quarta-feira, janeiro 27, 2010

Entenda Futebol Americano #02 – Os Jogadores

image

A essa altura você já deve saber que o Futebol Americano consiste em uma disputa de ataque contra defesa onde cada lado pretende chegar à end zone do adversário, em uma batalha campal por jardas. Batalha que envolve uma série de regras, claro. Agora conheça mais um pouco sobre os protagonistas dessa batalha.

Como a partida é dividida em campanhas de ataque contra defesa as formações das equipes não poderiam ser diferentes, enquanto uma está atacando possui funções ofensivas, e vice-versa.

Formação ofensiva

No football as campanhas de ataque se baseiam em duas opções: Ou você faz um lançamento para que o seu companheiro receba a bola com os dois pés no chão e ganha as jardas de distância, ou dá a bola para que um jogador especialista tente correr com ela, desviando dos defensores, para chegar o mais longe que puder.

Quem decide se a bola vai ser lançada ou passada é o Quarterback (QB), ele é o grande pensador no campo, o principal jogador da equipe. Exatamente por isso deve ser protegido. Nas campanhas ofensivas é formada uma linha à sua frente, no centro dela fica o Center (C) - aquele jogador que segura a bola e a passa para trás por baixo das pernas, além de segurar investidas e organizar a linha. Ao lado do C ficam os Guards (LG/RG), que bloqueiam as investidas frontais ao QB, e nas pontas da linha ficam os Tackles (LT/RT), responsáveis por proteger as costas do QB.

Uma vez protegido o QB pode fazer sua opção, caso decida efetuar um lançamento terá à sua disposição os Wide Receivers (WR), que ficam nas laterais do campo e disparam para o fundo quando a jogada começa, para receber a bola; ou o(s) Tight End (TE), que partem da linha central.

No entanto, se ele optar por uma corrida, terá que recorrer aos Running Backs, que ficam posicionados atrás do QB e recebem a bola na mão para enfrentar os defensores adversários. Dependendo do quão atrás do QB estejam são denominados Tailback (TB), Halfback (HB), Fullback (FB).

Formação defensiva

Como o ataque pode se promover de duas formas, cabe à defesa trabalhar buscando evitar essas duas formas de avanço. Ou seja, o princípio básico da defesa é impedir que a bola chegue aos receivers e impedir que os running avancem.

Além disso podem tentar acabar com o ataque pela fonte, derrubando o QB adversário. Com essa finalidade é formada a linha defensiva, no centro dela estão os Defensive Tackles (LDT/RDT/NS), eles se chocam com os guards adversários para bloquear o QB pela frente; e nas pontas da linha ficam os Ends (LE/RE), que se chocam com os tackles adversários para sacar o QB pelas costas.

Por trás da linha defensiva ficam dispostos os Linebackers (LB), eles formam uma segunda linha, que deve segurar os runnings adversários, qualquer outro elemento da linha ofensiva que avance e ainda cobrem os receivers em algumas jogadas. São elementos de extrema importância. Ainda nessa linha temos os Cornerbackers (CB), que ficam nas pontas defensivas acompanhando os WR e tentando impedir que receptem a bola.

Por fim estão dispostos os Safeties, jogadores que ficam atrás das duas linhas para bloquear qualquer jogador que escape delas com a bola, impedindo que fique livre para marcar o touchdown.

image 


Pois bem, essa é uma visão generalista das posições no futebol americano, de acordo com o desenrolar da partida e a tática do treinador ela pode ser adaptada. Tente ver alguns jogos (que você já deve estar entendendo melhor) e perceber quem desempenha qual função!

O próximo e derradeiro artigo será sobre a NFL, como ela funciona, lendas, campeões e equipes. Até lá.

0 comentários: