é necessário, em quase todo jogo, você terminar com alguma donzela amarrada no pescoço do seu personagem.

Será que estamos em um mundo de ninfomaníacas que mesmo durante batalhas contra ordas de monstros elas estarão dispostas a tirar o sutiã?

Se sim, me expliquem, por que até hoje não encontrei uma ninfomaníaca?

EXCESSIVAMENTE DEDICADAS AO TRABALHO

Muitos jogos não conseguem mostrar uma mulher sem cometer alguns exageros no que elas pensam em relação ao trabalho delas. Ou elas são apenas um rostinho bonito que irão dar a bunda eventualmente ou são umas verdadeiras maníacas por trabalho que não conseguem fazer nada fora disto. Apenas pare para pensar e verá que em muitos jogos as mulheres que você encontra que possuem uma "personalidade forte" serão umas cientistas que irão mandar você para a puta que o pariu se estiver atrapalhando o trabalho dela.

Claro, logo depois ela vem toda delicadinha pedindo para você ajuda na pesquisa científica dela. Como você, mero personagem de videogame, precisa dar continuidade para a história do jogo, aceita. Mesmo quando existe a opção de não aceitar (normal em RPG's), você acabará aceitando já que é algo que irá lhe dar mais pontos de experiência. Se fosse na vida real, eu a mandaria para o raio que o parta e seguiria minha vida.

Sim, sou mais grosso que parede de igreja.

BAD GIRLS

Quando uma mulher é protagonista de um jogo, é extremamente provável que ela acabe sendo uma "Bad Girl".

"Mas tio Thyago, como é uma bad girl?"

Bem, deixa eu explicar como elas são.

Normalmente, ela irá andar de forma provocativa, com uma pequena ajuda do ângulo do câmera, que a mostrará passando focalizando suas pernas e subindo até ser possível ver seu traseiro quando ela aparecer na primeira cutscene.

Em breve ela irá retirar duas pistolas que estavam escondidas sob o vestido, atadas às pernas com a lingerie.

Sim, a maioria se apresenta desta forma, se a imagem de Lara Croft veio à sua mente, foi proposital. Desculpem-me "fãs" da senhorita Croft (se é que existe algum), mas ela é uma bela de uma personagem forçada às vezes nas suas caras e bocas.

Além disto, elas tentam dar a impressão que são extremamente "sensuais" e ficam soltando esta ou aquela frase feita, mas convenhamos, muitas vezes as culpadas são as dubladoras dos personagens. Aliás, a protagonista de X-Blades conseguiu me fazer NÃO comprar o jogo por reunir todos os tipos de esteriótipos possíveis para a mulher protagonista de jogos numa personagem só, com uma "atitude" de Bad Girl, se vestindo como uma puta, dedicada apenas ao trabalho dela (caçar tesouros), ter um desing "estilo anime" e possuir uma voz de patricinha que chega irrita! Ela é tão patricinha que se estivesse numa universidade estaria fazendo algum curso da área de humanas. Sério, olha bem pra loira que ilustra este tópico e me digam se ela não entrou numa piscina de clichês?

PERSONAGENS FEMININAS DE JRPG's

As personagens femininas em JRPG's se dividem em três sub-categorias: a mulher-macho, a delicadazinha virgem e a beberrona desbocada.

A mulher-macho é sempre séria, pode até mesmo entrar na categoria bad girl em alguns casos. Ela normalmente será uma personagem que irá utilizar armas de longa distância e deverá ser a personagem mais ágil do grupo. Possuem uma língua afiada e normalmente manda a delicadazinha virgem deixar de ser trouxa e virar mulher de vez. Graças aos japas e seus brilhantes desenhistas, ela terá um desing que fará você se perguntar, quando a encontrar pela primeira vez, se é uma mulher ou um homem. Malditos japas que amam desenhar gente andrógena.

A delicadazinha virgem sempre será aquela personagem que se apaixonará pelo personagem principal do grupo. Ela SEMPRE será a que tem magias de cura, será extremamente tímida e terá, depois do lançamento do jogo, uma cacetada de hentais produzidos por nerds tetudos solitários que têm a cara cheia de espinhas.

A beberrona desbocada entrará no seu grupo depois que algum familiar dela for morto pelo império do mal que seu grupo está enfrentando (TODO JRPG enfrenta um império do mal, tenham isto em mente). Sempre que tiver a oportunidade, ela irá beber até cair, irá dar em cima de algum personagem do seu grupo - a primeira vítima será o protagonista do grupo, provocando um ataque de ciúmes da delicadazinha virgem. Elas podem ser tanto a personagem que usa magias ofensivas quanto especialista em ataques físicos. Se ela for do tipo que utiliza ataques físicos, ela irá carregar uma arma GIGANTESCA e terá um braço apenas um pouco mais grosso que o da delicadazinha virgem, além de ser ruiva.

MOÇAS QUE SÃO RAPTADAS E PRECISAM SER SALVAS

Durante muito tempo, esta foi a motivação da maioria dos heróis em jogos de Beat 'em Up. A sua namoradinha era sequestrada por um grupo de punks e cabia a você e mais algum amigo (ou irmão, como no caso de Double Dragon) de resgatá-la dos vilões!

Se bem que na maioria dos casos elas faziam por merecer. Uma mulher que ande sozinha na rua de uma grande cidade usando um top e uma minissaia das duas uma: ou está cobrando 25 reais o boquete ou está desesperadamente tentando trair o namorado com qualquer um.

Também se encaixa a princesa Peach de Super Mario Bros mas também convenhamos, uma pessoa que reina num mundo em que anões com cabeças de cogumelo são os GUARDAS do castelo, ela tem mais é que ser raptada e devidamente molestada pelo Bowser. Aliás, todo mundo sabe que ela é raptada de propósito. Se duvidar, se trata de um amor impossível entre uma mulher e um homem-dragão-tartaruga e que um gordo vestido de macacão preconceituoso fica impedindo dele ser concretizado.

MAS ENTÃO... QUAIS PERSONAGENS SE SALVAM?

Sim, ainda temos algumas personagens que se salvam destes esteriótipos citados anteriormente, mas são tão poucas que só consigo pensar em três delas.

Ashley Williams (Mass Effect): Williams usa um colante branco e mesmo assim não fica vulgar! Sério, poucas mulheres conseguem a proeza de utilizarem um colante e não parecerem umas putas. Sempre convicta e irá demonstrar o que pensa, ela consegue também ser delicada e usar a cabeça com racionalidade na maioria dos casos, pensando fundamentalmente como um soldado sempre. Sempre pronta para se sacrificar para cumprir sua tarefa, mostra que sabe dividir o dever do amor, deixando claro para você (caso seja um personagem masculino... acho... apenas joguei Mass Effect escolhendo o sexo masculino para o meu personagem) que irá apenas começar a ter um relacionamento com você mais aprofundado depois da missão terminar. Diferente da Liara, aquela ET puta azul safada, que fica dizendo o tempo todo que está louquinha para lhe dar uma chave de perna, seja você homem ou mulher.

Jade (Beyond Good and Evil): Uma fotógrafa independente que resolve ajudar um grupo de jornalistas a desmascarar uma conspiração, Jade é a única mulher que usa batom verde e não tem cara de mulher da vida. Ela mantém um ORFANATO com crianças meio-bodes, meio-gatos, meio-cachorros, enfim, é uma mulher que pensa no próximo, sabe se defender e ainda se envolve com questões políticas! Tá, o final do jogo faz você gritar um "WHAT THE FUCK?" enérgico na frente da TV, mas acredite, o jogo inteiro vale a pena.

Samus (Jogos da franquia Metroid): Ela é protagonista de um dos melhores jogos já feitos na história da humanidade, e faz isto numa armadura que consegue armazenar centenas de mísseis e bombas diferentes, além de ter a habilidade de se transformar numa bola. Agora imaginem toda a elasticidade que uma mulher dessa possui.

...

Siiim, eu pensei nisso também, e quem não pensa nisso ao ver uma mulher, mesmo numa armadura, conseguir ficar na forma de uma bola?

Enfim, para um jogo em que qualquer um poderia estar numa armadura, enfrentando com extrema coragem ordas de monstros alienígenas sem poses ou frases feitas, ela ganha meu respeito. Tanto é que eu a coloquei como sendo a imagem ilustrativa deste tópico.

Bem pessoal, estes foram os tipos de mulheres que consegui me lembrar enquanto escrevia o artigo. Caso vocês conheçam mais algum, basta dizer nos comentários!

Até a próxima!

5 comentários:

Jones Oliveira disse...

Muito bom Thyago, não sei de onde você tirou essa idéia, ou se fez a idéia, mas captou muito bem os estilos de personagens femininas nos games.

Em resumo eu acho que podemos ter 3 tipos: as putas, as maníacas e as que se salvam hahahaha.

Unknown disse...

Thy do céu, tu me mata de rir com esses posts!

ahuehaiuehaiheiaheaiheihihhhaaghh

Thyago disse...

@Sérgio, obrigado cara ^^
@Bebs, heuahuahaeu, vlw

A.L.A.S. disse...

Ótimo post, Thyago.

E é por essas e outras que a Samus é a maior!!!

Eduardomsc disse...

só pra estragar o seu pensamento sobra a elasticidade da Samus,é possível ver, nos jogos da série Prime, que ela vira energia ao entrar no modo de morph ball ^^


mas mesmo assim,ela é a melhor mulher dos games.