terça-feira, agosto 11, 2009

11 de agosto, dia da Televisão

                image

 

A história da televisão começa com um padre brasileiro, que fez a primeira rádiotransmissão, sem fio, entre dois aparelhos. Depois disso, muitas pesquisas foram feitas, com o objetivo de se transmitir imagens entre diferentes aparelhos. A proeza foi conquistada em 1842, quando se obteve a transmissão telegráfica de imagens, conhecida hoje como fax.

Após a descoberta do Selênio e de suas propriedades, foi possível transmitir imagens através de uma corrente elétrica, posteriormente inventou-se a célula fotoelétrica, e alguns sistemas de raios catódicos e espelhos. A partir disso, a cada ano foram conseguidos avanços em relação à transmissão de imagens entre aparelhos, possibilitando, cada vez mais, a invenção da televisão como nossos avós conheceram. Em março de 1935 é emitida, oficialmente, na Alemanha, a primeira transmissão de televisão.

No Brasil, a primeira transmissão televisiva aconteceu em 1939, em uma feira no Rio de Janeiro, com produtos alemães, uma transmissão de circuito fechado. A transmissão oficial ocorreu em setembro de 1950, com a inauguração da TV Tupi. Vale lembrar que todas essas transmissões eram em preto e branco, a primeira transmissão em cores deu-se em 1954, nos Estados Unidos. No Brasil, a transmissão, oficial, a cores, só foi possível em 1972.

Gradativamente, o rádio foi sendo substituído pela televisão. Esse novo aparelho conquistou os lares do Brasil e do mundo, com a possibilidade não só de ouvir, mas também de ver o que se passava, aumentando a percepção dos ouvintes, que passaram a serem chamados de espectadores, e, aumentando, também, a quantidade de programas televisivos.

Foram surgindo os telejornais, as telenovelas, os programas de auditório, a produção de filmes cresceu, os desenhos animados ganharam periodicidade e continuidade, saindo das telonas para as telinhas.

A televisão é um dos principais aparelhos eletrodomésticos presentes na casa dos brasileiros, pois ela proporciona diversão e informação para todas as faixas etárias, sem qualquer tipo de discriminação.

Os jogos eletrônicos também foram uma importante conseqüência da televisão. Qual criança nunca pegou em um joystick ou passou horas se divertindo em frente à TV. Seja jogando Bomberman ou vendo DuckTales.

Devemos à televisão, também, aqueles deliciosos programas de domingo, a novela das 8, os programas sensacionalistas das 5h e o crescimento de uma das maiores empresas mundiais no ramo do entretenimento.

Uma boa parte da nossa vida foi, ou está, relacionada a essa mágica caixinha, que já nos proporcionou, e ainda proporciona, tantas emoções diferentes.

Um grande viva à Televisão!

 

_________________________________

P.S.: O Dia da Televisão é 11 de agosto, porque nessa data é comemorado o Dia de Santa Clara, sua padroeira.

0 comentários: