segunda-feira, abril 27, 2009

10 Idiotices que Jogadores de Futebol Fazem!

FBL-WC2006-MATCH11-BRA-CRO_5_15_52_PMApenas uma quantidade ínfima de jovens que sonham em ser jogadores profissionais conseguem se tornar profissionais, uma quantidade menor ainda deles vai para times grandes e assina contratos milionários. Além disso estudos indicam que eles são verdadeiros gênios, por possuírem uma inteligência espacial diferenciada. Mas mesmo de passar por toda essa seleção fria e cruel, a maioria deles ainda faz canalhices homéricas e no meio das partidas comentem erros bobos que seriam dignos de chacota até na pelada da várzea da esquina!

Veja aqui quais são as principais cagadas que seus jogadores prediletos fatalmente farão um dia, te obrigando a chamar a mãe deles de tudo menos "santa".

1010 – DRIBLAR NA INTERMEDIÁRIA

Com o tempo os volantes estão absorvendo novamente suas características originais, elementos do esquema tático que vão e voltam, marcam e atacam, criam jogadas para seu time e destroem a dos demais. Veja o nome, volante, é algo que gira, que tem movimentação. Se o bom Deus permitir seres inúteis como Gilberto Silva logo desaparecerão. Mas isso trouxe uma desvantagem! Com mais técnica eles passaram a ter mais confiança, às vezes um pouco mais do que o necessário… Aí já viu, vão fazer aquela firula na frente da área e pimba, contra-ataque fulminante com a zaga desguarnecida.

909- PRECIOSISMO NA CARA DO GOL

Aquele centroavante cheio de marra chega na cara do goleiro e pode muito bem apenas tocar de chapa no contra-pé dele, o que seria eficiente, rápido, fatal, mas… Comum demais. Aquele gol que passa em 2,5 segundos no GloboEsporte enquanto o apresentador fala "Fulano recebeu bom passe e tocou no canto, um a zero para o time da casa". Muitos jogadores não suportam essa desconsideração, querem destaque, querem as manchetes – e as vezes conseguem, só que dá forma errada.

Mesma situação, cara do goleiro, aí ele tenta uma cavadinha e joga nas mãos do goleiro, que ainda zoa da cara do coitado. Ou então ele vai e tenta dar um elástico e o goleiro tira, ou ainda dribla o goleiro e tenta uma firula a mais, como dar de letra ou qualquer coisa do tipo. Já viu, não tem como o torcedor não ficar puto.

808- CAIR NA PILHA E AGREDIR

Esse acontece muito, antigamente se dizia que brasileiro caia fácil na catimba de argentino, uruguaio e peruano; mas acho que hoje em dia o país mais catimbeiro mesmo é o Brasil. Veja a cera que os goleiros fazem para bater um tiro de meta quando estão ganhando, ou o tal do cai-cai, as câimbras na hora de sair, as caminhadas atravessando o campo para bater um escanteio.

Enfim. Isso agora está acontecendo até internamente, não só em torneios internacionais. Todos já sabemos o que um jogador que está fazendo cera quer: nos tirar do sério para que, perdendo a paciência, sejamos expulsos! E muitos fazem exatamente isso, é impressionante. Só em alguns casos isso pode ser justificado (ou pelo menos satisfatório para a torcida e para que demos risada no futuro), como a imagem acima, que é explicada por este vídeo.

707- FAZER LIGAÇÃO DIRETA

Aula básica de tática futebolística: um time é disposto em campo em defesa, meio-campo e ataque. A função da defesa é impedir as investidas adversárias e repassar a bola para o meio-campo, que irá trabalhar a bola para permitir que o ataque chegue em boas condições de marcar o gol. Esse é o básico e existem algumas variações e inovações, só que nenhuma delas baseia-se em fazer com que a defesa trabalhe a bola para o ataque, simplesmente porque eles são brucutus demais para fazer isso!!! Mas tem alguns que são tão brucutus que esquecem desse detalhe e se abestam a dar uma de Gérson e só fazem merda.

Além de matar um potencial lance do nosso time esse tipo de idiotice ainda abre brecha para um contra-ataque, já que o zagueiro está se aventurando lá na frente e a cobertura não é sempre tão competente.

606- FICAR NA BANHEIRA

Ficar na banheira com inteligência não é nenhum problema para mim, longe disso! Se o cara tem talento assim, e consegue ser matador mesmo, que fique lá e faça seus gols quando a bola chegar. O que me incomoda profundamente é o jegue do atacante ficar sempre em posição de impedimento. Tipo, não é muito difícil ver a linha dos zagueiros e tentar se manter atrás dela, mas isso não entra na cabeça de alguns atacantes, que fazem questão de simplesmente acabar com a jogada de ataque e ainda devolver a posse de bola para o adversário. Idiotice!!!

505- CRUZAR RASTEIRO

Sério, essa é uma que me irrita profundamente, assim como a banheira. Seu time está perdendo, precisando mesmo do gol, aí tem uma falta lateral e todos seus zagueiros enormes vão até a área tentar alguma coisa. Todo mundo está se matando lá dentro, levando cotovelada, procurando espaço, caindo, levantando, aí vem o idiota do lançador e joga a bola na cabeça do primeiro homem da defesa, que nem precisa pular para tirar a bola.

Puta merda! Todo mundo estava lá, tinha gente realmente alta, todos esperando para pular até seu intestino sair pelos olhos e o cara joga a bola a meia altura na cabeça do primeiro marcador? Eu daria uma voadora à lá Luis Fabiano nas fuças do infeliz!

404- CAVAR PÊNALTI

Em muitos momentos a marcação de um pênalti é comemorada como um gol, e não é para menos, colocar a bola na risca é estatisticamente a melhor chance que seu time pode ter de colocar a pelota no fundo das redes. E, já que os benefícios são enormes, porque não arriscar uma jogada para tentar conseguir um pênalti, se jogando no chão de braços abertos? Pombas! Pense um pouco, está certo que a chance de fazer um gol na penalidade máxima é absurda, mas para sofrer um pênalti fosse deve estar dentro da grande área, e uma vez na grande área suas chances de conseguir um gol já são enormes!

Além disso os pênaltis seguem a voraz lei da oferta e da procura. Vejam só, conseguir um é bom demais, todos vão querer, se muitos querem os juizões vão ter um cuidado quadruplicado antes de apontar a cal. É uma aposta muito arriscada desistir de um lance dentro da grande área para buscar uma chance ínfima de enganar o juiz e arrancar um pênalti! Fora que você ainda levará um cartão amarelo por simulação e a posse de bola ficará para o adversário. Alguém, por favor, dê aulas de estatística para os jogadores.

303- FALTA LATERAL

Essa é da classe de cagadas que não é completamente fatal, pode chegar até a ser, mas é especial por deixar o pobre torcedor absolutamente puto. Como ela acontece? O adversário tentava se infiltrar pelos flancos mas a marcação o cercou eficazmente, ele está de costas para a área e junto da linha lateral. O que um jogador pode fazer nesse caso? A não ser que seja um gênio absoluto que dê três chapéus e saia na cara do gol ele terá apenas duas opções: chutar em cima da zaga para tentar o lateral ou recuar a bola. Nenhuma interessa para ele.

Aí que chega a cagada.

O zagueiro vem correndo ensandecido achando que aquele lance é absolutamente perigoso e que o indefeso atacante que está acuado no canto é um monstro maligno pronto para dar um headshot no seu goleiro e dá-lhe uma traulitada nas canelas, leva cartão amarelo e permite que o time adversário tenha uma falta perigosa onde todos zagueiros e jogadores altos vão para a área buscando um gol. O ideal seria que ele fosse expulso e livrasse nosso time dessa praga imbecil.

202- CRUZAR BOLA NA FRENTE DE SUA ÁREA

Esse é um erro primário e que eu nem tenho muito o que falar, é como bater lateral com pé levantado ou recuar fraco para o goleiro quando pressionado. Basicamente acontece quando o time está saindo da zona defensiva pelas laterais, e o genial jogador decide virar o jogo à meia altura na frente da área. Okay, às vezes ele está pressionado pelo ataque adversário e vê o lateral oposto livre, leve e solto; porque não passar a bola para ele, que terá muito mais chances de criar uma jogada ofensiva de sucesso? SIMPLES! Porque o atacante adversário pode matar a bola no meio do caminho e fuzilar o seu goleiro, jegue!

101- TIRAR A CAMISA QUANDO FAZ O GOL

Parece besteira, isso não vai te prejudicar em nada, seu time não vai perder a bola, não vai perder chance de gol, não vai dar chance de gol ao adversário. Nada. Então porque o primeiro lugar? justamente por isso! Porque é um lance em que o jogador toma um cartão amarelo por absolutamente nada! Veja só, todas as cagadas anteriores, por mais idiotas que sejam, partem da intenção do jogador de conseguir alguma coisa benéfica para seu time. Seja um pênalti, seja uma jogada ofensiva, seja o fim da jogada ofensiva adversária – exceto o item 08, que não ocorre na tentativa de nada benéfico ao time, mas ocorreu por pressão do adversário.

Ela ocorre quando o jogador faz um gol e, de tão feliz, tira a camisa para… Vai saber para quê, para ficar sem camisa, oras! Mas a questão é que todo mundo sabe que se fizer isso vai tomar um cartão. Não há discussão, tirou a camisa na hora do gol toma cartão. É certo? É errado? Isso se discute com o comitê de arbitragem que elabora as regras do jogo, mas se está estabelecido assim, obedeçam!

Cansei de ver jogador sendo expulso nesse tipo de lance, ou levando outro cartão depois e sendo expulso, aí sim, prejudicando absolutamente seu time! Poxa, será que é pedir demais que os jogadores pensem um pouco? Na verdade, talvez. (…) De qualquer forma um lance que me surpreendeu foi esse (percebam os últimos segundos, onde Ramirez impede que Wagner tire a camisa). Apesar de muitos jogadores ainda serem quadrúpedes, uns poucos mantêm os neurônios funcionando quando calçam a chuteira. Parabéns para Ramirez que impediu que Wagner tirasse a camisa!

Essas foram as idiotices que lembrei por hora, comentem se tiver esquecido alguma, ou não concordarem com essas!

That's all, folks!!!

9 comentários:

Unknown disse...

aaahhh, a maestria de fazer burrada no futebol...

nada como fazer isso

cansei de perder gols feitos por querer firular, odeio fazer gol sem ao menos driblar um jogador, eh instintivo saber q drible >>>>> gol [por isso fui pro meio de campo]

:D

Bráulio Oliveira disse...

Realmente o drible aparece mais que o gol, mas sem gols você perde espaço para dribles - e pode até passar a ser criticado!

É a tal da objetividade. XD

Gustavo disse...

Outra coisa idiota é bater o escanteio rasteiro. Todo time faz isso!

Anônimo disse...

Hhyuiheihuihe... Cara.. parabens pelo blog, um conteudo inteligente e engraçado.

Outra coisa que me irrita é quando o zagueiro do seu time faz aquele penalti bobo faltando 1 minuto pra acabar o jogo!!!

Abraçao

Robson Saldanha disse...

Muito bom o blog, curti pra caramba... voltarei outras vezes...

tá linkado!

Bráulio Oliveira disse...

Opa, obrigado Nit e Robson! E é verdade, essa é mesmo uma situação singular, de tacar o sapato na tevê mesmo!

Luilton disse...

Excelente artigo, cara. Parabéns.

A que mais me deixa irritado é o atacante que fica em impedimento. Porra, além de burro é um preguiçoso do caral%$, não tá vendo os zagueiros??

Valeu.

Bráulio Oliveira disse...

O impedimento realmente é algo de dar nos nervos do torcedor, porque muitas vezes é uma boa chance que é desperdiçada por causa de bobeira. Quem é gênio nesse sentido é Ronaldo, ele consegue sempre ficar na linha da zaga e evitar o impedimento.

Obrigado pela visita, Luilton. o/

Jaderson disse...

Muito bom Lee.

As que mais me revoltam são as faltas laterais e penaltis bobos.

Gostei da foto do meu parceiro cocada, foi meu vizinho.

aehaheuahuea

Esse caso não tinha motivo para não tirar a camisa, ele fez o gol no ultimo minuto de jogo, era o juiz recomeçar e acabou, acabou inclusive o campeonato. A expulsão e briga posterior que poderiam dar mais problemas xD.