quarta-feira, janeiro 07, 2009

O que vamos ouvir em 2009?

Sem dúvidas 2008 foi um ano marcante para a música. Em janeiro o Radiohead conseguiu o topo com o seu CD In Rainbows, lançado em 2007; a cantora inglesa Amy Winehouse virou alvo dos paparazzi por seus problemas com drogas e bebidas, ainda assim o seu disco Back to Black (lançado em 2006) foi um dos mais vendidos do ano.

O ano passado contou ainda com os lançamentos do Queen, com o disco The Cosmos Rocks, seu primeiro disco de inéditas desde 1995, e ainda com o Chinese Democracy, primeiro disco de inéditas do Guns N’ Roses, desde Use Your Illusion ( I e II), há 17 anos. Dentre os álbuns mais vendidos temos Coldplay - Viva La Vida Or Death And All His Friends, com 6,6 milhões de cópias vendidas, Amy Winehouse - Back To Black, AC/DC - Black Ice, Duffy - Rockferry, além de P!nk, Kings Of Leon, Britney Spears, Jonas Brothers, Mariah Carey, Katy Perry, The Killers dentre outros.

Agora ao que interessa: o que vamos ouvir em 2009? Muitas bandas prometem fazer deste O ano em suas carreiras, temos de tudo, desde álbum para crianças até sobras de discos anteriores.
Encabeçando a lista temos U2, o grupo irlandês pretendia lançar o seu álbum em novembro passado mas acabou adiando para 2009. O vocalista da banda, Bono, disse que já possuem cerca de 50 canções que podem ser colocadas no CD, mas preferiram adiar por pretenderem fazer deste o melhor disco do U2, "Deve ser o mais inovador, o mais desafiante. Buscamos uma transição similar àquela que ocorreu entre 'The Joshua Tree' e 'Achtung Baby'. Queremos que 2009 seja nosso ano". No Line on The Horizon está previsto para o começo de março.

Em meados de janeiro teremos o lançamento de The Crying Light, de Antony and The Johnsons, que contém 10 novas faixas do cantor baseadas em Nova York. Janeiro também será o mês de lançamento do álbum Tonight: Franz Ferdinand, o vocalista da banda, Alex Kapranos, disse que o nome provém do fato de o disco ser composto por músicas da noite. Algunas músicas do novo trabalho já foram tocadas ao vivo e muito bem recebidas pelos fãs. Teremos ainda nesse mês Bruce Springsteen com o Working on a Dream.

Depois de ser muito elogiada pelo seu primeiro trabalho, a cantora Lily Allen lançará o seu segundo disco em fevereiro, Its Not Me, It's You, o primeiro single pode ser ouvido no site oficial da cantora. O sétimo álbum da cantora norte-americana Missy Elliot deve chegar às lojas em fevereiro, Block Party contém a faixa 'Best, Best', que pode ser ouvida no site da cantora.


Morrissey também vem com estréia, Years of Refusal deverá ser lançado em fevereiro. Além de pretender escrever uma biografia o cantor afirmou que esse deverá ser o seu álbum mais forte.

Outro cantor que pretende lançar não um, mas três discos esse ano é o norte-americano Prince. Os álbuns deverão ser lançados de forma independente. Um deles será um trabalho em parceria com a sua mais nova protegida, Bria Valente. Os outros dois trabalhos possuem estilos diferentes, um é mais 'electro' já o outro é focado em guitarras e foi gravado ao longo de dois anos.

Mais norte-americanos na área, os cantores Big Boi e Andre 3000, da dupla OutKast, pretendem lançar discos esse ano. Primeiro cada um lançará seu CD solo, depois se reunirão para gravar o novo álbum da banda, já que o último é de 2006.


Outro álbum muito aguardado é o dos Strokes, o último disco da banda não foi muito bem recebido pelos fãs e nem pela crítica. A banda, que já foi elogiada até por Noel Gallagher e tem como fã incondicional Brandon Flowers (vocalista dos Killers), espera apenas que Fabrizio Moretti, baterista do grupo, termine a turnê de sua banda paralela, a Little Joy (que conta com a presença de Rodrigo Amarante como membro) para gravar o novo CD.

Arctic Monkeys, que é considerada uma das melhores bandas inglesas dos últimos anos, também pretende lançar um novo disco em 2009. Alex Turner, o vocalista do grupo, disse que pretendem lançar o trabalho no início do ano. Algumas músicas que foram apresentadas nos shows da banda já foram gravadas em estúdio, segundo Alex, são seis, dentre elas, deduz-se, Sandtrap, a que abriu o show da banda no Brasil.

John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, pretende lançar o seu décimo álbum solo no dia 20 de janeiro, The Empyrean conta com a participação de Johnny Marr, ex-guitarrista da banda inglesa, The Smiths. Outro convidado é o baixista do RHCP, Flea.

Quem também volta ao estúdio esse ano é a banda Dead Fish; seu novo disco tem uma sonoridade mais parecida com o início da banda "Os arranjos estão mais crus", disse o guitarrista Philippe. Algumas das novas músicas do grupo já foram tocadas em shows e saíram na internet em versões ao vivo. Além do peixe morto, quem também pretende voltar aos estúdios é o grupo Kiss, o quarteto, que não lança um disco de inéditas desde 1998, contará em seu disco com a produção de um dos guitarristas da banda, Paul Stanley.

Ciara, a diva do R&B norte-americano lançará no final desse mês o álbum Fantasy ride, que deveria ter sido lançado em dezembro passado. Outra mulher que pretende lançar um novo trabalho esse ano é a viúva de Kurt Cobain, Courtney Love, o seu novo trabalho, Nobody's daughter, deveria ter sido lançado virtualmente em 1º de janeiro, porém Love pediu desculpas aos fãs e apenas lançou duas músicas inéditas em sua página do MySpace.

O Prodigy, que já disponibilizou o novo single, Invaders Must Die em seu site oficial, também volta esse ano com um novo disco. O homônimo está previsto para chegar às lojas em março e conta com a participação de Dave Grohl, do Foo Fighters em uma música e de James Rushent, em outra.



Apesar do mais recente trabalho, o Coldplay pretende lançar um novo disco em 2009. Este será composto de músicas que acabaram ficando de fora do Viva La Vida... Grande parte dessas músicas já está pronta, inclusive um trabalho com a cantora Kylie Minogue, Luna, à banda só faltaria entrar no estúdio para gravar poucas músicas. Chris Martin já havia mencionado esse novo CD à imprensa.

No Brasil, quem também deve lançar discos em 2009 são:

Caetano Veloso; Caê disponibilizou alguns vídeos das novas músicas em seu blog, que redireciona para o site You Tube; seu último álbum foi lançado em 2006. Novo trabalho ainda não possui nome definido.

Ivete Sangalo; a cantora baiana lança o seu novo álbum esse ano, provavelmente antes do carnaval. Ivete já vem apresentando algumas músicas do seu novo trabalho nos shows que faz pelo país.

Maria Rita; certo, ela não confirmou nada, mas como de dois em dois anos e geralmente no mês de setembro a cantora lança um novo disco, esperamos que esse ano não seja diferente. Aguardo ansiosa!

Móveis Colonias de Acaju; a banda já lançou o novo trabalho na internet, mas o CD mesmo, 'objeto' deve ser lançado em março.

Arnaldo Antunes; o novo trabalho que até agora possui o nome de Pequeno Cidadão, deve ser lançado em março e será destinado ao público infantil.

Los Hermanos; o quarteto carioca pretende voltar aos estúdios esse ano, se o CD sai ainda em 2009, ninguém sabe.

Sepultura; lança o seu novo disco, A-Lex, dia 23 de janeiro, sem a participação dos irmãos Max e Iggor Cavalera.

Outras bandas que podem voltar esse ano, com shows ou discos, são: Alice in Chains, Faces, Chris Cornell, Animal Collective, Kinks, Pavement, Kings of Leon, Natalie Imbruglia...


Temos ainda muitas bandas novas e desconhecidas pelo grande público. Eu deveria agora dizer uma aposta pra 2009, alguma banda que promete arrasar mas, sinceramente, não tenho tato pra isso. Posso, ao contrário, recomendar uma banda baiana que gosto muito, O Círculo. A página da banda no MySpace, e quem quiser fazer download das músicas.


___________

Primeiro eu gostaria de agradecer ao Guy pela ajuda e ao Lee pela compreensão. O texto foi feio com pressa, muita pressa, por falta de tempo, provavelmente ainda estão faltando muitas bandas, quem souber de mais alguma, comente avisando. =]


Um 2009 com muita música para todos nós.

3 comentários:

Fernando Rodrigues disse...

Adorei este blog.
Topo demais uma parceria =D

Eduardo disse...

Esse ano também tem o novo cd do Green Day... Acho que é o que eu mais espero, junto com o do Arctic Monkeys

Bárbara disse...

Do Green Day eu não vi falar nada sobre. Na verdade faz muito tempo que eu não vejo nada sobre eles. Se bem que deve ser porque eu não sou fã aí nem procuro. >.<

E eu espero o da Maria Rita, né?! *-*