segunda-feira, setembro 28, 2009

Campeonato Brasileiro Série D 2009 - Classificados

No dia 05 de Julho estreava a Série D do Campeonato Brasileiro, ela foi anunciada em 09 de Abril de 2008 como uma medida para aumentar a competitividade do nosso futebol, que já apresenta uma Série B bastante forte, com a presença de grandes times quase todo ano. Pois bem, a Série D chega à fase de Semifinais e já conhece os quatro times que farão parte da Série C 2010. Você sabe quais são? Não? Então acompanhe!

image

No último domingo (27) foram jogadas as partidas de volta das quartas-de-finais da Série D 2009, e nelas ficaram conhecidos os times que obtiveram acesso. Mas antes de comentar sobre eles vamos a uma rápida retrospectiva do que foi esse campeonato.

A Série D contou em seu ano de inauguração com 39 equipes e com algumas dificuldades inicias. A principal foi conseguir quórum suficiente, a idéia inicial era contar com 40 times, mas um campeonato nacional requer uma estrutura que permita aos clubes efetuar viagens entre longas distâncias para enfrentar seus adversários. O preço das passagens nem sempre é acolhedor, e este é um encargo do clube, que não recebe ajuda da CBF. Graças a isso o estado do Acre não teve um representante.

Outro exemplo dessa dificuldade pôde ser observada no Rio Grande do Norte, onde a vaga pertencia ao Assu, atual campeão estadual. Porém, por não comportar os encargos financeiros, abdicou de seu direito. Isso faria com que o próximo clube melhor qualificado assumisse o posto, mas Potyguar de Currais, Santa Cruz, Baraúnas e Potiguar de Mossoró também abdicaram. Apenas na sexta tentativa o representante do RN foi decidido: Alecrim.

Os quatro estados com melhor ranking no RNF (Ranking Nacional de Federações) tiveram três representantes, do quinto ao nono melhores qualificados no mesmo RNF contaram com dois representantes, tendo os demais estados apenas um representante.

A primeira fase contou com 10 grupos (nove com 4 times e um com 3 times). Os dois melhor qualificados de cada grupo (20, ao todo) passaram à segunda fase, mata-mata. Dez times passaram para a terceira fase, que foi de mata-mata, mas classificou os 3 perdedores com melhor campanha. A partir daí tivemos oitavas-de-final e quartas-de-final, onde foram decididos os quatro promovidos. Ainda teremos semi-final e final, para decidir o campeão. Eis os promovidos:

image

Chapecoense (SC)

O futebol catarinense que conta com o Avaí de boa campanha na série A e o Figueirense que, depois de vários anos na principal divisão, mostra força na série B, contará com o Chapecoense na Série C de 2010. A equipe derrotou o Araguaia (MT) pelos de gols marcados fora de casa após ser derrotado por 2 a 1 em Santa Catarina, debaixo de chuva de granizo.


image

São Raimundo (PA)

Representando a Região Norte entre os promovidos à Série C 2010 o São Raimundo (não aquele de Manaus, que sequer participará da Série D 2010) da cidade de Santarém, interior do Pará, derrotou o Cristal (AP) em frente a um público de quase 10 mil espectadores.


image

Macaé (RJ)

Representando a Região Sudeste o carioca Macaé garantiu seu acesso apesar de não contar com o seu estádio, que está em obras. A equipe derrotou o Tupi, que havia se envolvido em questões judiciais com o Sergipe para garantir sua posição na quarta fase. O acesso veio pelos gols marcados fora de casa, já que a equipe tinha perdido por 3 a 2 e venceu em casa por 2 a 1.


image

Alecrim (RN)

Por fim, o clube de Natal que sequer deveria estar participando, surpreendeu e obteve a promoção. Representando o Nordeste e sendo um alento para o estado que possui dois clubes na Zona de Rebaixamento da Série B o Alecrim derrotou o Uberaba (MG) com uma vitória fora de casa e um empate.


Até agora foram 152 partidas e 396 gols marcados, com uma média de público de 2.549 espectadores. Muito desse público se deveu ao fantástico comparecimento de torcedores nas partidas do Santa Cruz (PE), que foi a grande decepção da competição. A equipe chegou a colocar mais de 45 mil pagantes em suas partidas da série D, mas sequer passou da primeira fase.

As semifinais terão o Chapecoense enfrentando o Macaé e o Alecrim encarando o São Raimundo, as datas ainda serão definidas. Parabéns aos promovidos e que a Série C 2010 seja bastante competitiva, apresentando um excelente futebol.

8 comentários:

Gabi disse...

Os baianos não foram muito bem na série D desse ano ;/
mas ano que vem vou torcer pra o atlético de alagoinhas e o itabuna conseguirem acesso a série C \o/

Eduardo disse...

Fico feliz pelo Macaé ter subido, é bom pro futebol decadente do RJ, e é um a menos pra brigar pela vaga com o America ano que vem \o/

Gustavo disse...

Aposto no São Raimundo! Não me lembro de um clube do Pará tão próximo de se tornar famoso nacionalmente. :D

Eduardo disse...

Como assim, Gusta? E quanto ao Paysandu e o Remo? Eles são bem conhecidos até

Lucas Rueles disse...

Bom... a notícia não me agradou pois mesmo chegando as semifinais o Jotinha (agora corinthians-pr) não mostrou todo seu potencial, mas deu no que deu não é? Mudaram o nome para um pior. Isso não teria acontecido se tivessem colocado Flamengo Paraná :X

Yoshi disse...

"já apresenta uma Série B bastante forte, com a presença de grandes times quase todo ano."

ahuHuhAUHuhAUHA
euri

Gustavo disse...

Como assim, Gusta? E quanto ao Paysandu e o Remo? Eles são bem conhecidos até

Verdade, me esqueci legal. :X
O Paysandu anda bem, parece que ainda está na Série C... Mas o Remo anda muito mal das pernas, esse ano não disputou nem a Série D, sabe-se lá os motivos. Seria legal ver pelo menos um desses na Série B.

Yoshi disse...

"Jotinha (agora corinthians-pr)"

pra mim vai ser sempre malutron