segunda-feira, maio 04, 2009

Os brasileiros na Copa Libertadores

Olá, estou aqui para falar sobre a competição internacional sulamericana do momento: Copa Libertadores da América!! Sim, eu sei que não sou regular e falo toda hora sobre um assunto diferente, mas sou eu também que mexo com o layout do blog, então, pode-se dizer que postar matérias é uma oportunidade rara para mim. OK, mentira. u_u

A matéria fala sobre os times brasileiros que estão na Libertadores. Sim, todos eles. Nenhum caiu fora. Comentar cada confronto das oitavas seria chato e copiativo. Coloquei vídeos, um pra cada time; o que eu achei que ficaria melhor para cada um, mostrando seus momentos de glória no campeonato.


  • Grêmio

Não só o melhor time brasileiro na competição, mas também a melhor equipe da fase de grupos. O Grêmio arrasou na primeira fase do torneio, vencendo todos os jogos com exceção de um empate, no primeiro jogo. Há quem diga que foi um dos grupos mais fáceis, e realmente foi. Porém, esse desempenho excelente garantiu à equipe gaúcha o direito de disputar todos os jogos de volta com mando em casa. Por enquanto, o tricolor tem pela frente o Universidad San Martín do Peru, que se classificou no sufoco. Deve ser uma vitória fácil para o Grêmio.


  • São Paulo

O São Paulo, tão tradicional na Libertadores, conseguiu a vaga sem muitos problemas. Apesar de alguns tropeços, jogos com time misto e afins, o tricolor conseguiu garantir sossegado o primeiro lugar do grupo, além de protagonizar o lance mais engraçado até agora na competição. Seu adversário seria o Chivas, mas problemas com a gripe suína adiaram o jogo em uma semana. Se tudo correr normalmente, é provável que o São Paulo consiga se classificar sem muitas dificuldades.


  • Cruzeiro

Mais uma equipe que garantiu a liderança, só que não com tanta facilidade. Tomou uma goleada por 4x0 para o Estudiantes-ARG, jogando fora de casa. No Mineirão, porém, fez bem o dever de casa, não tomando um só gol em seu terreno. Será possivelmente o adversário do São Paulo na próxima fase. Por enquanto, tem pela frente o Universidad de Chile, que não aparenta ser perigoso, mas cuidado e humildade nunca são exagero, principalmente no jogo fora de casa.


  • Sport

Sport, o time de Pernambuco, que jogando apenas a sua segunda Libertadores, após 11 anos, conseguiu um feito incrível: ficou em 1º lugar no temido grupo da morte. Foi muito bem contra os adversários internacionais, mas perdeu seus únicos pontos contra o compatriota Palmeiras. Possui em seu elenco tanto jogadores jovens como jogadores experientes, usando como principal arma a Ilha do Retiro. Seu adversário nas oitavas? Coincidentemente, o Palmeiras, que compartilhou o segundo lugar neste mesmo grupo.


  • Palmeiras

Apostando em um elenco novo e jogadores rápidos e técnicos, o Palmeiras não vem como favorito, mas tem tudo para crescer ao longo da competição. O único time brasileiro a passar pela Pré-Libertadores, eliminou facilmente o Real Potosí-BOL. Tudo parecia ter ido por água abaixo com duas derrotas seguidas contra a LDU e Colo Colo. Contudo, com um gol milagroso no último jogo, fechando um ótimo desempenho fora de casa, conseguiu o 2º lugar do grupo da morte. Agora, jogará todas as suas fichas contra o rival Sport para ver quem seguirá vivo na competição. Certamente, o melhor jogo dessas oitavas-de final. Principalmente por se tratar de dois clubes brasileiros.

3 comentários:

Bráulio Oliveira disse...

Vai ser foda. *-*

Anônimo disse...

Como meu time não está na competição, nem estou acompanhando a Taça Libertadores da América desse ano.

Paulo_HT disse...

dalhe grêmio!
ganhou denovo ontem e continua com o melhor aproveitamento da competição