domingo, fevereiro 08, 2009

WARNING! VIRUS ALERT!

Hoje meu texto será mais breve que os anteriores, porém o assunto que irei tratar é o de maior relevância até agora. Dissertarei a respeito dos vírus de autorun.inf, que assolam todos os PCs com Windows XP de um tempo para cá.

Para quem não sabe, arquivos autorun.inf, são instruções responsáveis por fazer um determinado programa funcionar automaticamente assim que você insere um dispositivo de armazenamento no PC, seja CD-ROM, seja um PENDRIVE, seja um MEMORY CARD, MP3 PLAYER, enfim... O arquivo autorun.inf não é um vírus, mas a instrução que ele pode dar, o programa que ele pode abrir que pode ser malicioso. Então explorando essa vulnerabilidade programadores mal intencionados fizeram vírus de autorun.inf especiais para infectar pendrives.

Okay, okay, o que esses vírus causam nos computadores? A partir do momento que uma pendrive infectada é inserida num computador desprotegido, o vírus se espalha em todas as unidades de disco, os efeitos podem variar de acordo com o vírus, geralmente o Gerenciador de Tarefas (CTRL+ALT+DEL), o Editor de Registro (REGEDIT) e todas as configurações do sistema são bloqueadas, o uso do processador sobe para 100%, tornando a maquina demasiadamente lenta, os vírus abrem portas de comunicação dos computadores para futuras invasões, as vezes o vírus corrompe o Windows sendo necessário fazer Check Disk ou formatar... Tirando que o vírus entrará em qualquer nova pendrive inserida nesta maquina.

Então, já sei o que esses vírus de autorun.inf fazem, mas um bom antivírus atualizado não resolve o problema??? Por enquanto NÃO!!! Atualmente os únicos antivírus a funcionarem efetivamente contra esses vírus são o McAfee e o Norton 2009, pois arquivos autorun.inf não são vírus, é difícil de detectar que os mesmos estão rodando programas maliciosos, alguns antivírus (AVAST, AVIRA) acham o vírus na pendrive e o deletam parcialmente, é aí que vem aquela mensagem de erro que acontece quando as pessoas tentam abrir a pendrive.

Mas nem tudo é dor de cabeça, ninguém precisa trocar de antivírus ou instalar o Windows Vista na maquina, existe um programa gratuito de 1 MB que resolve todos os problemas com esse tipo de vírus, o nome dele é Autorun Eater, esteticamente ele é feio, e ele faz um som de cabra ao ligar o PC XD, porém, ele protegerá o computador e todas as pendrives e dispositivos de armazenamento inseridos nele. Façam o download aqui.

Depois de instalá-lo, é possível tirar o som chato que ele faz ao ligar o PC indo em C:\Arquivos de programas\Autorun Eater e deletando o arquivo SOUND.

Sempre que o Autorun Eater detectar um vírus de autorun ele irá mostrar uma mensagem de aviso, basta ir em delete. Ele não deixa o computador lento e nem entra em conflito com nenhum antivírus.

Fiquem bem e livres de vírus de autorun.inf! Até a próxima o/

4 comentários:

Bráulio Oliveira disse...

Bah, não sabia que dava para tirar esse som irritante. Valeu! XD

Agora Avira é foda mesmo, o pendrive do meu pai tava com um desses vírus e ele sempre detectada, mas não deletava! Aí ficava apitando e aparecendo mensagem de 5 em 5 segundo. Irritante. --"

Bárbara disse...

Extremamente útil. Direto o antivírus daqui acusa vírus no pendrive, aí a idiota aqui fica escaneando pasta por pasta que tem nele. x.x

Anderson Tadeu Manzini disse...

Em breve o Avira vai estar apto a combater esses virus espero eu...
Mas acho que terão que lançar uma versão nova, atualizações e vacinas não vão resolver isso... quem sabe uma versão 9.0

E Barbara, fico feliz que a matéria lhe foi útil.

Thyago disse...

opa, post útil, do jeito que o meu pc tem mais vírus do que o cabaré da leila, vou pegar esses programinhas aih