domingo, maio 31, 2009

Haruhi 2 - A 'menina maluquinha' voltou!!!



Lançar a segunda temporada exatamente no meio de uma reprise da primeira... essa foi a estratégia de marketing mais bizarra desde a morte do capitão america por um simples tiro.

Os boatos e especulações eram de que passaria logo após essa reprise, mas ninguém tinha muita certeza(até porque já nos prometem essa temporada há muito tempo). Mas o importante é que Haruhi voltou antes do fim do mundo em 2012!

Então vou falar um pouquinho da primeira temporada, para os que não conhecem(sacrilégio) e as primeiras impressões dessa nova temporada.



Se você nunca ouviu falar no nome Haruhi(ou ao menos ter visto um cosplay dela), pare de se chamar otaku agora mesmo.

A história de Melancolia de Haruhi é a seguinte: Suzumiya Haruhi é uma garota excêntrica aos olhos dos demais. Todos olham estranho para ela e a excluem porque... ela diz acreditar em et's, espers(ou paranormais), viajantes do tempo e qualquer coisa que acreditamos existir apenas em ficção.

Então ela encontra Kyon que dá a ela a idéia de criar um clube para investigar esses fenômenos. Surge a brigada S.O.S. Curiosamente Kyon acaba descobrindo que ETs, espers e viajantes do tempo existem! Não, pior, tem um de cada entre os membros da Brigada SOS, como se todos esses seres extranhos fossem atraídos por Haruhi inconscientemente e justo ela que é fascinada por isso desconhece totalmente.

Com o tempo Kyon descobre coisas muito esquisitas, como por exemplo, que os sentimentos de Haruhi poderiam mudar o mundo, e até mesmo acabar com ele.

A segunda temporada começa com o capítulo Rapisódia da Folha de Bambu, baseado na light novel que inspirou a série(light novels são livros. frequentemente são adaptados em mangá, animes ou jogos).

Então se você quiser uns spoilers do que vai acontecer, leia as light novels aqui. Aí já tem até o próximo capítulo em português e em inglês já tem até o volume 9.

A primeira temporada do anime tem 2 ordens diferentes dos episódios: cronológica(por Haruhi) e anacrônica(por Kyon).

A primeira temporada seguiu a ordem anacrônica na exibição. Essa segunda temporada seguirá a orgem cronológica. Ele se localiza cronologicamente após o episódio 7 - O Tédio de Haruhi Suzumiya.

Complicado, mas esse é o motivo de a segunda temporada ser exibida numa reprise exatamente no meio dela, entendeu?(mas que custava terem avisado né)

Nesse episódio, Rapsodia da folha de bambu, Haruhi está empolgada com o Tanabata- data comemorativa do japão envolvendo duas deusas. Mas de repente ela perde o ânimo. Então Asahina Mikuru faz um pedido para Kyon: Voltar com ela para 3 anos atrás!








O resultado é surpreendente, principalmente quando mostra que Nagato também consegue viajar no tempo(à maneira dela).

Haruhi também ficou muito famoso pela "dancinha" do encerramento.
O que não faltam é referências a ela.

Mas o barato de Haruhi mesmo é que é um anime para ser pensado, principalmente para quem gosta de ficção científica é um prato cheio. Pô, juntar viajantes do tempo, espers e alienígenas em uma série só? É uma idéia genial. E tudo isso torna Haruhi um grande sucesso e ah, alguns o cultuam como religião: o Haruhiismo. Mas isso é coisa de otaku doente eu acho xD.

Ah, e também surgiu ultimamente uma moda de transformar os gêneros dos personagens de Haruhi.



Fizeram até esse vídeo da Kyonko-chan e da Itsuko-chan dançando.

Bizarro...mas bonitinho(?).

Além disso, pra terminar, também tem a série por youtube Suzumiya Haruhi-Chan com os personagens em SD, lançada antes da segunda temporada.

Confira no canal da kadokawa shoten no youtube.
(para versão com legendas procure em algum fansub).

Ficamos por aqui, até a próxima.
Penso em variar um pouco nas próximas postagens, fora os reviews, mas não garanto quando vai sair... Que problemático.

Mi mi mirakuru Mikurun run~

4 comentários:

Leandro disse...

Suzumiya Haruhi *___*

Thyago disse...

...
caso um dia eu te encontre e vc inventar de falar em japa comigo, aguarde uma cotovelada no queixo XD

Anônimo disse...

Nunca ouvi falar nessa série antes...

Porto disse...

É uma das poucas surpresas que ainda me resta no mundo animação nipônica, aliás a única entre as mais recentes.

Simplesmente genial o episódio inédito que assisti (o 8 contando com a reprise), Teoria da Relatividade para explicar o prazo de promessas, Teoria do Parodoxo sem conclusão para o Paradoxo.Genial. A premissa " A realidade é construção do imaginário" numa narrativa deliciosamente excêntrica. Se tudo já é banal, então desconstruir e reconstruir é o caminho para aliviar um pouco a melancolia da Suzumiya Haruhi.
Suzumiya dá banho com muito humor e ironia em animes metidos a complexados ( complexados mesmo, tss) e filosóficos por aí...
É um dos poucos animes recentes que ainda valem a pena ser visto, e de conteúdo obrigatório para qualquer fã de animação em geral.