domingo, março 01, 2009

Alguns macetes de Windows

Daqui a pouco irei para uma festa e para não atrasar novamente minha postagem, essa semana escreverei um texto curto. MASSSSSSSSSSSS não se confundam, não pretendo diminuir a qualidade, hoje ensinarei alguns macetes de Windows conhecidos por poucos usuários, geralmente técnicos de informática. Enfim, vamos lá!

A Tecla Windows.


Quem nunca reparou naquela teclinha em seu teclado que tem o símbolo da Microsoft? Sim! Aquela que quando você aperta ativa o menu iniciar, aquela tecla não serve apenas para isso! Ela tem mais funções! E o melhor, elas funcionam em qualquer versão do Windows! Mas algumas só dão certo no XP e no Vista OK, não me chinguem se não funcionar no 98. XD

Windows + E - Esse E é de Explorer, ao pressionar a combinação é aberto o Windows Explorer, MUITO útil para acessar rapidamente conteúdos de Pendrives, CD-ROMs, Partições ou recursos na Rede se disponível.

Windows + L - L de Lock, essa combinação trava o computador e só destrava ao digitar a senha do usuário, bem útil para quando você precisa sair rápido do PC e não quer que ninguém mexa. Lembrando que para funcionar, você precisa ter uma senha configurada em seu PC.

Windows + D - D de Desktop, área de trabalho, esse comando serve para exibir a área de trabalho, tipo, sabe quando você está com inúmeras janelas abertas e precisa ver algo no desktop? Esse comando te permite chegar lá rapidamente.

Windows + R - R de Run, executar, o menu executar do Windows, algo que até ficou escondido no Windows Vista, algo que é escondido em PCs de LAN HOUSE, basta digitar essa combinação e o executar aparece, para os que não sabem a enorme utilidade do menu executar, falarei um pouco dele a seguir.

Menu Executar

Permite abrir qualquer aplicação nativa do Windows, tipo, paint, wordpad, bloco de notas, calculadora, pode-se abrir também páginas da Web usando o navegador padrão, abrir unidades de disco, etc.

Coisas que você pode digitar no menu executar para economizar tempo:

Bloco de Notas: notepad
Calculadora: calc
Paint: mspaint

Enfim, o maior uso do Executar é acessar opções avançadas do Sistema, como o MSConfig, o Regedit, o Services.msc e o Dxdiag. Falarei a seguir sobre cada uma dessas opções.

MSCONFIG


O menu mais útil para vocês, com ele se pode editar os programas, drivers, funções e recursos que iniciam juntamente com o Windows, lembrando que leigos não devem se aventurara mexer nos drivers, funções e recursos, porém a aba "Inicializar" como na foto, pode ser modificada, principalmente para melhorar o desempenho do PC, quanto mais programas iniciando com o Windows, mais lento o mesmo fica, recomendo deixar apenas o antivírus, antispyware e algum outro programa que você use ao ligar o computador. Parece bicho de sete cabeças, mas é simples.

REGEDIT

O famoso Registro do Windows, lugar onde ficam todas as configurações e parâmetros do PC, palco onde 11 a cada 10 vírus agem, enfim, existem diversos macetes a serem feitos no registro que podem aperfeiçoar e muito o sistema! Mas digo, façam isso com responsabilidade, modificá-lo incorretamente pode comprometer o funcionamento do Windows. Uma dica que posso passar a todos e que não prejudica o PC é:


Abra o Regedit, pressione CTRL+F, digite no campo que apareceu menushowdelay e pressione enter, será localizado o item menushowdelay, então pressione enter em cima dele, pressione a tecla 0 (zero) em cima dele e pressione enter novamente, pronto, você acabou de modificar um valor do Registro. XD

Depois procure acima do menushowdelay um item chamado Hungapp Timeout, faça o mesmo procedimento, então pressione enter em cima dele, pressione a tecla 0 (zero) no campo que apareceu e pressione enter novamente.

Agora procure um pouco abaixo do Menushowdelay por WaitTokillApp Timeout. Faça o mesmo, modifique o valor para zero.

Após toda essa via sacra pressione F3, você vai perceber que a tela mudou e o Menushowdelay voltou a ter o valor antigo, pois bem, repita todo o processo novamente, passando pelo Hungapp Timeout e pelo WaittokillApp Timeout, mais uma vez após fazer isso, pressione F3 novamente e vá repetindo o processo até que quando você pressionar F3 apareça uma mensagem "Pesquisa de Registro concluída", feche, reinicie o PC e pronto.

OK, para que serviu tudo isso que fiz? O Menu Show Delay serve para remover o lag que deixa o menu iniciar lento e os Hungapp e WaitToKill App juntos fazem os programas que travam ou apresentam problemas serem encerrados imediatamente ao invés do Windows ficar enrolando e aguardando um grande tempo para fazer isso (todos já devem ter visto quando ao clicar para fechar um programa que está lento, o Windows demora).

SERVICES.MSC

Quem nunca se deparou com um PC de escola, empresa ou Lan House onde o menu iniciar era diferente e muitos recursos eram bloqueados? Então, tudo isso é feito no services.msc, esse menu é exclusivamente para usuários avançados então não recomendo mexerem nele, porém se a curiosidade apertar, pesquisem mais no Google.

DXDIAG

O canivete suiço dos Gamers, ok, nem tanto, o Dxdiag nada mais é que o utilitário de configuração do DirectX, que para quem não sabe gerencia a parte gráfica do seu computador. O Dxdiag conta com testes e opções para configurar o desempenho de cada recurso gráfico do DirectX, também permite configurar a "aceleração do hardware de som", ele é útil mais para quando você está com problemas em algum game, ao diminuir as opções de aceleração muitos problemas podem ser corrigidos.

Então, existem MUITOS outros macetes para serem descritos, muitos mesmo, é que não tenho mais tempo e já me prolonguei demais também, enfim, semana que vem se possível, quero dissertar um pouco a respeito das Placas Mãe. Até mais. :D

7 comentários:

Anderson Tadeu Manzini disse...

ARG! Imperdoavel! Esqueci da dica do WINDOWS + TAB! No Windows Vista isso da um efeito do caralho, bem, fica pra próxima

XD

Bráulio Oliveira disse...

Você pode editar a postagem e incluir. XD

Anderson Tadeu Manzini disse...

e a preguiça?
XD

Júlio Cezar disse...

Valeu. Eu tava tentando lembrar o comendo pra abrir aquela parada onde escolhe os programas/processos que iniciam quando liga o pc.

El Jasque disse...

windows d eu uso direto

alt tab tb

outra mt util eh ctrl a
(selecionar todos arquivos)

n sei pq tava pensando q era shift a
(saih testando xD)

a tecla ctrl tb serve pra des-selecionar os arquivos, mas isso todos ja devem saber xD

Anônimo disse...

Windows + TAB no Vista ativa o Glass Window Change citado pelo Anderson ;)

Também tem o CTRL + W que fecha uma aba do FF, IE, Dreamweaver etc.

CTRL + TAB também faz navegar pelas abas desses citados acima.

:)

Jaderson disse...

teclas windows+pause=propriedades do sistema

onde vc pode aumentar a memoria virtual, mudar opções de atualização automatica,restauralção do sistema etc.