quinta-feira, agosto 20, 2009

As 5 Melhores Invenções Acidentais

Todos ficam imaginando como certas invenções foram criadas, e alguma delas das mais importantes, foram feitas acidentalmente, isso mesmo pessoa, na mais pura sorte, segue abaixo como estas invenções surgiram.

  • 5) Forno Microondas

A idéia de usar micro-ondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer. Um dia estava trabalhando num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que tinha no seu bolso tinha derretido. O primeiro alimento a ser cozinhado deliberadamente com microondas foram pipocas, e o segundo um ovo que explodiu na cara de um dos experimentadores.


  • 4) Super Glue Super Glue

É uma das mais potentes colas instantâneas já fabricadas. Em 1942, o Dr. Harry Coover foi trabalhar para a Eastman Kodak. Seu trabalho consistia em encontrar um plástico que pudesse ser usado como uma clara alça. Coover ficou frustrado com o material que fez, chamado cianoacrilato, pois era muito pegajoso. Ele jogou todo o experimento fora. Anos depois descobriu que a cola ainda estava grudado no fundo da lata de lixo.


  • 3) Borracha Vulcanizada

Em 1836, Charles Goodyear conseguiu um contato para fornecer sacos postais de borracha para o departamento de correios dos EUA. No entanto, havia um grande problema: os sacos de borracha produzidos por Goodyear eram muitos ruins. Após testes com dezenas de substâncias, Goodyear decidiu usar enxofre. Aqui foi a sorte: ao respingar uma parte da mistura de borracha e enxofre na chapa quente do fogão, ele notou que a borracha não fundia na madeira esperada e resolveu pesquisar a fundo as misturas com enxofre. Algum tempo depois, surgia a borracha vulcanizada.


  • 2) Vidro de Segurança

É aquele tipo de vidro usado em carros e edifícios, que não se despedaçam ao levar um tiro, por exemplo. Um dia, o francês Edward Benedictus bateu em um balão de vidro de cima de uma prateleira. Quando foi juntar os cacos, ele percebeu que o balão estava quebrado, mas não tinha se despedaçado. Depois de falar a um de seus assessores sobre o incidente, ele descobriu que tinham aplicado nitrato de celulose no vidro, que agiu como um adesivo e o impediu de quebrar em pedaços.


  • 1) Penicilina

A penicilina é um antibiótico natural e foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório, em Londres. Quando voltou reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinham sido contaminadas por um bolor, e em volta das colônias deste não haviam mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demostraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida, a penicilina. Essa foi uma das maiores descobertas na área da medicina.

2 comentários:

Bárbara disse...

Eu já colei o meu dedo com essa super cola. Não colei um no outro, tirei a tempo, mas os dedos ficaram cascudos. Definitivamente, não é legal.

Diego disse...

muito interessante essas historias
eu ja sabia que muitas das nossas invensssoes eram "acidentais "
mas e interessante saber como ocorreram XD