quarta-feira, outubro 15, 2008

RPG by post

Pode soar um tanto estranho aos tradicionais jogadores de RPG de mesa, com seus dados, planilhas, fichas e escudos, ou aos jogadores de MMORPG (Ragnarok, WOW), de videogame (FF1, FF2, ..., FFVII, ..., FFT) ou outras modalidades similares, mas existe um sistema que exclui o papel essencial do acaso e de fatores aleatórios (seus conjuntos de dados de dezenas de faces, seus testes contra classe de dificuldades ou aqueles gloriosos testes de habilidade multi-uso do 3D&T), resgatando um atributo que às vezes se perde em meio a sistemas e cálculos complexos: o role play, a interpretação.

O sistema RPG by post (também conhecido como RPG de fórum) é necessariamente um rpg de grupo, mas possui a enorme vantagem de ser adequado ao sistema de fóruns, isto é, não requer que todos os players estejam online ao mesmo tempo. Tá, eu entendo que sem a visualização do outro, sem a presença física, os marcadores corporais, a expressão facial, tantas vezes motivo de risos, se perde. Mas uma coisa eu garanto: com o acostumar-se a escrever e a expor suas idéias por meio de palavras em uma amigável caixa de texto, você passará a conhecer uma nova forma de literatura, um meio de se expressar e de ser RPGista diferente.

O sistema RPG by post possui dois tipos básicos de ficha: com ou sem atributos. Alguns fóruns trazem apenas alguns parâmetros para ter uma base do nível do personagem (em um RPG de CDZ, por exemplo, seriam as armaduras, subdivididas em Ouro, Prata, Bronze, Sapuris, etc); outros, trazem uma ficha completa, com todos os atributos (Força, Destreza, Focus, Perícias, etc) - e, claro, sem nenhuma rolagem de dado. 

"Ah, mas então como eu sei se acertei aquele maldito goblin rastejante?!"

Nesse modelo, sua ação terá que ser bem descrita e interpretada. Se em um RPG X era aceitável apenas que se dissesse: "Ataco com meu arco e flecha+2, usando meu talento Y e minha Perícia Z e meu bônus de +3 pela alta destreza", em um RPG de fórum a ação DEVE ser mais bem descrita.
"Com a corrida do garoto, pôde calcular os desvios necessários para fazer seu disparo. A mão esquerda tateou, bem treinada, a aljava, puxando instantaneamente uma flecha. Ela fez mira, prevendo o padrão da movimentação do Aburame. Vinte metros eram bastante coisa e teria tempo pra fazer seu ataque sem precisar se preocupar em ele alcançá-la rapidamente. Disparou a flecha. Seu alvo não era nada em específico, procurava acertar o tórax, local de menor dificildade de acerto"
 (Post da personagem Miho Haruna na Konoha Reborn)

É, então, que deixo algumas sugestões de fóruns. Admito que em um ou dois desses eu nunca nem joguei, mas já faz uma semana que eu entrei na Konoha Reborn e há algum tempo atrás eu era jogador da Shinobi History e do RPG Clamp.

OP Evolution (One Piece)
Realm Legends (um dos sem atributos, pra quem quiser se arriscar)

Quaisquer dúvidas adicionais, pode postar nos comentários

4 comentários:

Thyago disse...

Hmmm, não tem nenhum deles que usa dados digitais?

Raimundo Marciano disse...

Rapaz, talvez haja, mas esse seria uma exceção.

El Jasque disse...

tem um programa rpig q da pra usar dados, mas aih ja n eh forum eh mais uma especie de batepapo com dados xD

Já me convidaram n vezes pra participar desses foruns, mas sei la nao me interesso mt n.

O mais parecido q eu conseguia participar era a arena dos desafios, que é simplesmente uma batalha com desenhos.

http://s7.invisionfree.com/Arena_de_Desafios/

(se ainda existe, mas esse foi um ds endereços)

Raimundo Marciano disse...

Esse RIPG é um excelente programa e já existe há vários anos! Eu me lembro que o meu primeiro RPG Online, sim, antes mesmo de eu jogar qualquer um MMORPG ou qualquer outro tipo de Role Play Online (recordo-me que ainda cheguei a participar de um rpg através de MSN GROUPS de Harry Potter e olha que a mim me parece que já fazem pelo menos quatro anos desde que esse modelo de RPG foi extinto xD) foi através do RIPG.
Se algum dos saudosos jogadores que partilharam aqueles ótimos momento da SL (Saint Legends) algum dia lerem esse comentário, um abraço xD