segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Firefly - Uma ótima série mal-aproveitada


Firefly

Muitos não devem conhecer essa série, então eu vou começar explicando sobre ela:

Firefly é um seriado que mistura histórias de velho-oeste e ficção científica criado por Joss Wheedon (Buffy, Angel, Astonishing X-Men) e conta a história dos contrabandistas que vivem na nave Serenity.

Durante a (curta) temporada da série, o plot principal é a fuga dos irmãos Simon e River Tam de agentes do governo. Mas, devido ao clima road movie da série, a cada episódio os personagens se envolviam em algo diferente - seja um roubo, contrabando, ou qualquer outra coisa. E também, ao contrário da maioria das histórias sci-fi, Firefly não possui nenhum alienígena. O mais próximo disso são os Reavers, um grupo de humanos que enlouqueceu e começou a se auto-mutilar e praticar canibalismo com pessoas de fora de sua tribo. 

O choque de culturas entre os planetas centrais - com todo aquele visual futurista no melhor estilo Star Wars/Star Trek - e os planetas mais pobres, com um visual que parece tirado de um filme de John Wayne, funciona muito bem; tirando a necessidade de outras raças com culturas diferentes. Algo muito frequente no seriado, é o uso de expressões em chinês pelos personagens, e influências visuais tanto do oriente quanto dos Estados Unidos da época da Guerra Civil e do Velho Oeste. Segundo Joss Wheedon, no futuro em que se passa a série restaram apenas duas super-potências na Terra, os EUA e a China, por isso a influência deles. E também, botando os xingamentos em chinês, eles não seriam censurados.

 
firefly_03_1280x1024

Talvez o ponto mais forte da série seja seu elenco. Pelo menos eu nunca vi um outro seriado com tantos personagens tão diferentes uns dos outros e tão interessantes, e a performance dos atores é convincente. Cada personagem possui suas motivações que os levaram a estar na nave, e todos possuem histórias de fundo interessantes, que teriam sido melhor exploradas caso a série tivesse continuado. Eu não vou comentar sobre todos os personagens individualmente porque são nove e isso deixaria o post muito grande, mas a página deles na Wikipédia é bem explicativa (em inglês).

firefly_1

O que também é positivo na série, são os efeitos especiais. Ainda hoje em dia é normal ver seriados “grandes” com efeitos especiais “desleixados”, Heroes é um exemplo em boa parte das vezes. Mas em Firefly eles eram dignos de superproduções de Hollywood. A fotografia da série também era bem diferenciada, e ela foi totalmente gravada com câmeras de mão, e não com câmeras fixas como em toda série/filme. Mas os efeitos especiais foram um grande problema porque eram muito caros.

O que leva ao ponto do cancelamento da série. Como já mencionado, os efeitos especiais eram muito caros, e eram trabalhosos para um seriado semanal, o que dificultava a produção. E também a Fox nunca foi de muita ajuda à série, eles passaram os episódios fora de ordem, o que causou confusão ao público. Eles também acharam que o episódio piloto não era apropriado para atrair grande público, por causa de sua duração (foi um episódio duplo, com 01:20 de duração) então usaram o episódio seguinte para apresentar a série. Eles também vendiam o programa como uma comédia de ação, o que não faz justiça a toda a carga dramática presente na série. Com todos esses problemas, a série foi cancelada sem mesmo exibir todos os episódios já prontos na televisão americana, e só foram vistos com o lançamento do dvd da série.

firefly_cast_small

Mesmo com tudo isso, a série foi muito bem de crítica, gerou uma pequena legião de fãs e adquiriu o status de cult, além de ter ganho vários prêmios em premiações especializadas de sci-fi, além de um Emmy de melhor efeito especial.

firefly4

A série durou apenas 14 episódios, mas após ser cancelada deu origem a uma HQ (Serenity: Those Left Behind Me, nunca lançado no Brasil) e um filme - Serenity, de 2005, foi lançado direto em DVD no Brasil, não deve ser difícil de achar em locadoras. Logo devem sair mais mini-séries em quadrinhos, e Joss Wheedon já afirmou que seria um sonho fazer um novo filme. Resta aos fãs apenas esperar.

A série não foi lançada em dvd no Brasil, mas pode ser encontrada  facilmente no seu site de torrents favorito.

10 comentários:

Anderson Tadeu Manzini disse...

Firefly é foda!
Eu assistia na Fox, fiquei puto quando cancelaram...

Bráulio Oliveira disse...

Isso parece bem nerd, não me espantaria se não tivesse muito público!

audhasuhaduhasuhaduhsuahduashaudhaushaudhasuhaduh

Brinks, mas a Fox é foda, passa filmes dublados.

Thyago disse...

é dublado mas vc pode deixar em ingles com legendas em português.

e fiquei interessado pela série .-.

Bráulio Oliveira disse...

Talvez VOCÊ possa, mas eu não posso. u_u

Unknown disse...

Eu adorava Firefly! Fiquei chateada pra caramba quando cortaram a série. =(

A Summer Glau, atriz que fazia a River, agora tá em "The Sarah Connor Chronicles" como uma exterminadora, né? Queria assistir essa série, sou super fã dos filmes. xD

Thyago disse...

ráááááááá, tv a cabo gatonet né senhor lee? XD

Bráulio Oliveira disse...

Não. e_é

Sky, fi.
Mas essa opção de trocar legenda nunca funfa.

Eduardo disse...

Lee, aqui também é Sky e eu deixo a fox em inglês e com legenda... Admite logo que é pirata xD

Bráulio Oliveira disse...

A minha sky é nordestina, pacote pexera, não pega legenda, que coisa. e_é

Eu já tentei e nunca fica! Muda para inglês, mas não aparece legenda.

Thyago disse...

isso nao depende do pacote lee, é uma função que todos os pacotes possuem
vc q eh burro e nao sabe usar o controle remoto, heuaeheuhaeuaehae