quarta-feira, dezembro 31, 2008

Cinema em 2009!!!

Dando seqüência (com trema porque ainda estamos em 2008) à série de tópicos sobre nossas expectativas para 2009 em cada segmento nerd-cultural, falarei sobre o que o ano que está chegando nos reserva em termos de boas produções cinematográficas. Ou melhor, aquilo tudo que pode valer o dinheiro investido em uma sessão de domingo à noite com pipoca jumbo e refrigerante de 700mL e aquilo que não valerá nem se quer o tempo perdido em downloads via torrent.

Evidente que toda predição é meio que uma tarefa inglória, muita coisa de bastidores acaba não sendo revelada e isso é natural, as surpresas acontecerão como todo ano acontece. Então encarem esse post como, já dito anteriormente, nada mais que um exercício de mensuração das expectativas.

Sem mais enrolação, vamos lá!

Filmes de Férias

Antes de mais nada vou aproveitar o espaço para citar alguns filmes que seriam muito bem vindos nesse verão do hemisfério sul.

Digo verão do hemisfério sul porque as férias propriamente ditas dos nossos amigos gringos ocorre no meio do ano, meses de junho e julho se não me engano, e é nessa época que ferve a temporada de blockbuster (da qual falarei mais tarde).

De qualquer forma, essas férias não serão feitas apenas de Crepúsculo!!! Apesar dele ocupar a metade das salas de cinema na maioria das cidades.

Gomorra já está em cartaz, é uma produção italiana que fez bastante sucesso no festival de Cannes, isso porque ele retrata de forma crua a realidade da máfia napolitana; o autor do livro que o inspirou hoje só sai de casa com cinco seguranças a tira-colo. Assemelha-se ao nosso "Cidade de Deus", apesar de ser inferior. Só que é europeu, então ganhou status de cult e é um dos candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Rebobine, por favor, do francês Michel Gondry ("Brilho eterno de uma mente sem lembranças"), estreou há cerca de um ano nos Stades e só agora chega ao Brasil. É um drama divertido e tocante que mostra a essência dos filmes em meio a essa explosão tecnológica e ganância desenfrada da indústria cinematográfica. Vale a pena para quem tem, ainda, um espírito cinéfilo.

Marley e Eu é uma comédia que tinha tudo para ser apenas boba e infantil, mas acabou por se mostrar um filme sensacionalmente simples. Ou seja, utilizou seu roteiro batido e simples como fundo de uma história densa; Owen Wilson, Jennifer Aniston e os 28 labradores utilizados na longa valem o ingresso.

O Dia em que a Terra Parou coloca novamente Keanu Reeves no tipo de papel em que ele é simplesmente fenomenal, sci-fi! Esta é uma refilmagem de um dos clássicos de invasão alienígena dos anos 50 e nela Reeves interpreta um alienígena que vem para a terra acompanhado de um robô capaz de deixar a terra quadrada antes de você pronunciar Tchubaruba. O ideal, então, era não mexer com ele. Certo? Bem. Reeves é ótimo nesse tipo de papel por sua inexpressividade facial, então, se não o conhecesse, não estranharia se disessem que é um alienígena! Ou nosso salvador em um mundo pós-apocalíptico.

The Spirit filme que já teve sua estréia (pífia, diga-se de passagem) nos Estados Unidos e chega aos cinemas brasileiros dia 16 de Janeiro. Mais uma adaptação de HQ de Frank Miller que conta com o onipresente Samuel L. Jackson. Para os fãs do gênero vale conferir, mas os números nos Estados Unidos não foram animadores. Bem, que importa?

Austrália é um romance épico, a maior produção da história do cinema australiano, que conta com Nicole Kidman. Uma revisão daquele país para os leigos, como a própria disse: "espero que se apaixonem pelo meu país".

Gran Torino conta com Clint Eastwood dirigindo e protagonizando. Isso poderia ser uma descrição suficiente para torná-lo imperdível, mas a película que estréia dia 6 de Fevereiro mostra um belíssimo drama com questões sociais. Nele Clint interpreta um veterano da guerra da coréia racista que acaba se envolvendo em questões obscuras do bairro onde mora quando vai dar uma lição no japinha que mecheu no seu carro. Clint Eastwood interpretando um velho ranzinza e racista? Bah!!!

Operação Valquíria. Após interpretar um gordão, careca e mal-cuidado em Trovão Tropical, Tom Cruise retorna às telonas como um imponente general nazista responsável pela operação que fará, nada mais, nada menos, do que tirar Hitler do poder.

Che é uma película com duração de pouco mais de quatro horas, que por motivos comerciais acabou sendo dividida em duas. A primeira estréia dia 20 de fevereiro e conta com Rodrigo Santoro interpretando Raúl Castro. Bela iniciativa do cinema platino, a história brasileira poderia ser contemplada com mais longas do gênero, assim como Olga o fez.

The Curious Case of Benjamin Button é um romance de David Fincher ("Clube da Luta") estrelado pelo seu parceiro Brad Pitt. É mais um filme desse diretor consagrado que promete ser instigante e surpreendente até o último minuto. Nele, Benjamim Button é um homem que nasce velho e, à medida que o tempo passa, vai se tornando mais jovem. Impressionante? Veja o trailer e conte com as mãos desse grande diretor. Pode ser um dos grandes filmes de 2009.

Ainda valerá a pena ver outros filmes como a mais nova comédia de Carrey, Yes Man, onde ele, em contraposição ao seu sucesso "O Mentiroso", é um homem que diz sim a todas questões que lhe são levantadas.

Ou ainda na primeira sexta-feira 13 do ano poderemos nos deleitar com um banho de sangue de adolescentes fúteis na volta de Jason.

Adam Sandler lançara também mais uma comédia, Um Faz De Conta Que Acontece.

E, já nos cinemas, podemos presenciar a seqüência da comédia de sucesso nacional, Se eu Fosse Você 2.

As férias serão recheadas, não faltará o que aproveitar de bom nessa que é a melhor época do ano. Já o restante do ano trará ainda mais coisas boas, ou nem tanto. Para facilitar vou dividir em alguns subgrupos.

Dramas

Meu gênero predileto irá contar com obras-primas, como o que estréia dia 30 de Janeiro, Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road). Que conta a história de um casal que possui casa, filhos e estabilidade; mas está dividido entre continuar no marasmo ou buscar seus sonhos; a trama conta ainda com o retorno do casal que conquistou o mundo em Titanic, DiCaprio e Kate Winslet.

Milk, estrelado por Sean Penn, contará a história de um herói do movimento homossexual nos Estados Unidos. O primeiro político assumidamente gay que foi eleito... E morto no dia seguinte à posse. Também deve ser prestigiado pela Academia, assim como Brockback Mountain.

O anteriormente citado, Gran Torino, de Clint Eastwood também merece destaque no gênero, e estréia em 6 de Fevereiro, no Brasil. Assim como Operação Valquíria, que conta com Tom Cruise e estréia em 13 de Fevereiro e Che, que estréia dia 20 de Fevereiro.

Frost/Nixon é um drama de excelente qualidade mas com uma visão política estaduninense que pode não agradar a estrangeiros. Conta os bastidores da entrevista que Richard Nixon prestou a David Frost após o escândalo de Watergate e marcou época.

Inimigos Públicos será um drama policial, meio noir, que contará a história da perseguição do FBI a três famosos mafiosos durante a depressão norte-americana. O elenco contará com nada menos que Jonhy Depp e Christian Bale.

Destacam-se ainda O Casamento de Raquel, com estréia prevista para 30 de Janeiro e O Leitor, que estreará dia 6 de Fevereiro.

Suspense/Terror

O terror em 2009 está cheirando a nostalgia. Sexta-Feira 13 voltará às telonas justamente na primeira sexta-feira 13 do ano, em Fevereiro.

E a data também será um impulso adicional para My Blood Valentine, que conta a história de um massacre serial ocorrido em uma pacata cidade no dia dos namorados americano, um dos envolvidos volta alguns anos depois e se assusta ao descobrir que é o principal suspeito. O filme contará com cenas em 3D!

The Unborn falará sobre um jovem que descobriu traumaticamente que teve um irmão-gêmeo morto no parto. Como? Com seu espírito aparecendo para tentar dominar seu corpo, oras! Não preciso sequer pesquisar no google para perceber que é mais uma adaptação da escola de terror asiático. O que não é ruim, mas já tava na hora dos originais ganharem prestígio, Espíritos fez sucesso no Ocidente.

Em 27 de Março voltará aos cinemas Abismo do Medo, em sua segunda longa. O filme que surpreendeu por colocar as atrizes em um buraco sem saber o que encontrariam lá terá flashs da primeira edição e contará novamente com Shauna MacDonald, Natalie Mendoza e MyAnna Buring.

Grindhouse - à Prova da Morte é um filme que foi dividido em dois, Planeta Terror e à Prova da Morte, sendo o segundo dirigido por Quentin Tarantino. Ambos são meio que uma ode aos filmes de terror trash, que entupiram as telonas nos anos 70. O primeiro, absurdamente, não fez muito sucesso (malditos yankees), agora vejamos o segundo! O que pode ser mais foda que uma mulher com uma metralhadora no lugar da perna? Só isso já vale o ingresso.

Anjos e Demônios, que estreiará dia 15 de Março, é mais uma adaptação de Dan brown e meio que uma seqüência de o Código da Vinci. Contará novamente com perseguições religiosas, códigos, caça-ao-tesouro e, claro, Tom Hanks. Esperamos que seja melhor do que a primeira adaptação.

Caso não tenha se contentado com a carnificina de Sexta Feira 13, em 11 de Setembro (sugestivo, não?) será lançado Premonição 4, mas um filme com adolescentes sendo estraçalhados das formas mais impróvaveis, indignas e indigestas possíveis.

Já em 26 de Setembro o suspense A Caixa, com Cameron Diaz e Frank Langella, contará a história de um casal que certo dia recebe em sua residência uma caixa com os dizeres: "Caso aperte o botão, ganharão 200 mil doláres, mas uma pessoa que você não conhece morrerá". Da série O Que Você Faria? Ingrigante.

No Haloween, como de costume, teremos mais um Jogos Mortais! Porém este é o último, infelizmente para uns e felizmente para outros. O último jogo do maníaco Jigsaw mais uma vez surpreenderá? Vale conferir.

Já em 06 de Novembro Benicio Del Toro e Anthony Hopkins estrelarão o remake Lobisomen! Bem, a história é que um lobisomen chega a uma cidade, morde um carinha e ele... Vira um lobisomen!!! Impressionante, mas deve valer o ingresso. Principalmente para queme stá cansado de ver vampiros emos nas telonas.

E para encerrar essa seção, um filme que pode entrar na lista dos melhores do ano. Sherlock Holmes, o inigualável detetive inglês voltará às telonas em uma super-produção com Robert Downey Jr. no papel principal e Jude Law como Dr. Watson. Bastante interessante, hmmm.

Comédia

Se eu Fosse Você 2 é a seqüência de um filme com relativo sucesso interno, como já dito anteriormente, estréia em 02 de Janeiro. Ou já estreou em alguns lugares, não entendo essas coisas.

Pagando Bem, que Mal tem? conta a divertida história de um casal de amigos que mora junto há 10 anos e, diante de dificuldades financeiras apela para o que toda nobre família inglesa apelaria: Filmes pornôs estrelados por eles. Estréia em 09 de Janeiro.

Okay, estou começando a ficar cansado e me deparo com isso: Um Hotel Bom pra Cachorro (Hotel For Dogs). PUTA MERDA. Um filme com esse título só pode ser uma bosta!!! Daquelas verdes e cheias de caroço de milho, puta que pariu. Não vou nem ler a sinopse, foda-se atores e diretores. Que coisa. Revoltei.

Agora me deparo com isso: Perdido pra Cachorro (Beverly Hills Chihuahua).

...

Essas distribuidoras devem ser todas propriedades do narrador de comerciais da Sessão da Tarde, só pode! Tem Drew Barrymore? Que seja!!! Ah, é por essas e outras que não gosto de comédias. O filme pode ser até bom, mas cagam com um título escroto ao ponto de desejarmos que caia um cometa na sala de exibição dessa coisa. Puta merda, vamos direto ao ponto para que eu não me estresse mais!

As Grandes Expectativas de 2009

O oscar de 2009 já tem data definida, 22 de Fevereiro. E os filmes que prometem levar a maioria das estatuetas serão Revolutionary Road (Foi Apenas um sonho), O Curioso Caso de Benjamim Button, Wall-E, Batman - The Dark Knigth, Milk, Austrália, Gran Torino, Frost/Nixon e por aí vai, a maioria eu já citei, só que ainda existem aqueles que talvez não tenham esse prestígio todo para com os críticos e ainda assim farão a cabeça do grande público. São eles!!!

Watchmen, a adaptação da aclamada Comic norte-americana, considerada por alguns ainda uma das melhores de todos os tempos! Os trailers indicam que a produção está sendo bem elaborada, os figurinos estão fiéis aos personagens sem parecer irreais e, apesar da briga de bastidores entre Fox e Warner, a longa estará firme e forte dia 06 de Março nos cinemas!

Street Fighter: A Lenda de Chun-Li. Okay, definitivamente este não esta na listinha de filmes esperados pelo grande público. Mas com certeza todo nerd conta os dias para assistir o longa nos cinemas!!! Nem que sejam aquelas fãs putinhas que já vão com uma listinha de criticas para disparar durante o filme e encher o saco de todo mundo. Quem não ama a Chun-li?! Hã! 13 de Março.

O Justiceiro - Zona de Guerra A seqüência do filme de mais um personagem de HQ translardado para os cinemas. Dessa vez o vilão será Billy Russoti, com direito a uma pitada de leatherface. Hehe.

Velozes e Furiosos 4. Não espero muito deste filme e a franquia em si não é grande coisa. Mas esse contará novamente com Paul Walker e Vin Diesel, para mim, a melhor dupla que o protagonizou. E também um dos pouquíssimos filmes de razoáveis a bom de Vin Diesel.

X-Men - Origens: Wolverine Para o Thyago apenas um personagem poser de merda que ganhou mais projeção do que merecia. Wolverine ainda faz sucesso com muita gente, apesar de tudo, e Hugh Jackman, que o interpreta muito bem diga-se de passagem, terá agora um filme solo para contar as origens de seu personagem. Well, esperar para ver.

Star Trek terá uma seqüência dirigida por J.J. Abrams, com um ótimo figurino e parece estar sendo levado bem a sério. Não vou comentar muito mais porque meu nível de nerdice ainda não atingiu esses patamares.

O Exterminador do Futuro - A Salvação é o primeiro de uma nova trilogia da série, agora estrelada por Christian Bale como John Connor e contando a história um pouco alterada daquela contada pelo governador da Califórnia graças à chegada do misterioso Marcus Wright.

Transformers 2: A Vingança dos Derrotados. Carrões, robôs gigantes e Megam Fox de volta às telonas! IHUL! Haha, Shia LaBeouf também estará... É, ele é o protagonista. A seqüência da controversa adaptação que gerou racha entre os fãs voltará às telonas. E aí, como sempre caberão duas avaliações: Como filme e como adaptação.

A Era do Gelo 3, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, em 1° de Julho estreará a terceira versão do filme favorito dos revendedores de TVs de LCD!!! Espero que com ele deixem de passar aquelas curtas.

2012 segundo os Maias essa era a data em que a humanidade teria seu fim. Prato cheio para cineastas americanos com 200Mi a serem investidos! A longa promete o clima pós-apocaliptíco de filmes como 'Independence Day' e 'O Dia Depois de Amanhã'. Sensacional. Estreará em 10 de Julho.

Astroboy em 20 de Novembro estará nas telonas Hollywoodianas, um dos precursores do gênero de mangá ganhando seu espaço. Deixa para outros surgirem... Hmmm.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quase lá, esse é o sexto, só falta mais um. Ainda me lembro que a pior sala de cinema na qual estive até hoje foi na do quinto filme dele. Até que os filmes não são ruins, mas o caso que se cria com eles é muito maior do que sua qualidade. Eu esperarei o DVD, mas quem não, 17 de Julho.

Update: Jamais comemorar antes do tempo! O último filme será dividido em dois filmes.

Dragon Ball - O Filme. E, por fim, sem dúvidas, o filme mais polêmico de 2009. E, sei não, talvez da década. Pelo menos para nosso meio. O filme já causa ataque de pelancas em muitos fãs em todo mundo que criticam o fato dele não seguir exatamente a história do anime que o originou, utilizando Goku como um colegial que gosta de Kung-Fu e Piccolo como um cara não-verde e sem antenas. O que posso dizer? COM CERTEZA irei ver na estréia. E espero que todos tenham o bom-senso de avaliá-lo antes como filme do que como uma adaptação do anime Dragon Ball, que seria injusto.

Por enquanto é só, fiz isso no intervalo entre uma data comemorativa e outra, acabou saindo meio superficial. Mas, enfim.

That's All, Folks!!!

5 comentários:

Caio Catarino disse...

Ótimo post! Só errou duas coisinhas:

-chamou o Hugh Jackman de "Jackson" (se foi uma piada eu não saquei XP)

-Enigma do Príncipe, apesar de ser baseado no penúltimo livro, não será o penúltimo filme. Isso porque eles vão dividir "As Relíquias da Morte" em duas películas.

Feliz 2009, cambada \o/!

Bráulio Oliveira disse...

Ah, obrigado.

Como vou viajar daqui há pouco postei sem fazer a revisão, então acabei errando o "Jackson". Já o de harry Potter, falha minha.

Mas irei corrigir.

Unknown disse...

uma otima estreia q vc esqueceu: push

quase um heroes indo pras telonas

XD

Bárbara disse...

"Beverly Hills Chihuahua" AUIAHAHAHIAHIHAIAHAHUIA


Muitos ali me interessaram, acho que meu ano será recheado de bastante cinema. 8D


Eu tô muito ansiosa por O Enigma do Príncipe, muito mesmo! Toda vez que vejo os trailers tenho vontade de reler o livro.

Eddie disse...

Esqueçeu de comentar que Be Kind, Rewind é com o Jack Black... Essa é uma informação util que não deve ser esquecida! XD