domingo, abril 11, 2010

Feedback

Caro leitor do Cidadão Kang;

Muitos devem estar se perguntando há tempos o que houve com o blog. Por que sumiu de repente? Por que não há mais postagens novas? Pois bem, há algum tempo atrás falou-se aqui no blog que o nosso leitor deve ser um dos mais maltratados por aí. E infelizmente isso vem se tornando verdade.

Antes um blog com altas ambições e desejo de se tornar cada vez maior, o Cidadão Kang sempre apostou no estilo sério, acadêmico de "bloguismo": artigos longos e interessantes, matérias dos mais diversos assuntos, sempre visando informar o leitor o máximo possível, voltado principalmente a jovens que se interessam pelo mundo do entretenimento. Um jeito muito legal de montar um blog, seguindo um modelo que já vem sendo usado em vários blogs famosos por aí, incluindo alguns parceiros nossos.

Mas, por acaso do destino, isso não poderia dar certo. Afinal, estamos num blog de comadres! Se pararmos pra pensar, o que cada um dos blogueiros ganhava escrevendo aqui? Auto-afirmação? Alegria em mostrar-se para os amigos? Será mesmo que todos nós tinhamos o interesse em seguir o projeto do blog e transformá-lo em sucesso a longo prazo?

Mesmo com tantas ambições, o que estava medíocre pareceu piorar com o recomeço das aulas em 2010. O que não era um problema em 2009, rapidamente passou a ser. Por ironia do destino, a equipe começou a ficar sobrecarregada com a carga massante de aulas na Universidade. E todos deixaram de colaborar como deveriam. A relutância e a obrigação de escrever artigos monstruosamente grandes, aliados à preguiça e a falta de tempo, levaram cada um dos blogueiros a parar de escrever no Cidadão Kang. Ora, mas o que há de errado em escrever um ou outro artigo menor? Provavelmente não queriam se afastar do modelo, ou simplesmente não haviam tido essa ideia. Ou pior ainda, simplesmente esqueceram do blog, preferindo dar outras prioridades à sua vida.

Poderão me falar: "Ora, mas você é o que menos postava!". Sim. E eu fui o trouxa que ralei para mudar o design do site para este que vocês veem atualmente. O que não adiantou muito, pois semanas depois o blog caiu no ócio. Quem postava frequentemente, semanalmente, parou de postar.

Ora, acredito que, apesar de sermos uma equipe, cada um dos blogueiros tem todo o direito de se expressar individualmente aos leitores; se um de nós pararia repentinamente de postar, ou se ocorresse algum problema, o mais viável seria comentar por si mesmo ao leitor o que andava ocorrendo, para justificar o desaparecimento. Ou comunicar a outro para que avisassem no blog que um dos blogueiros estaria ausente.

Porém, é óbvio que agora não é só um ou outro da equipe. Simplesmente todo o resto sumiu. Apenas reapareci aqui para, humildemente, dar as devidas explicações às dúvidas, que, de certo modo até para mim, parecem inexplicáveis.

Pois bem, caro leitor, você deve estar se perguntando: "Mas o blog não estreou com um visual novo?". Sim, essa deveria ser uma nova fase no blog! Mas infelizmente não foi.

Peço desculpas, mas infelizmente áa pessoas que decidem abandonar projetos tão bons, mesmo quando estava engrenando, em velocidade, rumo ao sucesso. A ponto de exclamarmos: "Agora sim!". Ora, mas então, porque esperar tanto tempo para chutar o balde? Com toda essa demora para desistir, eles não estão enganando apenas a si mesmos. Estão enganando os leitores também. Sim, vocês, leitores, que nós amamos tanto, alguns que nos acompanham a tanto tempo, outros que só aparecem por causa de um artigo em especial; mas todos nos dando apoio, comentando, expondo suas opiniões, dialogando com os autores dos artigos.

A respeito do posicionamento do resto da equipe quanto à paralização do blog. Até agora, ninguém veio pronunciar-se a mim a respeito da repentina parada do Cidadão Kang. Muito menos aqui, publicamente, como todos puderam ver. Mas tudo bem. Também não irei atrás de ninguém. Meu desejo não é ouvir desculpas. Desculpas esfarrapadas não. Talvez sim, se forem desculpas sinceras. Acima de tudo, não deveriam se desculpar a mim, mas sim a todos vocês, leitores, que MERECIAM artigos de qualidades da nossa parte. Pois sei muito bem que há gente de qualidade na equipe, que escrevem bem, se expressam bem, alguns inegavelmente muito melhor que eu. Fazem artigos excelentes, como vinham fazendo durantes todos esses meses; ainda no ano passado, quando falavamos muito do blog entre nós mesmos, quandos nos esforçavamos para dar o melhor à vocês.

Ano passado, quando tinhamos, de verdade, altas ambições. Quando eramos uma equipe que almejava o sucesso. Claro, cada membro com seus desejos em particular. Entretanto, nenhum de nós duvidava que, unidos, poderíamos fazer um blog sério, feliz e próspero.

Infelizmente, há algum tempo desistiram de tentar fazer o Cidadão Kang progredir. Abandonaram um projeto de UM ANO E MEIO. E quem perde mais com isso é você, leitor. Infelizmente.

Se tiver algum membro do blog querendo dar bronca em mim ou falar alguma coisa, reclamando deste artigo, que crie um outro artigo, ou responda aqui mesmo nos comentários, se não tiver disposição. Aliás, difícil falar de disposição quando estão há meses sem posts novos, mas, enfim. É o mínimo de esclarecimento que vocês podem dar ao nosso tão maltratado leitor.

Eu já fiz minha parte. Agora falta a cada de um vocês darem as caras por aqui. Não é difícil, é só tomarem um pouco de vergonha!

Me despreenderei da equipe agora. Talvez permanentemente. Ou melhor, muito provavelmente. Não vou entrar em detalhes em detalhes triviais e inapropriados, como se a amizade vai acabar, se vou dar block em cada um no MSN, se vou mandar spam via orkut, nada disso. Apenas deixarei de fazer parte da equipe. E se alguém tiver o MÍNIMO de vontade de tentar reerguer o Cidadão Kang e fazer dele um blog DECENTE de novo, quem sabe poderemos conversar novamente.

Peço novamente desculpas pelo desabafo, mas também agradeço à oportunidade de poder me esclarecer aqui para o usuário do Cidadão Kang. E agradeço também à oportunidade da equipe, em especial ao sr. Bráulio, que me convidou no ínicio de 2009 para fazer parte deste blog tão especial. Uma experiência nova para mim, mas muito legal. E o melhor de tudo foi ter aprendido tantas coisas novas de HTML e design de páginas web. Isso poderá me ajudar num futuro profissional, ou simplesmente quando for mexer em outro blog. Enfim, obrigado por poder trabalhar no Cidadão Kang.

Sinceramente,
Gustavo.

9 comentários:

B-prime disse...

.....foi bom enquanto durou.

Gustavo disse...

Sim!

Só lamento a queda tão repentina. Seria melhor se fosse decaindo aos poucos... mas foi uma morte súbita. Um tiro no coração, uma injeção letal. Não tramada, mas sim decidida ao acaso, ainda que com o aval de todos os criminosos.

Yoshi disse...

olha... eu vejo uma centena de problemas com o nosso (agora falecido) blog.

Todo e qualquer projeto deve responder à alguns conceitos básicos e no CK não respondia quase nenhum.. Quer ver?

1- Um objetivo claro: CK falava sobre qualquer coisa... qualquer coisa = coisa nenhuma. Faltava foco. Faltava um objetivo claro.

2- Uma equipe que compartilhe do mesmo objetivo: quase todo mundo via o blog apenas como uma brincadeira. Eu perguntei diversas vezes se era pra tratar como algo sério ou apenas um lugar pra qualquer um escrever qualquer coisa quando quisesse... a resposta era sempre "é pra ser sério", mas a postura era o contrário.

3- Planejamento: isso, de fato, era algo que nós tinhamos.. meio capenga, mas tinhamos

4- Comprometimento: esse anula o de cima. Porque não adianta nada ter um planejamento, se ninguém cumpre. Não havia comprometimento algum.

5- Diferencial: CK não tem diferencial nenhum. Ele é um amontoado de coisa sem foco, sem público-alvo definido, sem nada a mais..

6- Liderança: Agora é complicado o que eu vou falar, mas eu acho que deve ser falado. Se uma pessoa vai montar algo que é para ser levado a sério e com objetivo de crescer de verdade.. o líder precisa ser o mais forte de todos. Não é a toa que um chefe ou diretor/gerente ganha mais que seus funcionários. É responsabilidade do criador/chefe/líder saber EXATAMENTE o que quer, buscar os melhores membros que puder pra montar seu time, fazer com que seu time entenda o que está sendo feito e cobrar deste time resultados positivos. Se o time é ruim. Então ele tem que ou fazer com que fique bom.. ou ser macho o suficiente pra meter um pé na bunda dessa galera e arrumar pessoas competentes e interessadas. Nada disso acontecia.

Bom.. não estou acusando ninguem de nada. Não me acho melhor que ninguem.. Não estou jogando a bomba no colo de ninguém..

Até porque eu admito que me enquadro em tudo o que escrevi. Eu não levei a sério. Não me comprometi. Não fiz minha parte. Não me preocupei. E até esqueci que o blog existia.

Tudo isso simplesmente, pq eu tenho outros planos pra minha vida. Meu sonho é ter um estúdio de quadrinhos e animação e não um blog sobre qualquer coisa.

Por fim...

7- Uma identidade e propaganda: "Cidadão Kang" é um ótimo trocadilho e um PÉSSIMO NOME. Assim como não tinhamos um foco nem um público alvo, não tinhamos identidade nenhuma. O que diabos é "cidadão kang"? Eu acho que nem metade do grupo assistiu Cidadão Kane. Se é que alguém assistiu. E quer dizer o que esse nome? Não quer dizer nada! Não inspira nada. Não transmite nada. Não conseguia nem tirar uma paleta de cores desse nome que não fosse "preto e branco". E aí na hora de fazer a propaganda...... propaganda pra que? pra nada.

=/

Desculpa quem ainda acreditava nesse blog... E aí vai a dica pra quem quer realmente levar a sério esse negócio de montar um blog pra ganhar a vida: isso é o mesmo que montar uma empresa! Ninguem monta de um dia pro outro sem planejamento nenhum e contratando o primeiro que aparecer.

É isso.

inté

Gustavo disse...

Yoshi, admiro muito sua sinceridade... vou analisar os itens que você expôs aí.

1- É, não havia objetivo. Blog do entretenimento era algo MUITO vago. Quem acessava o CK vinha aqui pra ver o quê? Se fossem artigos pequenos, tudo bem. Mas tinha matérias gigantes sobre... qualquer coisa.

2- Lee sempre veio com o papo de que iríamos ser grandes, gigantes. Um blog totalmente sério e organizado. Chegou até a falar uma vez que queria 1000 artigos por ano. Teve época que ele sozinho fazia um monte de post seguidos. Parecia que só ele tinha comprometimento com o blog, mas aí acabou se cansando no final, que nem a gente...

3- O planejamento acabou indo pelo ralo, no final das contas. Mas tinhamos altos sonhos com o blog.

4- A equipe se comprometeu bastante até... Mas e agora, quando o blog mais precisava? Ninguém apareceu aqui pra dar satisfação, ou colocar uma matéria nova.

5- Perfeito! Um blog de jovens é simplesmente vago, não tem sentido algum. O Cidadão Kang era um blog genérico, infelizmente igual a centenas de outros que existem por aí.

6- Esse era o papel do Lee. Porém ele foi um dos primeiros a chutar o balde. Não deu satisfação nenhuma. Mas isso não é anormal, se tratando dele. Este não é o primeiro projeto que eu vejo ele desistir, e provavelmente não será o último. E não estou sendo hipócrita. Só acho que, se é pra desistir, desista logo! Não fique enganando os outros, achando que tudo tá uma maravilha.

7- O nome eu achava legal. Era diferente. Apesar de nunca parar pra pensar se era tão atrativo assim. :|

Olha, te garanto que nunca pensei em usar esse blog pra ganhar dinheiro em cima. XD Mas a gente deveria ter tratado o CK mais como um hobby... levamos tudo a sério demais, depois jogamos tudo pro alto e sumimos do mapa.

Well, essa é minha opinião.

Bye folks

Anônimo disse...

Que pena, mais um blog que eu encontro pelo acaso na internet e quando vou ver no inicio o ultimo post feito foi sobre o fim do blog...

Qual o objetivo do blog? Acho que poderia ser passar o tempo, vocês gastavam tempo escrevendo e os visitantes gastavam tempo lendo. Aprender, se divertir, passar o tempo, porque se fosse para tratar como se fosse uma empresa e com o objetivo ganhar dinheiro eu acredito que poucos visitariam, além de ser a mesma coisa de jogar na Megasena.

...tratar como se fosse um assunto serio e fazer por diversão, ai sim seria uma formula de sucesso.

=====
gostei muito do blog de vocês, é uma pena ter acabado.

falow

Gustavo disse...

Concordo plenamente contigo. É que tem muita gente covarde e indecisa que cansou do blog, e até agora não botaram a cara aqui pra se justificarem.

Eu lamento mesmo. É triste fazer isso com os leitores, tanto que o blog tem um arquivo fantástico, tantas matérias interessante já publicadas aqui. Mas mesmo assim não quiseram continuar o projeto, tava indo tão bem, era um blog com tanta capacidade, tanta gente boa na equipe. Difícil entender. Tem gente que gosta de chutar o balde e que tá pouco se lixando, essa é verdade.

Se quiser acompanhar algum blog, te recomendo o http://morangoechocolateq.blogspot.com/, do qual eu faço parte. O blog é mais como um hobby, mas artigos não faltam, pode ter certeza. :)

Anônimo disse...

blz, vou visitar sim kra.

Thyago disse...

Não morreu. Não ainda.

Gustavo disse...

Desliguem os aparelhos.