segunda-feira, dezembro 01, 2008

CAPANGAS!

O que seria das obras de ação e aventura sem os chamados “capangas”? E não estou falando dos seguidores principais dos vilões, mas sim daquele grupo de pessoas ou criaturas anônimas do mal que quase sempre atacam em bando e servem mais para apanhar dos heróis do que qualquer outra coisa. Os capangas dos capangas! Os inimigos mais individualmente insignificantes que um herói pode enfrentar!

Em homenagem a esses despresíveis, porém indispensáveis seres, irei citar e opinar sobre alguns dos tipos mais comuns de capangas, colocando o meu “Top 10” em ordem decrescente de “grandiosidade”, de acordo com minha visão x]

10- Bandidos em geral

O tipo mais básico de capangas. Englobam as gangues de rua, assassinos, ladrões, piratas, guerreiros de tribos ou clãs malignos, mercenários, entre outros. São aquela escória da sociedade que aparecem em tantos filmes, quadrinhos, livros e desenhos animados e também que você tem que espancar um atrás do outro em games como Streets of Rage, Final Fight, Golden Axe, Fighting Force, jogos de super-heróis, etc.

Estes são os que eu gosto de chamar de “capangas da vida real”, afinal a maioria deles realmente existe ou existiu em grande número! E isso geralmente nos dá um prazer ainda maior de vê-los serem espancados, presos ou mortos pelos heróis da história x]


9- Homens da lei

Quem diria... Quando o herói ou bando de heróis de uma história fazem parte de algum grupo de foras da lei, os inimigos capangas acabam sendo aqueles que normalmente representam a lei, mesmo que sejam benfeitores da sociedade. Mas isso ocorre principalmente quando se trata de uma obra onde a lei é cruel e corrupta (comum em histórias do passado) ou quando o herói é injustamente acusado de algum crime, traição ou coisa do tipo.

Policiais, exército, milícia, marinha, aqueles famosos soldados britânicos que aparecem em Piratas do Caribe e tantas outras obras, enfim... Sendo inimigo dos personagens principais, atacando em grupo e normalmente apanhando com facilidade já é mais que o suficiente para ser considerado um belo de um capanga, sendo ou não representante da lei x]


8- Robôs, ciborgues e outras máquinas

Por que não? Eles são tão comuns em histórias de ficção científica que se passam no futuro (ou até no presente) que os considero dignos de serem chamados de capangas. Podemos pegar vários exemplos, como os exércitos de máquinas de Matrix, os soldados mechas inferiores de Gundam ou os sentinelas de X-men (coitados, eram os únicos seres do desenho clássico a serem acertados, perfurados e rasgados pelas garras de Wolverine).

Em alguns casos, um capanga robótico está entre os mais fortes dentre todos os tipos de capangas. Tanto que em muitas obras, um só deles causa um trabalho enorme ao(s) herói(s) na primeira vez em que aparece. Em compensação, lá para o meio e fim da obra, eles já estão tão comuns que são exterminados na mesma velocidade de sua produção em massa.


7- Construtos e criaturas animadas

Essa categoria diz respeito a objetos ou seres animados magicamente e controlados por uma força maior (um ou mais vilões). Engloba qualquer tipo de golem, seres feitos de alguma energia ou elemento da natureza (água, fogo, gelo, sombra, etc.) e alguns outros bichos estranhos de origem desconhecida. Eles estão presentes em várias histórias; em mais do que muitos imaginam.

Esse tipo de inimigo é bastante comum em obras mais infantis de aventura, como Super Mario e histórias da Disney, já que uma criatura-objeto levando porrada não expressa tanta violência quanto um inimigo de carne e osso. Apesar disso, é possível encontrar tais tipos de capangas em várias obras feitas para faixas etárias diversas, como Devil May Cry, Castlevania, Kingdom Hearts, Legend of Zelda, entre outras.

6- Orcs, goblins e afins

Com certeza os maiores capangas de histórias de fantasia medieval. São feios, agressivos, egoístas, nojentos, enfim... tudo que há de ruim está bem representado por essas criaturas, que não se cansam de causar problemas, sempre prontas para serem degoladas com prazer pelos heróis. Claro, existem também criaturas em versões maiores e mais fortes, como Trolls e Ogros, que causam mais trabalho, mas no fim é tudo capanga.

Aqueles que costumam jogar RPG de mesa, card games, videogame ou games online estão mais do que acostumados com esses humanóides monstruosos. Mas eles só foram ficar mais conhecidos popularmente fora do mundo nerd com a bem-sucedida chegada na tela do cinema de Senhor dos Anéis, a obra de origem destes seres pelas mãos do eternizado J. R. R. Tolkien x]

5- Demônios e mortos-vivos

Demônios, mortos-vivos e espíritos malignos estão em todo lugar. Suas nomeações podem variar mas no fim são todos criaturas de origem maligna que servem algum ser que os controla ou simplesmente saem atacando e matando tudo o que vêem descontroladamente. E quem nunca viu os tão cômicos (e muitas vezes irritantes) esqueletos guerreiros? Quando estiver na dúvida de criar a origem de suas criaturas mágicas capangas, simplesmente fale “São demônios” ou “São espíritos malignos” e coisa do tipo.

Entre mortos-vivos, os zumbis são os mais famosos. Conhecidos mundialmente há tempos, graças aos inúmeros livros e filmes de terror que os retratam. Também ficaram famosos nos games, principalmente pela série Resident Evil. Mas fantasmas e vampiros também não ficam atrás. Pelo menos um desses seres é algo indispensável para um universo de terror completo x]

4- Terroristas e guerrilheiros

Estes capangas podem ser considerados como "bandidos mais avançados”, afinal geralmente existem em um número enorme dentro de uma mesma área, servindo ao terrorista-chefe (normalmente o vilão principal da história), portando armas de fogo pesadas e sendo capazes de alertar a todos da base inimiga sobre a presença do herói disparando seus tiros ou ativando algum alarme.

Mas claro, mesmo assim eles não deixam de ser meros capangas que individualmente não causam grandes problemas ao herói da história. Especialmente quando o herói é um soldado-monstro como Rambo, ou um exímio agente como James Bond e Snake da série Metal Gear... Muitos destes capangas morrem sem nem saber o que os atingiu, coitados...

3- Ninjas!

Sim, ninjas! Aqueles que estão entre os capangas mais adorados por todo nos tempos de pirralho! E por favor que não me apareça nenhum nerd/otaku indignado dizendo que ninjas nunca foram capangas ou que o plural de “ninja” continua sendo “ninja”. Estou apenas me referindo com simplicidade ao tão comum grupo de vilões mascarados que tanto aparecem dando piruetas para cima de heróis de ação e caindo com um só golpe, especialmente em obras mais antigas x]

Sendo assim, os ninjaS sempre dão ótimos inimigos para se enfrentar! Mesmo que sua aparição seja no meio de uma base americana, sem explicação NENHUMA para se aparecer ninjas ali! Eles são estilosos, eles são acrobáticos, eles atiram shurikens, já basta! Na falta de bons capangas, chame ninjas! É sempre legal vê-los em ação.

2- Capangas Sentai

Bom, acho que não existe um tipo de capanga mais deprimente que esse. Por isso os coloco na segunda posição de minha lista. São um bando de humanóides, geralmente monstrengos ou seres robóticos, todos iguais uns aos outros e que soltam grunhidos estranhos, como um patético “Gulugulugulu!” ou coisa do tipo.

Pois é, estes são aqueles que os eternos heróis dos diversos Super Sentai e Tokusatsu (ou os Power Rangers americanos) enfrentam capítulo após capítulo, se dando ao luxo até de brincar durante a luta e pagar um pau enorme pra cima dos bichinhos, com suas habilidades próprias fodônicas, especialmente quando está sendo apresentado um novo herói na obra.

De qualquer forma, deprimentes ou não, eles são um mal necessário... Alguém tem que fazer o trabalho tosco e servir de cobaia para as habilidades dos heróis x]


1- Star Troopers!

E aí estão! Aqueles que eu considero como OS MAIORES CAPANGAS DA HISTÓRIA! Sim, essa é a minha opinião, pois eu e aqueles de minha geração (ou de gerações anteriores) crescemos vendo esses mega-capangas errando seus tiros a menos de meio metro de distância do herói. Vendo eles correrem pelas bases espaciais a 2 km por hora. Vendo eles levando tiros no dedinho e cairem pelo chão como sacos de bosta, mortos.

Claro que na nova geração de filmes (os episódios II e III, se preferir), eles tiveram um desempenho muito mais bonito do que tinham antigamente e inclusive foram fundamentais na traição do Império, matando Jedi atrás de Jedi pela galáxia. Mas nada irá apagar de minha cabeça os seus desempenhos dos filmes de Star Wars dos anos 70 e 80 x]

Clique aqui para ver um vídeo que retrata maravilhosamente a ESSÊNCIA da capanguice!

Podem considerar nessa colocação número 1 de capangas, todo soldado espacial com armas de raio laser. Mas dentro desse esteriótipo, Star Troopers são os caras!

10 comentários:

Thyago disse...

as cenas iniciais de Episódio 4 de Star Wars são hilárias cara...
tipo, soldados entrando em FILA INDIANA dentro de um CORREDOR ESTREITO, heuaehuaehauhaeuaehuaeauehauha.

Darth Vader era um estrategista de bosta, argh.

Wilson Araujo disse...

Arnold,

Passando pra agradecer o link.

Abraços

Unknown disse...

eu naum sabia q o plural de ninja ainda era ninja... õ_o

e foram eles dando piruetas meticulosas em filmes q me fizeram ter vontade de aprender a faze-las...

:D

Unknown disse...

Nossa, os capangas sentai são muito deprimentes mesmo! hauhauahuah
Pra mim os mais toscos foram uns carinhas azuis com cabelos de perucas toscas amarelo-neon! Não lembro se eram da primeira temporada de Power Rangers, ou de Changeman ou Flashman.

xD

(Não sei como meu nome vai aparecer, mas é Rebeca. heheh)

Unknown disse...

Lembrei de comentar outra coisa!
Nos super sentais todos os capangas soltam faícas ao levarem porrada, mesmo quando não são robóticos, já reparou?! xD
Sempre achei isso muito nonsense!

PS: Adorei esse texto, ri demais com os capangas! heheheh

Unknown disse...

Faltou o "s" sem querer...

"faíscas"

=)

Unknown disse...

Lembrei! Os capangas azuis de cabelo amarelo que eu mencionei eram os soldados Hidler, de Changeman! xD

Thyago disse...

capangas de super sentai são pré-destinados a levar bifa na cara

Jaderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaderson disse...

aehuaheyageyaeh

post legal, homenagem bacana, e video engraçado dos troppers ^^