quinta-feira, março 05, 2009

Jogos que irão te chamar de puta!




Isso mesmo que você leu no título! Hoje, falarei dos jogos que são tão difíceis que eles dão um tapa na sua cara e te chamam de vadia!

Antes de tudo, venho dizer que sou totalmente a favor que os jogos ofereçam algum nível de desafio, afinal, se você anda completando todo um cenário sabendo que nada pode te ameaçar ou nunca morrerá, qual será a graça de terminar o jogo? Qual a recompensa disto? Terminar um jogo deve me dar aquela sensação de recompensa REAL, de que eu terminei porque me saí muito bem, e não porque o chefe final ficou sentado na porra de um trono esperando eu bater nele. Mas também, algumas vezes os desenvolvedores de jogos exageram um pouquinho na dose e criam verdadeiros PESADELOS na nossa frente.

Enfim, vamos aos jogos!

Megaman 2



Megaman é uma das melhores franquias da Capcom! Possui um monte de variantes, como a série Megaman X, Megaman Legends, Megaman X Zero, Megaman ZX, Megaman Battle Network, Megaman Star Force e se duvidar tem a Megaman Telletubies e Megaman Meu Pau De Óculos.

Mas o ponto realmente alto da série foi na era NES.

Megaman é uma série respeitada desta época devido a sua BRILHANTE trilha sonora (em especial a da fase do Dr. Willy, que você pode conferir clicando aqui) e a sua dificuldade. Este game fará até a mais pura das crianças gritar palavrões na televisão, querendo quebrar as fuças de tudo e de todos. Em especial a fase do Heatman, com seus blocos que somem e aparecem. Sério, este jogo é extremamente divertido, assim como é extremamente difícil, e olha que me disseram que o primeiro Megaman era mais difícil ainda. Como não joguei ele ainda, não posso dizer nada.

Ninja Gaiden



Ninja Gaiden é um jogo que vai te fazer amaldiçoar os japoneses que o criaram, de preferência enviando uma caixa com um gato morto dentro e com uma mensagem escrita dizendo: vocês serão os próximos.

O mais irônico é o inimigo que vai mais te dar dor de cabeça é aquele que você de certa forma ignora nas primeiras fases. Sim, é o mesmo inimigo, mas com o passar das fases a incoveniência dele cresce exponencialmente e ele te acerta nos momentos mais safados, principalmente quando você está a subir uma escada.

Siiiim, você sabe de quem eu estou falando.

Da ÁGUIA!


(momentos antes da morte certa antes de ser derrubado por uma águia)

Ela REALMENTE é uma filha de uma puta! Sério, se eu fosse contar quantas vezes já fui jogado de plataformas ou caí de escadas por causa delas eu teria que inventar um número! Temos outros inimigos que são bem safados neste jogo também, mas a águia consegue se destacar.

Ghost 'n Goblins



G&G é um jogo com uma história simples: namorados estão no campo fazendo coisas pouco cristãs, quando, DE REPENTE, o capeta aparece e carrega a mocinha para o seu longíquo castelo DUMAL! Cabe a você, nobre cavaleiro chamado Arthur, a libertar a moçoila e assim terminar o que começaram.

Além da mensagem subliminar de não fazer coisas desse tipo ao relento, G&G também é um dos games mais difíceis já feitos. Não apenas pelos inimigos que não param de aparecer de todos os cantos da tela, mas pelo fato de que QUALQUER COISA, lhe acertando duas vezes, pode te matar, com direito a você se tornar uma pilha de ossos. É impressionante você, um homem completamente armadurado e com um estoque infinito de lanças (devia ter adicionado isto ao post de coisas nonsese de games) com apenas UM toque ter toda a sua armadura esmigalhada e você ficar correndo pelo cenário apenas de cuecas. Sem falar dos baús de tesouro que apareciam e você ficava na dúvida se arriscava abrir eles ou não, já que um mago poderia aparecer dentro deles e te transformar em um sapo ou um pato, completamente indefeso.

Sim, é um pesadelo.

Super Castlevania 4



Castlevania é uma série já conhecida pela sua dificuldade na era NES. Mas vou falar de Super Castlevania 4 pelo fato dele ser um dos jogos que ficaram realmente bons da série, diferente de Simon's Quest do NES que pedia para você fazer coisas sem sentido como ficar ajoelhado num canto de parede por um tempo esperando um furacão passar. Isto não é ser difícil, isto é ser sacana.



Super Castlevania 4 coloca você no papel de Simon Belmont, o primeiro caçador de vampiros a usar uma saia armadurada com chicote "Vampire Killer". Sim, o chicote tem este nome, não foram muito criativos com o nome do chicote, mas com as fases e com modos diferentes que você pode morrer, eles foram. Basta dizer que variados tipos de monstros, desde um morceguinho que possui a incrível capacidade de lhe acertar e te jogar nos precipício mais próximo até uma porcaria de anãozinho pulador chamado Flea Man que é um PESADELO pra ser acertado.

E não me faça falar das cabeças de medusa voadoras, aquilo até hoje me causa pesadelos.

Splatterhouse



Splatterhouse foi um jogo desenvolvido originalmente para o TurboGrafix-16 e era um dos jogos com a maior quantidade de violência gratuita que você poderia encontrar naquela época. Haviam até mesmo alguns fliperamas nos EUA que o deixava em cantos separados dos outros arcades e nele já tinha um aviso dizendo que ele era violento, antes mesmo da ESRB começar a ser alguma coisa. O mais hilário era como estava escrito o aviso: "The horrifying theme of this game may be innappropriate for young children... and COWARDS." (tradução: O tema horripilante deste jogo pode ser inapropriado para crianças muito jovens... e COVARDES!). Isso mesmo, o jogo já avisava: se for jogar, não seja um zé-buceta que acha tudo violento.

Mas o jogo não se destaca somente pela violência, mas também pela sua dificuldade. Você apenas possui as incríveis habilidade de socar, chutar e pegar coisas do chão. Tá, algumas armas te permitem matar inimigos com apenas um golpe, mas como o protagonista é incrivelmente lento e desajeitado, você se torna alvo fácil de muitos inimigos. Isto sem mencionar o terceiro jogo da série, que coloca você numa mansão que todas as salas são bem parecidas e você precisa prestar atenção no mapa para se guiar, além de ter que ser rápido, já que se o tempo acabar você morre.

Battletoads



Não existe uma lista de games difíceis sem Battletoad. Sério, pode procurar em qualquer lista feita até hoje deste tipo, este game estará lá.

Battletoads é um game criado por pequenos demônios que não tinham o que fazer. Daí, resolveram fazer um jogo que reunia todos os fatores que fazem de um game difícil, como colocar fases entupidas de coisas que existem exclusivamente para lhe matar. Algumas fases pediam precisão milimétrica para saltar de uma plataforma para outra, ou então as paredes e o chão eram cobertos de espinhos e o menor erro drenava seu life.

Mas tem uma fase em especial que quem jogou esta coisa, sempre que se lembra dela, fica em posição fetal e chora. Siiim, você sabe de que fase estou falando. A FASE DO JET SKI. A fase é burlescamente rápida, pede de você reflexos que nem um mestre jedi tem e são longas pra caramba. Você pode ver um robô coreano (não consigo me convencer que foi um ser humano que passou disso) terminando esta fase clicando aqui.

Mas não era somente isto que sofria Battletoads, também tinha o problema de que ele foi programado por macacos venusianos com o Q.I. de uma ameba em coma. Caso você jogasse com dois jogadores, as chances de você terminar este game, mesmo ele sendo um beat 'em up, são reduzidas drasticamente. Além do fato de um poder acertar o outro (deixando algumas fases quase impossíveis de serem terminadas, dentre elas uma que seus personagens vão descendo por uma cordinha pela fase), caso as vidas de um dos dois acabe, é game over para AMBOS os jogadores. Isto mesmo, contemplem, o primeiro beat 'em up que é mais difícil jogado com duas pessoas do que só com uma.

Demon's Crest



Demon's Crest é um daqueles jogos que são extremamente bons, com ótimos gráficos, jogabilidade excelente, história com múltiplos finais, fases que são exploradas de diferentes formas com desafios diferentes sempre lhe esperando no final, mas é um dos games mais difíceis que já tive o "prazer" em jogar. E ele não é difícil do tipo "estar recheados de coisas que lhe matam com um toque", pelo contrário, coisas como esta são raras neste jogo. Além disto, alguns níveis você pode passar por ele apenas voando ele todo (sim, você tem asas que o permite voar o tempo que você quiser), sem falar de sua habilidade "ninja" de poder se segurar nas paredes por tempo indeterminado também.

Daí você pergunta: "mas... COMO PODE? Um personagem com tantas habilidades, você deveria terminar as fases com um pé nas costas!"
E é aí que a porca torce o rabo. As fases deste jogo não são tããão difíceis. Algumas, como já disse antes, basta apenas você sobrevoar elas e pronto, ela está terminada. A real dificuldade deste jogo são os chefes. Tirando o primeiro (uma PORRA DE DRAGÃO-ZUMBI, e enfrentá-lo é a primeira coisa que você faz neste jogo) e o segundo, que é o hipogrifo (que quando aparece faz um som que lembra muito o efeito causado por muita panelada misturada com repolho), os outros chefes começam a se tornar coisas realmente bizarras e EXTREMAMENTE difíceis, especialmente um certo lobo branco. Sério, um chefe como aquele lobo branco traduz toda a paciência e frieza que você tem que ter ao jogar esse jogo. E se você morrer enquanto enfrenta algum chefe, você recomeça desde o comecinho da fase! Sim meus amigos, era um tiro no saco.

Contra



Contra é um daqueles jogos que você realmente PENA para terminar. Sério, parece que as pessoas que desenvolveram este jogo notaram que havia muita alegria no mundo e resolveu nos traumatizar com frutrações ao jogar esta coisa. Contra é basicamente assim: você e um amigo (jogar este jogo sozinho perde toda a graça) são dois manos marombados com uma metralhadora com balas infinitas, atirando em tudo que ousar se mover ou lançar o menor pixel ofensivo contra você. O problema é que se qualquer coisa, qualquer coisa MESMO, lhe acertar, você morre. Isso já é um problema, adicione o fato que você tem somente 3 VIDAS para poder tentar terminar o JOGO INTEIRO, o qual, garanto para vocês, não era pequeno. Tanto é que muitas pessoas apelavam para o código da Konami (o qual não consigo me lembrar agora), ficavam com 30 vidas e ainda assim NÃO CONSEGUIAM TERMINAR O JOGO.

Se isto não é um desafio, eu não sei mais o que é.

Shin Megami Tensei: Nocturne e Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga



E para finalizar resolvi falar destes dois games da série Shin Megami Tensei. Resolvi falar deles dois juntos pois ambos possuem o mesmo nível de dificuldade enorme. Para alguns gamers mais "hardcore", é uma série que oferece um bom nível de desafio. Agora, se todo o contato com RPG's que você já teve na sua vida tiver sido Final Fantasy, você irá penar um pouquinho com estes games. Primeiro que você tem que ser extremamente estrategista ao formar seu grupo, pensar em cada pró e contra de maneira minuciosa. Acredite, você morrer por monstros normais neste jogo não é algo tão difícil se você tiver formado um grupo que fica em desvantagem no local que você está. Sem falar que este game é assim: a cada novo cenário que você chegar, você irá penar, sofrer para passar e irá suar bastante com os monstros normais. Passado um tempo, você fica um pouco mais forte, ganha experiência, forma táticas que os matam de forma rápida e eficiente. Pois é, mudou de cenário, TOMA MONSTROS FORTES DE NOVO. Isto é comum nos RPG's apenas a cada 3 ou 4 cenários, afinal, você não quer a cada cenário penar pra passar dele e assim que terminar ele, ao chegar em outro, ter que penar outra vez.

Ahh, os chefes, uma coisa que estes games conseguem fazer de forma bem sacana é deixar seus chefes EXTREMAMENTE difíceis. Sério, você irá passar algumas vezes por batalhas tão apertadas e difíceis que terá momentos em que você irá querer destruir a televisão com seu controle. Isto sem falar de momentos em que você SOFRE QUE NEM UM CACHORRO em época de São João em cidades do interior do Nordeste enfrentando estes chefes, muda de cenário ATRAVESSANDO APENAS UMA PORTA, e daí nota que aquele chefe SE TORNOU UM MONSTRO NORMAL, APARECENDO ATÉ MESMO EM DUPLAS. Isso quando não surgem outros monstros piores que ele. Claro, isto ocorre somente nos momentos finais destes games, mas pensem bem, imagine que você está jogando Megaman e, em vez de enfrentar os chefes de maneira separada, os enfrentassem juntos, com todo o life e usando todas as suas habilidades, com direito a aparecerem "clones" deles? Pois é.

Caso você esteja lendo este artigo e ainda não jogou nenhum game da série Shin Megami Tensei, já aviso: no decorrer do jogo TREINE MUUUUUITO, deixe seus poersonagens os mais apelões possíveis pois, no final, você irá precisar ter personagens MUITO BONS pra terminar.

Bem pessoal, é isto. Como eu falei no início do artigo, sempre gostei de jogos difíceis, afinal, faz parte da sensação de "recompensa" ao terminá-los. E podem notar que, mesmo sendo difíceis, os jogos listados acima são extremamente divertidos, provando que não existe essa de "dificuldade frustrante".

Enfim, se você concordou, discordou ou então acha que falei alguma besteira, os comentários estão aí para isto!

Até!

9 comentários:

Michel R. M. disse...

Castlevania IV é terrível... Puta que parel, joguinho fedepe, mas já zerei, podem me chupar agora, ok, já chega.

Ah, já zerei Contra, agora podem me chupar mesmo.

Caso você esteja lendo este artigo e ainda não jogou nenhum game da série Shin Megami Tensei, já aviso: no decorrer do jogo TREINE MUUUUUITO, deixe seus poersonagens os mais apelões possíveis pois, no final, você irá precisar ter personagens MUITO BONS pra terminar.

Ok, vou baixar.

E só li os que já joguei ou me interessei. :T

Unknown disse...

ficou faltando kid camaleon

como diabos lançam um jogo com mais de 100 fases e sem nenhuma porra de save ou password...? @_@

e, alias, zerei contra, megaman e super castlevania, me invejem...

alias, a parte das escadas de super castlevania >>>>>> jogos bestas de hj em dia

:D

Thyago disse...

aí que está, kid chameleon nao é exatamente difícil, é apenas grande de forma extremamente safada.
sem falar que agora q me toquei que nao adicionei R-Type...

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Desses jogos aew eu soh zerei o Mega Man 8 e o Ninja Gaiden 2...
o NG2 me tirava o sono... akela porra era uma das minhas unicas fitas pro meu nitendinho... xD

>__<"


isso pq eu joguei qse todos...

soh nao joguei o Ghost 'n Goblins, Contra e o Shin Megami Tensei...

eu lembro q adorava o Demon's Crest... mas nao lembro de ter zerado...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gente, como vocês podem achar Super Castevania IV tão difícil assim??? Tá, a parte das escadas que caem os degraus com a p*rra da roda dentada perseguindo é sacana, mas o resto... =P
Mas na verdade esse game só é fácil pra mim porque o jogo milhões de vezes ao ano, desde criança, daí tenho tudo decorado e zerá-lo virou automático. xD

O resto, todos difíceis mesmo! No meu caso, Ghost 'n Goblins em especial. Nunca passei da miséria da primeira fase e desisti pra sempre de tentar. ¬¬º

Megaman 2 eu fui mais longe, mas nunca zerei. Amo Ninja Gaiden e consegui zerar na época, mas com MUITAS mortes nas costas.

Battletoads nunca zerei, mas também não fiz esforço pra isso porque nunca fui muito fã do game. A mesma coisa com Contra e Demon's Crest.

Splatterhouse eu não me lembro se cheguei a jogar. Já a série Shin Megami Tensei eu nunca joguei.

Thy, esqueceu de incluir Devil May Cry 3 aí. xD

Thyago disse...

a série DMC QUAAAASE entra, nao entrou pq o desafio q o game propõe soh existe na dificuldade hard e Dante Must Die, já q nestas dificuldades, além de mais resistentes, a IA dos inimigos melhora

Unknown disse...

É verdade, DMC só fica difícil do hard pra cima mesmo. Na lista entraram os jogos naturalmente difíceis. heheh xD