domingo, fevereiro 15, 2009

Review - Street Fighter IV

Yo, minada!


Vocês ainda não me conhecem mas sou o famoso (cof*cof*) TK, um dos colaboradores dessa budega que ainda não colaborou com quase nada, mas pretendo tomar vergonha na cara e mudar isso.

Vou começar fazendo uma análise de Street Fighter IV, o jogo de luta mais aguardado dos últimos anos - e não tinha como deixar de ser, é o sucessor da série de lutas mais famosa da história dos consoles. (:P)


Tenho jogado incansavelmente o game nos últimos quatro dias e posso garantir que ninguém se arrepende de colocar esse jogo em casa. A aposta da Capcom foi a de manter toda a mecânica básica das versões anteriores, porém com uma belíssima maquiagem 3D revestindo o game desta vez.

Vamos aos prós e contras do game.

Prós:

** Gráficos em 3D bastante convincentes em se tratando de um jogo cujo objeto principal foi o de não fugir muito das suas raízes 2D. Principalmente os personagens, suas espressões faciais, gestos, bases de luta e animações, alguns cenários deixaram um pouco a desejar como o de Seth, por exemplo.


** Apesar do game ter "micrado" completamente para o mundo 3D, preservou toda a mecânica das versões anteriores em 2D, o que é um fato a se enaltecer.

** Volta total às raízes, apesar do jogo ser em 3D, Street Fighter IV está ainda mais clássico do que a III, por exemplo, que foi um ótimo game na minha humilde opinião mas causou certa estranheza em todos os fãs da série devido as suas inúmeras inovações.

** Bastante opções e modos de jogo tanto no Single quanto no MultiPlayer para aumentar um pouco a vida útil do game.

** A tentativa de inovação de personagens apresentado na III realmente não deu certo com um público tão saudosista quanto o da série Street, logo, na IV contamos com a volta de inúmeros personagens clássicos, tais como FeiLong, Balrog, Dhalsin (Aka, macumba) e outros. Eu nem considero isso uma vantagem, mas para a maioria dos fãs fissurados na série e que tem dificuldade para aceitar ideáis novas, sim.

** Boa variedade de personagens, além do retorno de muitos clássicos alguns novos também foram apresentados, entre eles eu destaco um novo-velho conhecido chamado Gouken e Abel, esse cara vai dar o que falar ainda, palavra de quem é viciado na série a muito tempo.


Contras:

** Uma das qualidades é também um dos maiores defeitos, Street Fighter IV é clássico demais.
Quando você joga Street Fighter IV durante algumas horas você sente aquele saudosismo gostoso, mas ao mesmo tempo se indaga: "Eu não fazia exatamente isso no meu SNES?" Parece que a Capcom aprendeu a conhecer melhor ainda o seu público-alvo após o lançamente da III e do jogo ter demorado mais do que o esperado para vingar de verdade devido as suas novidades. Tendo isso em mente a Capcom resolveu apostar no bom e velho: "Mais do mesmo!"

** O novo sistema de barras de movimentos especiais duplo não me agradou muito, para quem ainda não jogou funciona assim: Existem duas barras de especial agora, uma se chama Combo e a outra Revenge. Uma enche quando você ataca e/ou manda movimentos especiais, já a 2ª enche conforme você apanha. Parece interessante mas eu não achei tanto porque alguns Rounds podem ser decididos somente nos especiais, já que você contando com duas barras, não é nenhum aborto da natureza usar três no mesmo Round por exemplo, imaginem esses três acertando. K.O. O sistema de escolher apenas um dentre três especiais presente na III era bem mais interessante, inteligente e estratégico, na minha humilde opinião.

** O novo Parry está estranho demais, tudo bem que o bloqueio perfeito era meio roubadinho e decidia uma luta equilibrada, mas por outro lado era a maior arma para um personagem sem um Shoryuken da vida "dar counter" em algum atacante ofensivo demais e que está em cima dele o tempo todo.


História e desenvolvimento: fraquíssimos.

Aí vem alguém e diz: "Você quer história num jogo de porrada TK, SEU MERDA QUE ADORA RECLAMAR!"

Na verdade isso é algo que falta em praticamente todos os jogos de luta de uns anos para cá, mas custava a história de Street Fighter IV ser um pouquinho melhor e apresentada de forma mais satisfatória?

As animações apresentadas na abertura e encerramento dos personagens ficaram bizonhas em todos os sentidos, pura falta de capricho.

Nota final: 9,0

Street Fighter IV é um dos jogos mais importantes do ano e com certeza será o jogo de luta do ano (KOF? PUFT!, TEKKEN? NEM!), mas o jogo ainda não é perfeito. Um dos maiores problemas do jogo é a falta de originalidade, é óbvio que os zilhões de fãs da série como eu vão adorá-lo, mas quem nunca gostou da série não terá motivo nenhuma para amá-la a partir de agora.

Outro detalhe que faltou foi uma história mais consistente e que fosse apresentada de forma mais satisfatória, as aberturas e encerramento dos personagens são bizonhos.

Apesar dos "detalhes", Street Fighter IV continua sendo o melhor jogo de luta da atualidade e possivelmente dos próximos anos, o sistema de jogo que a Capcom conseguiu desenvolveer para a série é soberbo, os personagens são bastante equilibrados e as lutas ficaram um pouco menos dinâmicas se compararmos aos anteriores (não existe mais nível de velocidade, alguns movimentos como agarradas tiram bem menos sangue, o que faz a luta durar mais), porém igualmente empolgantes e divertidas.


Até a próxima! Com muitos Hadoukens e Shoryukens, caso alguns de vocês pulem para cima de mim.

8 comentários:

Thyago disse...

as animações dos personagens (em anime) são TRISTES MESMO. Algumas conseguem ser piores que fillers de naruto...

TK disse...

Nem me diga Thy, zera com o Blanka e me diga se "AQUILO" não parecia piada, :P

O Famoso Filler do Naruto misturando massa de Lamen com um Rasengan é muito melhor do que aquilo, o.O

Unknown disse...

Uai, você já tem o jogo? Mas não ia ser lançado apenas 17 de fevereiro? o__O

Se eu soubesse já tinha comprado antes tambem. =(

Anyway, excelente análise!!!

Thyago disse...

mas é muito inocente mesmo essa bebs, heuaheuaehaeuehuaeh

Unknown disse...

Boiei, Thy... T___T

Thyago disse...

DO what do you want 'cause a pirate is free...

Unknown disse...

Ahhhhh tá!!! xDDD

TK disse...

Piraa?

QUem postou essa palavra?

Não tem vergonha?
*Olha para o lado e abaixa a cabeça*