quinta-feira, junho 11, 2009

Onde assistir filmes?

familyeq3

A primeira projeção cinematográfica, ou pelo menos aquela aceita como a primeira, foi a dos irmãos Lumière em 28 de Dezembro de 1895 – uma exibição de curtas em Paris. Inicialmente idealizados para fins científicos, os filmes produzidos pelas máquinas recentemente inventadas logo ganharam espaço na indústria do entretenimento.

As imagens sequenciais eram projetadas dos imensos rolos de película a uma tela, nascia o cinema. O sucesso estrondoso exigia algumas comodidades, logo que a televisão entrou no dia-a-dia das pessoas os filmes também a invadiram, e com a revolução dos computadores nos últimos 20 anos a sétima arte ganhou uma nova mídia. Mas, afinal, onde assistimos filmes? Onde é mais adequado? Quais as vantagens e desvantagens de cada opção?

  • Televisão

1

É o caminho natural do entretenimento descompromissado, você pode tanto consultar a programação e esperar o filme que passará naquele canal de televisão ou comprar/alugar um DVD e assistí-lo quando preferir. Se você opta pela programação de TV a grande vantagem é que eles te mostrarão algo, você não irá precisar buscar um título que lhe interesse, pode apenas esperar a próxima novidade e avaliar se é interessante ou não, é mais cômodo, mas você acaba ficando preso a um horário e suscetível aos caprichos do canal – que podem ir desde cortes para adequação a faixa de horário como à opção dublado/legendado.

Já se você aluga um DVD pode escolher praticamente tudo, pode pausar, voltar, avançar, conferir extras e tudo mais. É tecnicamente o estado perfeito para assistir filmes, talvez a maior dificuldade seja a limitação física da sua residência – tanto quanto a cadeiras confortáveis, tamanho da televisão, se ela é widescreen ou não e outros detalhes. Mas eu não sei vocês, ver filme na TV me dá sono, talvez seja a deficiência de ferro que a Far me falou. Vai saber.

  • Cinema

cartoonnetworklogo1-11

O mais lógico é que o cinema seja o espaço ideal para assistir a uma sessão de cinema. Por quê? Porque ele foi construído para isso, ora mais. Mas as salas de exibição de filmes não são exatamente perfeitas para apreciar uma obra cinematográfica, há o contratempo do deslocamento, o preço que pode ser abusivo em alguns lugares, o desconforto de não poder pausar um minuto sequer durante a exibição integral e a principal desvantagem: ter que compartilhar esse momento com mais uma boa quantidade de pessoas. Que muitas vezes não estão interessadas em obter uma experiência cultural agradável.

A verdade é que o cinema, há algum tempo, deixou de ser um local onde as pessoas vão apenas para assistir filmes e passou a ser um local de confraternização. Poucas pessoas ainda os frequentam preocupadas com o filme em exibição, você vai com os amigos e invariavelmente acaba brincando, conversando e até comentando cenas do filme – principalmente blockbusters. E essa é uma tendência natural dos espaços de entretenimento, assim como estádios de futebol também passaram a ser muito mais do que apenas um local para assistir futebol, o cinema a partir do momento que se tornou algo viável e popular para a grande maioria da população padeceu desse "mal". Que na verdade é até benéfico, por tornar os filmes parte do dia-a-dia das pessoas que, por mais que vão para conversar e tudo mais, acabam agregando algum valor do que foi projetado na telona.

  • Computador

f06e75e07f853401a84b607146937674

E entãããão, chegamos ao ponto mais polêmico. Não pelo fato de ser no computador propriamente dito, ou decorrente de algum tipo de desconforto que o traga, mas sim como conseguimos um filme para assistir nele. Não vamos ser hipócritas, todos nós baixamos alguma coisa na internet, nem que seja uma foto despretensiosa que seja, e muitos de nós também baixamos filmes. Há um tempo discuti com os demais colaboradores do blog se deveríamos veicular links de download no blog, desde filmes até programas. Acabamos chegando à conclusão de que não seria o ideal, pois é ilegal – apesar de acreditar que isso em breve mudará, não dá para proibir algo que todo mundo faz, é por isso que Lei Seca não deu certo em nenhum momento da história.

Enfim, assistir filmes no computador. A vantagem óbvia é que podemos escolher o que baixar, quando baixar e por onde baixar. Pode ser difícil de achar, pode vir com vírus, pode vir cortado, pode demorar, pode ser que não achemos legenda (eu só não sei, porque eu e você não pode não – adivinhem a música). Apesar de tudo isso existe a comodidade de se ver em casa, com o ambiente e a experiência de assistí-lo totalmente customizáveis. É prático e rápido, você pode guardar para rever quando quiser ou apenas excluir se não gostou, pode enviar para amigos e até utilizar algumas cenas para criar um vídeo com momentos que você considera marcantes. A possibilidade de manipulação e as opções de utilização tornam essa forma de assistir um filme algo bastante agradável.

pequim_voce consegue assistir tudo calado

Eu particularmente não dispenso um cinema por nada, é o local onde a experiência cinematográfica é mais completa – não à toa. Mas é inegável que é um modelo pouco cômodo, pelo preço, pelo tempo e pelo deslocamento. Portanto o que eu utilizo mais atualmente é o computador. Quase todos os dias estou assistindo algum filme nele, quer dizer, cerca de um filme a cada dois dias, até porque o ritmo de download não acompanha minha vontade de ver. Então, definitivamente a experiência completa é superior no cinema, mas o grande espaço cinéfilo que utilizo hoje em dia é o computador.

E vocês? Onde vêem mais filmes? Ondem preferem vê-los? Onde não gostam muito?

6 comentários:

Gustavo disse...

Infelizmente não vou no cinema faz tempo, por vários motivos. O computador é o lugar onde eu mais gosto de assistir os filmes, apesar de eu ter também a TV.

Agora, senhor Lee, é um grande erro tentar colocar filmes no computador como sinônimo de filmes baixados na Internet. Eu, por exemplo, assisto um monte de DVDs no computador, DVDs esses que eu comprei. Do mesmo modo que você poderia gravar um filme em DVD e colocar no DVD player pra assistir também. :D

Bárbara disse...

Bem, eu prefiro no cinema por causa do ambiente. A tela enorme, o ar, tem todo um gosto especial. Porém, é caro e o deslocamento complica bastante.

Outra boa oportunidade é locar, que é a que eu mais faço, me perco quando vou à locadora.XD

Assistir filmes no computador é meio tenso, eu não suporto, vejo séries mesmo porque é o jeito. Mas baixo, então gravo em DVD, acho melhor. XD

B-prime disse...

eu fui no cinema ontem, e a bagaça tava 13 reais (eu pago meia e ontem foi preço familia, mas não importa) pq foi feriado, e do meu lado tinha um casal se atracando, bom, eu faria o mesmo se... tivesse companheira?!

eu baixo filmes, mas passo pro pendrive e assisto pelo ps2 na tv (pq a sala é mais confortavel), ahhá!!!

Eddie disse...

Eu sinceramente prefiro ver no computador... Pra mim é mais comodo e se o filme foi ruim, eu simplismente aperto Alt+F4 e vou pra internet! XD

Cinema é bom, mas tem o problema do espaço entre a sua poltrona e a da frente... Eu tenho um pequeno problema nos joelhos, que quando fico muito tempo com eles dobrados, eles começam a doer, ai eu prefiso esticar e não tenho espaço! HIUAHIUhasiuhIUHSA

Bráulio Oliveira disse...

@Gusta

Não é comum locar filmes para assistir no computador, convenhamos. XD

@Barby

Eu também costumava gravar num DVD e ir assistir na sala, mas começou a dar defeito, e demorava para converter e gravar... Acabei decidindo ser mais cômodo ver no computador mesmo.

@B-Prime

Nossa, pode me chamar de master of noobs, mas o PS2 tem entrada para USB? Se for o caso talvez faça o mesmo! Ele lê quais formatos?

Ah, mas talvez nem adiante muito, porque na TV, quando você mora numa casa com mais 4 pessoas, sempre vai ter alguém querendo assistir algo. No PC pelo menos eu coloco meus fones e ninguém me incomoda!

@Edo

Essa é uma comodidade singular do computador. E ainda tem a possibilidade de você pausar e comentar o filme com alguém por MSN, fucking awesome! Assistir filmes no PC é realmente excelente... Daqui há pouco Jobs percebe isso e cria algum programa especial para assistir filmes, onde você pode comentar com pessoas de todo mundo instantâneamente, ver comentários dos produtores, diretores e roteiristas e até ver como alguma cena foi gravada. Nossa , seria show!

E quanto aos joelhos, é o preço que você paga por ter gigantismo! XD

B-prime disse...

@Paco D. Lee

o ps2 tem duas entradas, o meu é slim, talvez o outro não tenha, sei lá...
tem que colocar um arquivo no memory card e tal, ahn, no tutorial que eu li era pra dvix, xvid... mas eu não sei exatamente o que é, eu sei que lê .avi e aceita legenda .srt, do que eu já tentei só não leu um filme em R5!!!