quinta-feira, novembro 05, 2009

Beatlemania 2.0

image "Comprem nossos discos!"

Não é só o cinema que sofre com a falta de inovação e dá as caras com remakes de sucessos antigos. A música também está sofrendo um intenso revival de ídolos do passado. Após boatos sobre uma turnê bombástica do Legião Urbana (sim, eles mesmo) e o lançamento de um novo DVD do Nirvana chegou a vez dos Beatles entrarem novamente (se é que alguma vez saíram) da crista da onda!

  • O Game do Ano

A maior banda de todos os tempos veio novamente à tona com o, classificado pelo Brainstorm9 como melhor game do ano, The Beatles: Rockband. Jogo que exigiu um esforço homérico de produtores, desenvolvedores e, porque não? Advogados! Esforço esse que foi feito na certeza de um retorno bastante oneroso, o que certamente se configurou em realidade.

  • A Polêmica

Aí então o Sir. Paul McCartney entrou em uma polêmica com sua gravadora, EMI, anunciando que gostaria de ver suas músicas disponíveis para download na internet. Ao que você pergunta: Mas lá nas Discografias não tem faz tempo? Não! Download legal e devidamente pago para pôr o pão na mesa do McCartney e suas ex-esposas.

  • Digitalização: Não pela Apple, mas pela Apple

Um pedido como esse não pode ser negado, e logo é anunciado que toda a discografia dos Beatles seria remasterizada e lançada em formato mp3. Ainda não sendo vendida na internet, mas pelos menos seria um passo nesse sentido.

Quem queria muito isso era Jobs, louco para intensificar ainda mais os lucros de seu iTunes ele foi e voltou nas negociações pelos direitos musicais da banda. Acabou derrotado. E então, o que aconteceu? A Apple anunciou o lançamento de todos os 14 álbuns em um dispositivo USB em formato de maçã, tendo ainda documentos sobre a produção dos discos, depoimentos e tudo mais.

Espera aí. Mas se Jobs perdeu, como que a Apple lançou um produto com os Beatles? É que quem detém os direitos sobre as músicas é a Apple Corps., e a empresa de Steve Jobs é a Apple Inc.. E uma não tem absolutamente nada a ver com a outra, exceto pelo nome e pelo símbolo. Bizarro, não?

  • O Espertinho, ou não

Então vendo que todas essa confusão estava fazendo movimentar muito dinheiro, um americano pensou lá com seus botões: Esses Beatles devem ser bons mesmo! E numa sacada de gênio ele resolveu vender as músicas da banda inglesa em seu site, por 25 cents. Ele só não esperava que antes de fazer isso precisava pedir autorização a alguém. E acabou processado. Mundo injusto, um homem não pode sequer ganhar um dinheirinho honesto.

  • A letra no fundo da gaveta

Por uma coincidência do destino, justamente quando os Beatles voltam à crista da onda, Hunter Davies, biógrafo da banda, achou em suas gavetas uma letra que George Harrison o entregou na década de 60! A composição é uma homenagem ao seu amigo e companheiro John Lennon e trata das idas e vindas dessa amizade. Mas como o guitarrista não está mais entre nós, ela foi musicada por Dean Johnson, da banda Wiral. A letra escrita por Harrison e a versão musicada você pode ver aqui. Deve render mais alguns milhões.

image "Pense globalmente, atue localmente"


A indústria do entretenimento vive de bolhas, assim como a economia, a moda e vários outros setores da cultura humana. Quando algo está em alta, está em hype, muitas pessoas tentam se aproveitar disso para lucrar o máximo que podem. Foi assim com as ferrovias na Inglaterra do século XVIII, foi assim com os filmes sobre zumbis na década de 70, foi assim com o setor imobiliário norte americano nos anos 00 e é assim com os Beatles.

Pelo menos dessa vez é uma bolha de qualidade, vamos esperar que dela saiam muitos produtos que possam matar um pouco da saudade dos fãs e, porque não, enriquecer um pouco mais a família dos coitados.

1 comentários:

Bárbara disse...

Como eu quero os CDs remasterizados!