quarta-feira, junho 24, 2009

Vocaloid!

Vocaloid é um programa que sintetiza a voz humana... Com ele você pode usar a voz de determinados cantores como instrumento!


Com versões em japonês, inglês e alemão, Vocaloid vem causando o maior furor e também medo nos cantores de perder seus empregos (tá, essa parte ainda é mentira ^^ ).

Eu experimentei o software Vocaloid2, com a voz de Hatsune Miku - na verdade interpretada pela cantora japonesa Saki Fujita.

O nome Hatsune Miku é um jogo de palavras que pode ser traduzido como "Primeiro som do futuro". Essa moça (ou robô) contou com uma massiva propaganda de um site de vídeos japonês chamado Nico Nico Douga e por isso você vê centenas de imagens dessa belezura de cabelo verde e pergunta de que anime é. Mas agora você sabe da onde ela brotou.

Eis os vocaloids disponíveis no mercado:

Vocaloid
(primeira versão)

-Leon: inglês, masculino(03/03/04);
-Lola: alemão e inglês, feminino(03/03/04);
-Miriam: inglês, feminino(26/07/04);
-Meiko: japonês, feminino(05/11/04);
-Kaito:japonês, masculino(17/02/06).





Vocaloid2

-Hatsune Miku: japonês, feminino;
-Kagamine Rin/Ren: japonês feminino(Rin), masculino(Ren);
-Megurine Luca: japonês e ingles, feminino;
-Kamui Gakupo: japonês masculino(tem a voz do Gackt!!!);
-Megpoid: japonês feminino;
-Sweet Ann: inglês feminino;
-Prima: inglês feminino;
-Big-Al: inglês masculino;
Gackpoid: tem a voz do Gackt e de quebra o design do personagem é de Kentarō Miura, desenhista de Berserk!



O programa


Não precisa ter uma máquina muito potente, já que rodou tranqüilamente aqui (computador de pelo menos uns 3 anos).

O idioma é em japonês, mas basta apagar o arquivo (faça backup!) VOCALOID2_Japanese.dll que a interface fica toda em inglês. Isso por que ele foi feito originalmente em inglês.

Cosplayers bonitinhas (e polêmicas) de vocaloid no kodama desse ano. Miku *-*

E também não precisa ser músico ou ter um instrumento que plugue no computador, pois você pode importar arquivos MIDI e brincar com eles. É possível inclusive escolher coisas como sotaque, respiração, regularidade para se aproximar mais de uma voz real. Você basicamente só tem que escolher as sílabas, nesse caso (é aceito no alfabeto romano, mas também pode ser a sílaba fonética em hiragana, caso você ative o suporte para idiomas asiáticos).

O resultado? Bom, eu fiz uma brincadeirinha com uma música de pokémon e surpreendeu até a mim, confira a seguir:



Isso depois de alguns fracassos como tentar fazer a robozinha cantar What's up people, segunda abertura de death note (nem tentem e nem me peçam pra ver como ficou!)

O programa tem interface bem simples, é fácil brincar.

Como eu consegui o software?

Hã...bem...há várias maneiras, uma delas é comprar, ou...

Ah, não vão me prender por isso, procure 'vocaloid torrent' sem as aspas no google, você achará pelo menos umas 3 versões.

Mas então, é isso tudo que tenho pra falar sobre Vocaloid.

Agora é esperar que um dia tenhamos um vocaloid tupiniquim, ou ao menos que cante em espanhol.

Que custa sonhar não é?

2 comentários:

Porto disse...

Totalmente experimental e pós-moderno. Adeus Bjork. Ficarei com Hatsune Miku destrinchado por anônimos. Assim como foi essa belíssima versão do tema de Pokémon por Jasque. Aliás Pokemon sempre na vanguarda, já virou referencia para o tal vocequeiládebiloid....já tem outros vídeos no tube com outros temas de Pokemon utilizando este belissimo recurso sonoro.
Só um aviso, muito antes de ter esse programa já era possível reproduzir a voz do Dorival Caymmi regulando os graves do sistema de áudio do seu PC. Quem já brincou conhece os trunfos!

Agora é esperar sair a versão tupiniquim com a voz de Perlla, para eu poder brincar também, quero B-Pop nesse programête. Se valer de apresentadores pode rolar uma do Sílvio também " Ma rá raê, ai ai ai ui ui ui!!!! Má rá raê, ai ai ai ui ui....Má rá rá ai ui ui, Má rá ai ui ui...." assim segue com a Pokesong em ritmo de festa!!!!!

El Jasque disse...

Legal essa do dorival caymmi nao conhecia!

uaouuauoahua Silvio santos, lula, pelé, e todas celebridades xDDD

Mas do Silvio Santos nem seria tão absurdo. Pq ele fez aquele relógio que falava as horas com a voz dele (Ma bom dia são sete horas oeee)xDDD

Ele so precisaria fazer em todas as notas musicais ><.

Aih ele colocava como bonus as marchinhas de carnaval dele rsrs