sexta-feira, março 20, 2009

Universo cyberpunk no anime e no mangá

Cyberpunk é como chamamos uma tendência moderna da ficção científica. Como nunca escondi, sou muito fã de Katsuhiro Otomo, com Akira. O próprio Metrópolis tem esses elementos (inclusive o filme que originou o mangá de Osamu Tezuka). Mesmo Batman o Cavaleiro das trevas e Watchman entram na jogada. Além de filmes como Eu robô, Blade Runner ou Inteligência Artificial. Não me extenderei nesses pois não é minha área de graphic novels nem de filmes.

Mas enfim, do que se trata?

Appleseed Pictures, Images and Photos


Um mundo onde a tecnologia é a mais avançada. Os problemas sociais aumentam, e grupos marginalizados dominam as ruas. Drogas, rebeliões, repressão, violência, pessoas feias - tanto psicologica como fisicamente. A pior faceta da natureza humana.

Entre os primeiros expoentes do gênero cyberpunk estão William Gibson, Bruce Sterling, Pat Cadigan, Rudy Rucker e John Shirley. O termo Cyberpunk se cunhou nos anos 80 e continua sendo atual. 

Algumas obras cyberpunks em anime, ou mangá:

Ghost in the Shell: 

GITS Pictures, Images and Photos

Originalmente um mangá, mas acabou sendo adaptado em um dos animes mais consagrados atualmente. A obra em mangá conta com uma gama maior de detalhes - e uma arte impecável.

De autoria de Masamune Shirow, é um dos maiores exemplos de história cyberpunk já publicadas. A história é sobre a major Motoko Kusanagi, que persegue um ciber-criminoso conhecido como Puppeteer. 

Akira: 
Fig. 27. Pictures, Images and Photos

Um clássico de Katsuhiro Otomo, autor do mangá e diretor do longa metragem de animação. Em um mundo pós apocalíptico, a história se passa na cidade futurística de Neo-Tokyo. Nessa cidade uma poderosa arma, Akira, está escondida.

Mais uma vez Masamune Shirow. Apesar de o anime não ser o melhor, o mangá é considerado mesmo pelo autor como a obra de sua vida.

Entre outros títulos estão:
Gunm (Battle Angel Alita), Dirty pair, Animatrix, Bubblegum crisis, Serial Experiments Lain, Ergo Proxy, Genocyber, AD Police, Clover, entre outros.

Vale a pena assistir ou ler algum desses títulos. É um gênero que tem muito a oferecer, e é ideal para quem gosta de pensar um pouco enquanto se entretém com a arte e o enredo.

Por hoje é só.

8 comentários:

Thyago disse...

rapaz, eu me lembro que assisti somente dois episódios de Ghost in the Shell na extinta Locomotion e achei MUITO fodas.
Acho que cyberpunk é meu estilo de anime favorito, se duvidar XD

Unknown disse...

Adoro cyberpunk!!!

Dos que você citou, meu favorito é Gunnm. =)

Bráulio Oliveira disse...

Jasque, eu acho que você poderia ter desenvolvido um pouco mais essa postagem! Introduzindo melhor o gênero com referências, características, pontos em comum e até desenvolver melhor os exemplos, e comentar mais do que só três.

Seu preguiçoso! XD

El Jasque disse...

eu comentei mais os principais xDD

eh q eu tinha limite de tempo na faculdade ><

bom, nao vai se repetir rs

Zenaku disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zenaku disse...

OBS:"Gunm" E COM DOIS "N" OU SEJA "GUNNM"

Bráulio Oliveira disse...

GUNNM? Isso parece um gemido. XD

El Jasque disse...

caraca q feio xDDD

me lembrei do renan me ensinando a escrever D. gray-man

se eh q eh assim, pra mim da na mesma
dgrayman dgray.man d-grayma.n xDDD

o importante eh haver comunicação ><