segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Todo Nerd precisa de uma placa de vídeo



Mais uma vez estou postando um dia atrasado aqui, mas sei que meu chefe irá perdoar, afinal é carnaval XD

Enfim, hoje irei passar mais uma dica do que escrever algum artigo. Irei abordar como identificar e escolher uma placa de vídeo totalmente excelente para seus respectivos computadores. Porque por mais que um nerd tenha um videogame, haverá horas que ele irá querer rodar algum game em seu PC, e placa de vídeo é algo que pode trazer muita dor de cabeça e decepção se a pessoa não souber escolhe-la... pois bem, vamos lá.

Antes de mais nada, você deve saber se seu PC é AGP ou PCI Express, esses são os slots onde são encaixadas as placas de vídeo, computadores modernos são sempre PCI Express, os mais defasados são AGP, os museus não aceitam nenhuma das duas. XD Na dúvida, pesquisem no Google, mais para frente comentarei como obter dados de suas placas mãe.

OK, vamos por partes, primeiramente você deve identificar a melhor marca de placa de vídeo a ser utilizada em seu computador, pois placas de vídeo são componentes complexos, é como se elas fossem pequenos computadores que instalamos dentro dos computadores normais, elas também tem processador, chipset e memória, e o engraçado que para os leigos o que conta é apenas a memória, então eles acabam por comprar uma placa de vídeo com um péssimo processador, só porque ela tem 1GB de memória. XD As coisas não são tão simples.


Mas voltando a falar na identificação da melhor placa para cada computador, levarei em conta as duas marcas mais difundidas, NVIDIA e ATI. Primeiramente é necessário a pessoa conhecer o modelo do chipset de sua placa mãe, isso é fácil de descobrir, basta ver o manual, ou procurar no Google usando o modelo de sua placa mãe como palavra chave, se você não sabe o modelo de sua placa mãe, entre no site do baixaki, faça o download do “Everest” ou “Astra 32”, esses programas irão lhe informar o necessário. Se a placa mãe possui chipset INTEL ou NVIDIA, logicamente a placa de vídeo ideal seria uma NVIDIA, pois a ATI para quem não sabe é da AMD, concorrente da INTEL. Se a placa mãe possui chipset AMD ou ATI, a placa de vídeo deve ser ATI, chipsets VIA, SIS e outros modelos podem trabalhar bem com qualquer placa, tem quem recomende os que possuem processadores INTEL a trabalhar com NVIDIA, e os que possuem processadores AMD a trabalhar com ATI, mas isso não interfere no desempenho, pois a placa de vídeo possui processador próprio, a única coisa que importa é ela combinar com a placa mãe.


Então, você já sabe o melhor fabricante de placa para o seu computador, agora é a hora de escolher a placa certa. Muitas empresas “montam” placas de vídeo com chipsets da NVIDIA, ou seja, você irá encontrar diversas placas com diversos preços diferentes. Uma dica de amigo... Fique longe de placas NVIDIA da ASUS, EVGA, ECS ou KAYOMI, esses são os principais “montadores” a fazerem placas NVIDIA de qualidade inferior a serem distribuídos no Brasil. Procurem por XFX, o preço é um pouco maior, mas evita dor de cabeça. Se a sua placa ideal é uma ATI, esse passo pode ser pulado, pois como ela é uma marca mais “underground”, não existem “montadores” excessivos para se tomar cuidado.

Cuidado com placas piratas!!! O mercado brasileiro está entupido de placas NVIDIA da XFX pirateadas, para os mais atentos é fácil de identificar, pois a impressão da embalagem, geralmente é torta e meio desbotada ou escurecida, a ventoinha da placa é mal feita, sem acabamento ou adesivo da NVIDIA. As especificações do produto mostram informações que não batem com o modelo que está sendo comprado e algo inusitado que acontece às vezes, ao instalar o driver da placa (CD de instalação), o Software da XFX te avisa que o chipset da placa é pirata, dizendo que não é um produto XFX.

Agora a última parte e a mais importante! Não olhem apenas a memória! Olhem todas as especificações na hora de comprar uma placa! As mais importantes são o Core Clock, o Shader Clock e o Memory Clock, geralmente nas caixas só vem especificado o Core Clock em MHz, o resto pode ser encontrado na internet se pesquisar a respeito da placa desejada. Não precisa saber os valores exatos de uma boa placa, basta comparar as opções disponíveis e comprar a melhor custo beneficio para cada um! 

Algo muito importante das placas também é saber se elas são 64, 128, 256 ou 512 bits, e eu disse BITS e não MEGAS, muita gente confunde, esses BITS se referem ao processador da placa de vídeo e não a sua memória. Os bits são o que tornam as placas caras, hoje em dia dificilmente existirá uma placa com menos de 128 bits para um computador moderno, mas a diferença de preço de uma de 128 bits para uma de 256 bits geralmente é MONSTRUOSA. Por isso que eu disse para sempre analisar o melhor custo beneficio para cada um. Se a pessoa quer gastar até R$500,00, ela pode pegar uma placa de 128 Bits top de linha em Core, Shader e Memória, acima disso ele já pode comprar uma placa de 256 Bits com boa especificação. CUIDADO! Não compensa comprar uma placa de baixo clock só porque ela tem 256 bits, placas de vídeo são balanças que devem ter suas especificações equilibradas.


Antes de finalizar o texto só vou dar dois toques para vocês, fiquem longe de placas com tecnologias “Low Profile” (diminuem o tamanho e o desempenho da placa para caber em computadores pequenos) e “Turbo Cache” (a placa de vídeo também usa a memória RAM do computador para funcionar).

Boa sorte! Espero não ter falado muito grego para os mais leigos, ou ter sido molenga demais para os mais experientes, tentei adaptar o texto para qualquer idiota poder ler, até meu chefe *cof cof XD

7 comentários:

Eduardo disse...

Não lembro de todas as especificações da minha placa, e tô com preguiça de procurar a caixa dela xD
Só lembro que é uma GeForce 8600 XFX...

Leandro disse...

Muito bom Artigo, AT. Vai ajudar bastante na hora de trocar a placa de vídeo. Mas ainda espero um artigo sobre as placas mães :DD

Gustavo disse...

Excelente esse artigo, é ótimo pra quem não entende muito da coisa e quer turbinar o PC. =D

Sobre os fabricantes das placas, isso me lembra que antigamente eu tinha uma Geforce 8600GT da Zogis. PQP, que negócio zuado, em menos de um ano, ela parou de funcionar... Agora eu estou com uma XFX, e parece ser bem mais confiável.

Thyago disse...

excelente artigo, eu que sou um orangotango na frente do pc entendeu!
e foi bom mesmo eu ter lido, até julho eu pretendo comprar um pc para mim, vi que gastar tanto dinheiro num videogame foi um pouco de burrice

Bráulio Oliveira disse...

Tá, se era esse o objetivo, parabéns, consegui entender. XD

Quando eu tiver dinheiro eu releio para ver o que faço. XD

Unknown disse...

Tá de parabéns mesmo, o post ficou bem escrito e claro!
E valeu pelo artigo, eu não sabia que tinha todos esses detalhes pra se levar em conta ao comprar uma placa de vídeo. Vou guardar todas essas informações pra quando for trocar a minha. =D

Bruno disse...

Esse post me lembra q eu sou desprovido de placa 3D boa...

"Eu: Eduardo esse jogo é bom?
Eduardo: Sim
Eu: Então eu...
Eduardo: Não pega no seu PC.
Eu: i_i"