quinta-feira, fevereiro 19, 2009

O PODEROSO LION MAN!

Photobucket

Muitas obras recebem críticas dizendo que conseguiram o mérito de ser a frente de seu tempo. Lion Man, ou Funn Lion Maru no original, conseguiu a proeza de ser "a trás de seu tempo".

Por incrível que pareça, a idéia era criar uma franquia para competir com Kamen Rider ('pouca' pretensão). A primeira série terminou bem. Mas a segunda foi tão precária que terminou em 25 episódios, com direito a estratégias de desespero por audiência, como a reaparição de personagens da série anterior.

Não conhecemos muito bem no Brasil Kaiketsu Lion Maru, que é a série original (passaram alguns poucos episódios). Mas tratava-se de um herói meio samurai ou ninja que usava a espada para se transformar em Lion Man: um cara fantasiado de leão. Mas tava ok, o leão branco tinha a aparência maior demoníaca até.

Photobucket

Abertura

Transformação

Abertura versão Animetal

Kaze wo hikari wo seigi wo inoriii....

Rendeu a continuação, Funn Lion Maru, o famoso Lion Man laranja por aqui. WTF? A transformação agora: Shimaru, com as palavras "Formação Lion Man" sobe em um foguete localizado em suas costas e se transforma em Lion Man, "a dádiva dos ninjas".

Transformação de Lion Man

A PIADA dos ninjas só se for. Essa coisa parece um boneco reutilizado de um dvd da xuxa, ou um animador de festa infantil (até o zíper nas costas dá pra ver!).

Abertura(original)

Lion lion lion
lion lion lion
HAYOOOOOO! \o/
(meio faroeste italiano, muito bom)

Abertura(Brasil)

Encerramento
(Notem a queda que o lion man toma no final, impossível não rachar o bico)

Abertura versão gaijin sentai
(Eu tava lá, rs)

Mas e a história? Como ele conseguiu o foguete? DEUS SABE. A história começa com Shimaru encontrando seu irmão agonizando. Seu vilarejo foi atacado, então ele vai lutar contra os seguidores do Mantor do Diabo (kkk) e do nada se transforma na aberração felina.

Os inimigos também eram bizarros. Os soldadinhos pareciam tartarugas ninjas com máscaras do Dokusai de Jiraiya. Os monstros a maioria também não passava de bixinhos de pelúcia como o Lion, e desconfio que todos os monstros eram dublados por Gilberto Barolli.

A dublagem foi outra coisa que falhou de início. A voz do Shimaru era a mesma voz do Kiko do Chaves (Nelson Machado), mas todos tinham o bom senso de dizer que ele não tinha nada a ver com o personagem (até ele concordou) e mudaram para o dublador do Ikki de fênix, Leonardo Camilo, esse tem mais virilidade para o personagem.

Mas o protagonista fica mais 'afeminado' após uma importante perda. A série começa a ficar boa (se você não exigir muito da produção que era precária, tentando não rir muito ao assistir). Mas a história fica mais séria, e acho que chega a bater recordes de mortes de camponeses por episódio.

Antes de prosseguir, vamos dar um overview nos outros personagens.

Yoba é um mercenário. Ele é bonzinho e ajuda os inocentes, mas só se encherem o bolso dele. Sua arrogância chega a lembrar a do Hyoga de cisne (chute quem dubla ele). Aliás, é um fato curioso como esses caras dublavam todas as séries naquela época, fora novelas mexicanas e filmes bíblicos - versão brasileira Gota Mágica São Paulo. Yoba podia se transformar no Jaguar Negro, o invencível felino - tão invencível que perde pro Lionman constantemente.

Transformação do Jaguar Negro.

A sequencia de transformação nem vou comentar, apenas digo uma palavra: sensacional. Aí ele vira esse negão da mangueira, escola de samba (não posso deixar de mencionar, mas a roupa dele é rosa).

Outro bixinho que tinha era Joe Tiger. Mais arrogante ainda, seu maior hobbie é zuar a cara do Lion e gritar o próprio nome (coisa de japonês). É meu preferido, pois as maiores tiradas com certeza são dele. É um personagem ripado da série Kaiketsu Lion Man. Mas parece que ele foi atropelado por um caminhão, pois no original ele não parecia tão encardido e aos pedaços.

Transformação do Tiger Joe.

Owned

Antes que fosse tarde os produtores perceberam como a aparência do lion man era tosca (ele era vesgo!), e trataram de arrumar isso, fazendo ele perder o elmo e ficar com uma aparência mais sinistra. Essa é uma das partes que o Tiger Joe zoa a cara dele, tipo "Você fica aí de frescura SÓ porque cortaram o elmo?". Aí ele tira o elmo, e vira macho uma vez na vida. Eu sempre quis dizer isso ao criador de cavaleiros do zodíaco, pois é incrível como as armaduras de pégaso e dragão ficam inutilizadas só por umas rachadurinhas no escudo, braço direito, braço direito e elmo. É um fato intrigante, mas vocês devem estar querendo conferir, o Lion Man sem o elmo:

Photobucket

Lembra seu antecessor, não?

Agora finalmente pra fechar, o Mantor do Diabo. Apesar dele ser uma cara desenhada precariamente no chão, que fuma um cigarro invisível (ah, você já viu o one piece da 4kids, né?). Mesmo assim ele tem um poder invejável: o de causar alucinações no deserto que transformam o Lionman em um emo.

Photobucket

Mas a maior pérola mesmo é o desfecho da série. Sei que é muito spoiler, mas é preciso ser comentado. O Lion Man vence o Mantor do Diabo simplesmente... *risos*... espetando a cara do mantor no chão com sua espada!

Genial, uma série com final a altura de sua grandiosidade!

Ainda teve um remake recentemente, Lion Maru G, mas falarei desta em uma postagem a parte talvez.

Como brinde, assistam vocês mesmos os episódios (dublados em português!!!):

Video: 640x480
Audio: mp3/128kbps
Codec: h264/avi
Idioma: português/BR
Episódios: 25

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25 (Episódio Final)

Créditos: netinhosatsu, membro do fórum tokubrasil e uploader dos episódios.

Mais informações na comunidade do orkut

Comunidade do herói no orkut


LION FURACÃÃÃÃÃÃÃO!!!
Fui!

Postagem 94, rumo à mil!!!

4 comentários:

Thyago disse...

rapaz, em nome da minha sanidade mental, me recuso a baixar estes episódios, heuaehuaehaeuaeha

TK disse...

Só o Jasque mesmo para criar um artigo sobre Lion Man, hauHUahUAhuAhuHAuhAUh

. disse...

Vou baixar. Sessão pipoca com meu pai. XD

TK disse...

FORMAÇÃO, LION MAN!

DURANTE A TRANSFIGURAÇÃO
O FOGUETE PRESO EM SUAS COSTAS
CARREGADO COM UM TIPO RARO DE PÓLVORA
SE TRANSFERE COM A ENERGIA ELÉTRICA PROVENIENTE DA ESPADA
E EM PLENO AR SE TRANSFORMA EM LION MAN
UMA DÁDIVA DOS NINJAS...