terça-feira, outubro 27, 2009

Grandes seqüências do terror

semterror Eu já postei em outros carnavais a minha opinião sobre a utilização de seqüências nos filmes, resumidamente comentei que se a história foi planejada para ser contada em mais de uma parte, e o roteiro, atuação e investimento foi condicionado para isso com certeza sairá algo de bom! Mas o mundo é competitivo demais para isso, o dinheiro para uma seqüência só surge se você faturar com o primeiro filme, e isso só acontece se você jogar as suas boas cartas de cara na mesa.

Bem, o terror por acaso tem uma experiência incrível com isso! Alguns dos maiores números de seqüências para uma história se concentram nesse gênero, talvez apenas 007 seja o estranho no ninho. Confiram alguns exemplos que são sucesso absoluto e outros que talvez nem tanto assim, mas se mostraram persistentes (sic) e continuaram acreditando em seu potencial.

Ah, só para deixar claro que o "Grandes Seqüências…" não se refere a quantidade de filmes, essas listas vocês conhecem de cor e salteado. Isso se refere aos conjuntos de filmes de grande sucesso e qualidade no gênero terror. Tá, vai, e alguns que conseguiram emplacar várias películas.

  • Evil Dead – 3 Filmes

Sou suspeito para falar, fã confesso dessa majestosa trilogia de Sam Raimi não poderia deixar de colocá-la aqui. Os filmes contam a saga do azarado Ash (Bruce Campbell) que se viu rodeado por espíritos malignos quando leu o Livro dos Mortos em uma cabana abandonada. Convenhamos, não foi a idéia mais genial que ele e seus amigos tiveram. O segundo filme acabou se configurando como um reboot do primeiro, tendo em vista que por problemas judiciais a produtora não pôde usar sua história para criar uma seqüência cronológica. Já o terceiro começa onde o segundo acabou e ainda deixa uma pontinha (ou uma pontona) para a realização de um quarto longa. Especulado por Raimi, inclusive.

  • Hannibal Lecter – 4 Filmes

Nada como um terror refinado, com toque de classe, estilo, cérebros ao molho madeira… ops. Em seus quatro filmes (Silêncio dos Inocentes, Dragão Vermelho, Hannibal e Hannibal – A Origem do Mal) a psique humana é desafiada pelo gênio antropofágico interpretado magistralmente por Anthony Hopkins.

  • Alien – 4 Filmes

Os alienígenas sempre povoaram o pensamento do homem moderno, a possibilidade de que fossem hostis, bonzinhos, avançados, parecidos com os humanos, diferentes. Enfim, o filme de Ridley Scott criou uma das imagens mais assustadoras que temos dos verdinhos e permitiu seqüências de qualidade. Além de influenciar outras grandes obras, como Marte Ataca ou Independence Day.

  • Sexta-feira 13 – 12 Filmes

Contando o mais recente filme lançado esse ano são um total de 12 filmes, a fórmula se repete: o garoto estranho que era motivo de piada para todos amigos playboys morrer e volta na sexta-feira 13 para desmembrar esses adolescentes fúteis, bullyers (como se chamam aqueles que praticam bullying?) das mais diferentes formas possíveis. E com as mais diferentes armas, também.

  • A Hora do Pesadelo – 8 Filmes

Assassino sádico de várias crianças na Rua Elm, Freddy é queimado vivo e retorna nos sonhos de adolescentes, alimentado por seu medo, para que possa continuar a carnificina. A fórmula também é sempre a mesma, e o cara continua à toda! Em 2010 vai ter o seu nono longa.

  • Halloween – 9 Filmes

Assassino mascarado sai pelas ruas no dia 31 de Outubro e aterroriza adolescentes fornicadores e fúteis. Aterroriza é leve, trucida. É mais um da old school do terror norte-americano e não poderia ficar de fora.

  • Jogos Mortais – 5 Filmes

A mais recente seqüência de sucesso inovou no Halloween de 2004 mostrando um assassino jogador que gosta de dar a oportunidade de vida para suas vítimas, com a condição de que se despreguem das coisas materiais (na maioria do caso matéria de seu corpo) para que possam entender o valor da vida. Surpreendeu com baixo orçamento e lucros impressionantes nas primeiras edições e acabou desandando nos últimos, prepara mais um para esse fim de semana e ninguém sabe onde ele vai parar.

  • Zumbis de George Romero – 5 Filmes

O criador da mitologia de zumbis já pintou e bordou em seus mais de 40 anos de carreira, mostrou zumbis surgindo em cemitérios, zumbis aprendendo a raciocinar, zumbis expostos a testes em bases militares, zumbis no estilo Bruxa de Blair. Enfim, o cara pode e quer mais – está produzindo mais um … of the Dead para o ano que vem e ainda planeja escrever um livro, onde dizem conterá, finalmente, a resposta magistral dessas criaturas: De onde diabos eles vieram?

  • Hellraiser – 8 Filmes

Fui apresentado a esse num saldão de filmes originais, comprei os três primeiros por 10 reais e achei que acabava ali, qual foi minha surpresa ao saber que, pelo menos até agora, já são 8 longas! Enfim, esse clássico trash conta a história de entidades demoníacas que são invocadas ao mundo dos vivos através de um misterioso cubo. E como são muito boazinhas oferecem prazer para quem vêem, pena que o prazer para eles é a dor.

Enfim, sei que existem muitas e muitas e muitas outras seqüências de sucesso, talvez até algumas melhores do que essas. Mas creio que essas aqui dispostas representam bem o terror em seu âmago, e são mais que recomendada para quem quiser virar uma noite de halloween vendo bons filmes de terror com os amigos. Nos comentários podem deixar suas impressões sobre estas e sugerir outras que incluiriam na lista. 

2 comentários:

Eduardo disse...

Quem pratica bullying é bully, sua anta xD

Bráulio Oliveira disse...

Ah, como ia saber? ç_ç

Tá, pesquisei no google e achei isso. Mas achei tão estranho... Tipo, "bully"? Só isso?!

Aprendi minha lição, o google sempre tá certo.