terça-feira, junho 23, 2009

Windows 7


Sete é o número da perfeição para alguns e a escolha feita pela Microsoft como nome da 7ª versão do Windows desenvolvido para usuários domésticos foi mais do que óbvia. Será que a nova versão do famoso S.O. da Micro$oft é merecedora do nome ou não vai chegar a ser uma unanimidade como aconteceu com o seu antecessor?

Desde o lançamento da versão BETA eu venho utilizando o S.O., após algum tempo de teste e lendo bastante o que pessoas muito mais gabaritadas do que eu andam comentando sobre o dito cujo, resolvi postar uma análise sobre ele tentando projetar o que nos aguarda.

Vamos aos fatos:

Compatibilidade: Diferente do esperado (e publicado pela MS), a compatibilidade do Windows 7 não é tão boa assim com relação à aplicações desenvolvidas para o Vista e muito menos com Drivers e softwares controladores de dispositivos de Hardware (a Microsoft havia prometido uma compatibilidade quase total de um para o outro), muitos softwares que eu usava antes não funcionam nele e como a versão ainda é nova nem todas as empresas já desenvolveram versões compatíveis com o Seven, um bom exemplo é o Software para o funcionamento da minha internet que é 3G, fui obrigado a instalar um “quebra-galho” e a minha net que já estava ruim ficou agora horrível.


Vale comentar também que o tão aguardado suporte OnLine para consulta de drivers ainda é completamente FAIL e nos 03 PC’s em que instalei o S.O. eu tive problemas com Drivers, necessitando de um árduo trabalho de pesquisa num caso que me deu mais trabalho do que o de costume.

Como se trata de um BETA, nada alarmante e as próprias fabricantes devem colaborar muito no processo de atualização de Drivers, mas é aquela velha história: “Não prometa o que não pode cumprir”.


Desempenho: Um palavra, SURPREENDENTE! - Uma das maiores bandeiras alçadas pela empresa era a de que o Seven seria mais leve do que o Vista apesar de um ou outro incremento, mas ver é diferente do que ler e testar na prática foi uma experiência muito satisfatória.

Além do Boot super rápido e dos requerimentos mais simpáticos para os tempos atuais, qualquer
máquina equipada com um Processador de 1 GHz da Intel ou compatível, 2 GBs de memória RAM, Placa de vídeo compatível com DirectX 9.0 de 128 MB de memória e 40 GB de disco rígido já é capaz de usar o S.O. feliz da vida e mesmo com uma máquina um pouquinho abaixo disso é capaz de usa-lo, como parâmetro de comparação esse requerimento é praticamente o mesmo do Vista mas 03 anos depois. Tudo no 7 é muito rápido e o que é melhor, muito estável. No Vista era normal acontecer um ou outro “gargalo” por melhor que fosse a sua máquina (isso ocorria pelo acúmulo de tarefas em um mesmo processo na maioria das vezes), no 7 não importa o que vc faça ele está sempre leve e solto, nada de HDs desesperados e gargalos momentâneos.


Confiabilidade: Muito boa, mesmo na versão BETA, por mais que eu procurasse ler algo na NET e usasse o PC nunca tive problemas com ele, alguns Fóruns relataram problemas com relação a incompatibilidades de alguns modelos de HDs e alguns modelos de placas de vídeo, mas qual operacional aceita qualquer componente de qualquer empresa?

Desconsidero totalmente esses detalhes e acrescento que só o fato de serem os únicos citados já prova a confiabilidade do Seven até então. É lógico que conforme mais pessoas utilizarem o S.O. mais testado ele será e mais falhas de segurança devem ser descobertas. Natural e as correções também deverão ocorrer após as descobertas (vale lembrar que estamos no BETA e pouquíssimos problemas vem sendo relatados sobre ele, só isso já traz uma ótima perspectiva).


Interface e funcionalidade: Simples, bonita e agradável. A Micro$oft aprendeu com os erros do Vista e resolveu desfazer aquela idéia de induzir usuários com menos conhecimento sobre plataformas a moldarem o Windows conforme a sua vontade, a palavra de ordem no Seven é: Torne fácil e simples o acesso a coisas utilizadas por todos e preserve o avançado para aqueles que sabem o que estão fazendo, a idéia é boa e funciona muito bem.


Sobre a aparência, eu poderia destacar a nova Barra de Tarefas que ficou realmente ótima, maximização total do conceito roubado da Appl*, digo, que nasceu no Vista. Além disso os efeitos de desfoque e opacidade quando algum objeto vai ser exibido ou ocultado que já eram muito bonitos no Vista ficaram mais suaves e belos ainda no Seven:

Resumo: O Windows Seven chega com a proposta de ser tudo o que o Vista deveria ter sido e não foi por falta de tempo e a princípio deve conseguir, ele é leve, bonito, de uso intuitivo e com novos recursos para se adaptar melhor as novidades no mercado, tais como o recurso MultiScreen (lembrando que eu ainda não tenho máquina para testar novidades e não gostaria de simplesmente Copiar-Colar algo que alguém postou no Fórum-PCs por exemplo, a idéia e expor o que testei).

Se ele vai engrenar de vez e finalmente substituir o XP na maioria dos lares, coisa que até hoje o Vista não conseguiu, ou se vai naufragar eu não tenho como saber, mas os primeiros passos já foram dados e tem tudo para caminhar a passos largos.

A iniciativa da Microsoft de deixar a versão BETA disponível gratuitamente por praticamente um ano como teste foi uma sacada muito inteligente e que para mim é a cereja sobre o bolo para garantir o seu sucesso, a empresa poderia muito bem começar a distribuir a versão atual como completa daqui a uns 03 meses e muitos comprariam com certeza, ao invés disso optaram pela maior divulgação do Software e pela cautela de lançar algo realmente concluído e confiável no mercado.

A versão final está prevista para ser lançada em Dezembro desse ano ou Janeiro de 2010, mas ainda vamos poder continuar testando o Seven gratuitamente até Março.

Ponto para a tão criticada (muitas vezes injustamente) Microsoft.

6 comentários:

Gustavo disse...

A versão final está prevista para ser lançada em Dezembro desse ano ou Janeiro de 2010, mas ainda vamos poder continuar testando o Seven gratuitamente até Março.

UAU, mas já?? Oo
E eu esperando isso pra 2011 ou 2012...

Vou ver se pego isso daqui a alguns meses e uso até o fim do período de testes. Bem interessante esse novo Windows, tanto no nome quanto nas características. E se a Microsoft acertou, poderemos ter um SO melhor até que o Windows XP.

TK disse...

A previsão inicial estava para Março de 2010 mas foi adiantada para Janeiro e a alguns dias atrás a Microsoft divulgou que pretende lançar o S.O. em Dezembro desse ano ou no mais tardar em Janeiro do ano que vem mesmo...

Não sei dizer se isso é jogada de Marketing para pegar as festas de fim de ano e dar um gás inicial nas vendas ou se estavam com um prazo realmente folgado demais...

Bárbara disse...

Mas já?! O Vista parece ter sido lançado ainda ontem... Como eu sou chata pra inovações nesse estilo, ainda uso o XP e nunca tive vontade de mudar pro vista (além do meu computador não aguentar), ele parece ser complexo, apesar do visual bonito.

Enfim, espero que esse 7 pegue, sim, e que seja menos complexo (a meu ver) e que daqui até lá eu possa comprar um computador mais atual. xD

TK disse...

Barb: a diferença entre o Windows 95 e o 98 é de 03 anos (essa é fácil, Rs).
A diferença entre o 98 e o XP também é de 03 anos já que ele surgiu em 2001 (desconsidere o ME que apareceu no meio do caminho pq aquilo não passou de um BETA disfarçado para fazer os usuários aguardar o XP).
Do XP para o Vista é que foi mais longa do que o normal já que o Vista só começou a ser distribuído em 2007 (uns 05 anos), natural pq o XP fez muito sucesso e deu um tempo de tranquilidade para a empresa trabalhar no seu sucessor.
Do Vista para o Seven aproximadamente 03 anos mais uma vez (um pouquinho menos)...

A MS continua seguindo a sua progressão normal, a questão é que o Vista não vingou mesmo e por isso ficou parecendo que o lançamento do Seven foi tão rápido assim...

TK disse...

Uma pequena atualização, o lançamento dele foi adiantado mais uma vez para 22 de Outubro (e estavam achando rápido, rs)...

Confiei na última notícia que havia lido e acabei esquecendo de correr atrás de novidades antes de postar o artigo, mas a data de lançamento já foi adiantada duas vezes, nem imaginei que seria adiantada novamente esse mês...

Jaderson disse...

Muita gente prefere não sair do XP seja pq seus drivers não funcionam na instalação automatica do seven ( que alias é umas das melhores vantagens), ou pq alguns raros programas não funcionam no seven, ou pq seus sistemas estão completamente configurados e funcionais, mudar para que? etc.

Prejevo a microsoft batendo o pé e retirando totalmente compatibilidade de novos componentes com o XP, em parceria com empresas. Para só assim largarem o XP. Do contraio tem quem queira ficar para sempre.