quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Música brasileira - Parte 3: A época do Iê-iê-iê

image

Jovem Guarda era o nome do programa apresentado por Erasmo Carlos, Wanderléa, e Roberto Carlos. Transmitido pela rede Record a partir de 1965, ele marcou a ascensão do movimento no Brasil, sendo responsável por causar uma febre entre os jovens.

O movimento foi inspirado no Rock and Roll que chegou ao Brasil vindo de outros países, principalmente pelo rock dos Beatles (daí vem o “iê-iê-iê”, paródia ao “Yeah yeah yeah” utilizado em uma música do grupo). Nele incorporou-se a guitarra elétrica, alvo da crítica de muitos artistas ligados à Bossa-Nova.

O programa que passava nas tardes de domingo na rede Record promoveu esse novo movimento da música brasileira, quando ele estreou, muitas bandas e cantores já haviam se consolidado, como foi o caso de Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Ronnie Von, entre outros. Esses artistas faziam, basicamente, paródias das músicas que eram sucesso fora do país, poucos se atreveram a compor, como exemplo, temos a dupla Roberto e Erasmo.

A Jovem guarda não só influenciou a música da época, mas também o comportamento dos jovens. Suas roupas coloridas, o corte de cabelo e, principalmente, o linguajar, foram profundamente incrementados pelo movimento. Gírias como calango, broto, morô, barra limpa, pão, lelé da cuca e mancada estavam presentes no vocabulário dos jovens.

Com o fim do programa, em 1969, o movimento Jovem Guarda começou o seu declínio. Muitos artista passaram a tentar outros estilos, e alguns simplesmente sumiram da mídia. Porém, uma coisa é certa, a Jovem Guarda, com todas as suas gírias, seu vestuário e a forma de fazer música, serviu de inspiração para artistas de muitas outras gerações. Em 1980 foram feitas algumas regravações dos sucessos daquele período, e em 1995 uma revista trouxe uma coletânea de CDs com os principais artistas do Iê-iê-iê.

No fim da Jovem guarda nascia um outro movimento, a Tropicália, o nosso próximo tema.

______________________________

Quer saber mais detalhes? Eis alguns site:

2 comentários:

Kamila disse...

Meu pai que ia gostar desse post. Ele viveu com afinco a época da Jovem Guarda. Tocou em banda e tudo! :-)

Bárbara disse...

Nossa, legal. XD

A experiência que eu tenho é porque minha mãe gostava muito, então tem uns CDs aqui em casa.