quarta-feira, janeiro 21, 2009

Windows Live 2009

por Anderson Tadeu Manzini

Já existem muitos reviews na internet sobre o novo MSN 2009, inclusive recheados de fotos e talz, por isso decidi escrever o texto de maneira bastante diferenciada das demais, até me prolonguei um pouco e agradeço aos que tivessem paciência para ler tudo.

Windows Live 2009

Até o início da década, o comunicador instantâneo que dominava o mercado era o bom e velho ICQ, o funcionamento dele era simples se comparar com os padrões de hoje, mas na época era uma inovação e tanto, conversar em tempo real com os amigos pela internet, sem a necessidade de salas de chat ou IRC/Mirc.

Lembro-me até hoje da noite, não sei ao certo o ano, 2000 ou 2001, em que vi um comercial na MTV sobre o Windows Live Messenger, enfim, era o inicio da grande campanha publicitária da Microsoft que viria resultar na ascensão de seu comunicador instantâneo. O Messenger era simples como o ICQ, porém ele corrigia a maior e pior falha do primeiro, onde quer que o usuário fosse, seja em qualquer PC, Cyber Café, mesmo formatando sua máquina, os seus contatos não se perderiam do comunicador, pois o armazenamento era online, diferente do ICQ, que para os que não sabem, o armazenamento dos contatos eram feitos no PC, ou seja, você só podia usar seu ICQ, no seu próprio PC!

Outra inovação da Microsoft era utilizar uma conta de email para fazer o login, ao invés de uma longa sequência de números chatos para decorar... Se bem que ainda me lembro o número do meu ICQ, mesmo fazendo quase uma década que não uso ele. (XD)

Com a evolução dos computadores e do sistema Operacional Windows, o MSN foi evoluindo junto e cada vez adquirindo mais recursos e funções, desde a possibilidade de escolher um avatar e utilizar um emoticom, até exibição de imagens em câmeras, conferências entre vários amigos e a possibilidade de jogar games online entre os mesmos.

A última versão oficial e completa do MSN, foi a 8.5, lançada muitos anos atrás, se formos analisar o tempo na escala da informática, onde algo de ontem não é mais novidade hoje. Após o 8.5, inúmeras versões betas e instáveis foram sendo lançadas, uma atrás da outra, sempre com muitos bugs e problemas que pareciam aumentar mais e mais a cada versão, o que tornou a confiabilidade do programa deficiente com o público que por sua vez começaram a optar na utilização das versões mais antigas e sem bug.

No final de 2008 a Microsoft parece ter jogado na lata do lixo o projeto do MSN 9.0 beta 2 e começou um projeto do zero lançando o Windows Live 2009, que após passar pelas versões beta 1 e beta 2, recentemente foi lançado em versão RC (Release Candidate), que nada mais é que a versão final de um software faltando apenas alguns ajustes.

O Windows Live 2009 RC, mesmo não sendo a versão final ainda, já pode ser utilizada sem bug algum, muitos usuários ainda ficam com um pé atrás após tantos problemas, porém nesta versão os mesmos realmente foram corrigidos, inclusive a última versão do tão aclamado MSN Plus já é compatível com ele.

Quanto aos novos recursos, embora sejam sutis, são muitos. A conexão acontece muito mais rápido que nas versões antigas, o tráfico de dados ao enviar e receber arquivos ou imagens de webcans melhorou, novos jogos online foram inseridos, agora imagens gifs e, no Windows 7, até vídeos podem ser utilizados como avatares sem a necessidade de complementos (programas de terceiros).

A aparência foi totalmente remodelada, o MSN ficou mais robusto e bonito, transições de telas e imagens ficaram muito parecidas com o estilo do novo Windows 7, porém isso fez do MSN 2009 algo inviável para os computadores mais antigos.

Como técnico de informática posso ignorar as recomendações técnicas do fabricante e recomendar o novo Messenger para ser utilizado com segurança em qualquer computador com pelo menos Windows XP e 1 GB de Memória Ram.

E algo importante a ser ressaltado: utilizar o MSN novo ao mesmo tempo com versões antigas do MSN Plus resultam em bugs e erros. Então, antes de instalar o MSN 2009, removam o MSN Plus antigo ou instalem o mais atual. Outra dica, sempre chequem a data e a hora de seus PCs, o MSN não funciona direito em PCs com datas erradas.

Um abraço e aguardemos pela provável versão 2010 ;*

1 comentários:

Guiga disse...

Valeu pela dica, mesmo não entrando muito no MSN no momento, irá servir pra quando eu precisar.

Beijo