quinta-feira, janeiro 08, 2009

Genshiken: A Sociedade para o estudo da cultura visual moderna.

Esse é um dos meus animes favoritos.

Como muitos já devem ter ouvido falar, no Japão grande parte das escolar possuem clubes que os alunos devem escolher participar. As atividades dos clubes variam de esportes a culinária, música, enfim quase qualquer coisa.

Kanji Sasahara, um novato, acaba escolhendo o clube dos otakus, conhecido como Genshiken. Apesar de o clube levar a fama de que eles não fazem nada, Sasahara acaba percebendo que fez a escolha certa, ao não ter escolhido o clube do mangá ou o clube do anime.

Da convivência dele no grupo se tira o que eu acho a principal mensagem da série: Se você negar aquelas coisas que gosta, deixará de fazer ótimos amigos. Foi o que aconteceu com Sasahara, que até entrar no clube não possuia amigos.

Outro ponto interessante, claro, são às referências a outros animes como Gundam, Full Metal Alchemist, Inuyasha. E também a jogos de luta como The king of fighters e Guilty Gear.

Existem outra obras que possuem otakus na trama, seja como protagonista (Lucky Star) ou como um personagem mais secundário (Kannagi). O que torna Genshiken especial é por ser uma comédia da vida cotidiana, sem virar romance, luta contra o ma ou sair da realidade como grande parte dos animes, seja qual for o gênero. Genshiken é divertido, informativo e realista.

A adaptação para anime começou com uma temporada de 12 episódios. Foram lançados mais 3 episódios em OVA e, devido a boa resposta do público, foi feita uma segunda temporada chamada Genshiken 2nd, mais uma vez com 12 episódios encerrando a série.

Agora vamos falar sobre os personagens (com alguns spoilers):

Photobucket

Kanji Sasahara: O protagonista e provavelmente o mais "normal" dos otakus do clube. De novato no clube ele chega a ser o presidente, e consegue que eles lancem um doujinshi (fanzine) em um evento (e vendem todos!). Seu plano para o futuro é virar um Editor e editar mangás.

Photobucket

Makoto Kousaka: Por fora ninguém imaginaria que se trata de um otaku. Mas ao contrário das aparências, Kousaka é viciado em videogames de luta e pornôs (hentai game).Isso incomoda bastante de início sua namorada, Kasukabe, mas com o tempo ela se acostuma e até passa a tratar os outros otakus como gente.

Photobucket

Saki Kasukabe: A única não-otaku. Ela se recusa a se inscrever no Genshiken oficialmente, mas vai lá todos os dias para ver seu namorado Kousaka. Azar dos outros membros que sofrem constantes agressões físicas por parte da moça.

Photobucket

Harunobu Madarame: O otaku mais hardcore do grupo. Ele chega a admitir (e se orgulhar) que não coleciona nenhuma revista pornô comum, só hentais (e ele gasta uma grana violenta neles). É aparentemente o melhor amigo de Sasahara.

Photobucket

Souichiro Tanaka: Sua especialidade é fazer roupas para cosplay. Isso o aproxima bastante de Ohno, que veste as roupas que ele faz, em convençôes. Também adora bonecos de robôs e garotas de animes.

Photobucket

Mitsunori Kugayama: Um gordinho que fala baixo e gagueja. O único que sabe desenhar, até a chegada de Ogiue. Apesar disso ele tem muita falta de motivação, mesmo para fazer um doujinshi.

Photobucket

Kanako Ohno: Primeiro membro feminino oficial do Genshiken. Ela adora fazer cosplay e tenta levar Kasukabe e Ogiue na onda. Seu gosto para personagens de anime é estranho, já que ela gosta de homens velhos e carecas (não que ela faça esse tipo de cosplay).

Photobucket

Chika Ogiue: Ela odeia otakus, mesmo sendo uma. Acabou no genshiken após arrumar confusão com as garotas do clube do mangá. Apesar disso ela faz mangás doujinshi yaoi (voltado para garotas).

Photobucket

Manabu Kuchiki: Um cara estranho que faz a maioria ter nojo dele.Na maioria das vezes ele fala imitando vozes de personagens de desenho. É o alvo preferido das surras de Kasukabe, e até das outras garotas.

-

Se quiser baixar, você encontrará em rmvb neste site.

Ou, se preferir, procurem pelos fansubbers que traduziram a série, aqui.

É isso. Espero que assistam e se tornem fãs como eu, e me digam o que acharam.

Ah, antes de terminar, um bônus. Uma aparição dos personagens de lucky star no episódio 8 de Kannagi!

Photobucket

Bela homenagem ^^.

3 comentários:

Bráulio Oliveira disse...

Olha, interessante! XD

Dei uma pequena editada, só colocando em Verdana e Small, para ficar no padrão dos demais posts. E coloquei os links em hiperlink, que fica mais eficiente.

Mas tá ótimo, e genial a jogada do karaokê. XD

Leandro disse...

Belo post :D
Ainda não assisti Genshiken, to assistindo bastante coisa no momento incluindo Kannagi e Lucky Star.
Mas já esta na minha lista.

El Jasque disse...

como põe em hiperlink?

tipo o negocio do blog n funciona comigo o botaozinho de por link, será q eh pq eu uso firefox? xDDD