terça-feira, julho 07, 2009

Não tem solução, só formatando mesmo!


Não tem solução, só formatando mesmo!

Essa frase é tão dita por curio***, digo, técnicos que virou até jargão na Web, na verdade qualquer curioso é capaz de aprender a formatar um PC e instalar o Windows para sair por aí se dizendo técnico e recebendo para isso.

A questão é, você está disposto a pagar R$ 50,00 que seja periodicamente para um curioso qualquer que algumas vezes possui conhecimentos abaixo dos seus ou está disposto a gastar uma horinha do seu tempo para aprender a fazer ao menos o "basicão" sozinho?
Nesse artigo eu pretendo ensiná-los a configurar o Windows XP após ser formatado e estar zerado tendo em vista que instalar o Windows XP é um processo extremamente simples e vou ignorar todo o processo de instalação em si, normalmente as pessoas se perdem um pouquinho após isso.

Você acabou de instalar o Windows XP novamente e como era de se imaginar ele está leve e rápido, consumindo pouca memória, sem “crashs” e você está muito satisfeito. Infelizmente essa alegria dura pouco, é preciso cuidar de instalações, atualizações, segurança, funcionalidades e todos os programas que você vai necessitar para deixar a sua máquina funcional. Pretendo fazer uma lista de recomendações para dar seqüência à sua instalação ideal do Windows XP levando em consideração o que a maioria dos usuários necessitam.

É bom lembrar que esse artigo seria longo demais e por esse motivo eu vou dividí-lo em etapas.

  • Os problemáticos Drivers, como faço para achá-los?

Drivers são programas que servem para informar o Sistema Operacional como um determinado componente de Hardware trabalha, caso você tenha em mãos os CDs de instalação dos fabricantes fique feliz, um trabalha a menos, caso contrário se anime, ainda resta esperança. O Windows já vem com uma lista de Drivers enorme mas é comum você utilizar algum componente que o Windows ainda não tenha o Driver e mesmo os que ele possui geralmente são versões ultrapassadas e bem "genéricas", não conseguindo aproveitar todo o potencial dos seus componentes.

É muito comum para um usuário normal instalar o seu Windows feliz da vida e quando vai abrir algum vídeo, adivinha?
Ele abre cheio de polígonos, ou com linhas "estranhas" ou mesmo sem som. Fica tranquilo pois você esbarrou no maior problema na instalação de um usuário típico, a falta de Drivers, vamos tentar resolver o seu problema:

Antes de mais nada você precisa descobrir qual é a fabricante e o modelo da peça que deseja instalar para achar o instalador correto, para isso será necessário o uso de um programa de Detecção e Diagnóstico, um dos melhores da atualidade é o Everest.

Usando o Everest:

É muito simples fazer o que precisamos, basta colocar o Software em Português no menu File > Preferences > Portuguese, depois disso feche o menu e siga para Computador > Sumário e uma lista parecida com a lista baixo será exibida.

Procure na lista a opção Adaptador Gráfico e anote o Modelo que aparecerá ao lado, caso queira descobrir o modelo da sua Placa de Som também anote o que vai aparecer ao lado de Multimídia e anote o Nome da Placa Mãe também, caso os seus dispositivos tenham vindo soldados nela (OnBoard) você vai encontrar os Drivers no site da sua Placa Mãe.

Instalando os Drivers:

Agora que temos essas informações basta baixar os Drivers no Site da fabricante, comece sempre pela Placa Mãe porque se a sua Placa de Som e Vídeo for integrada nela você vai achar bem mais facilmente no site dela, caso contrário você terá que procurar pelo Driver do seu componente separadamente após isso, o nome do Fabricante é a primeira palavra que aparece antes do Modelo dela, Exemplo: Asus A7S233, A7S233 é o modelo e Asus o nome de sua fabricante, abaixo esá uma relação dos fabricantes mais famosos com um link para a sua página de Download:

Asus
Abit
FoxConn
AsRock
Intel
MSI

Após a instalação dos Drivers 50% do caminho já foi percorrido, chegou a hora de atualizar o Windows XP, para isso basta entrar no site Windows Update(lembrando que as atualizações automáticas servem para instalar apenas as críticas, usar o Windows Update é muito recomendado).

Programas úteis:

Após atualizado, é recomendável a instalação de um Anti-Vírus, dos 100% gratuitos o Avast e o AVS se destacam, instale qualquer um dos dois, se quiser uma segurança maior é recomendada a instalação de um FireWall também, entre os gratuítos destaco o COMODO.
Para quem gosta de assistir filmes, séries, animes e mangás baixados pela Net, é necessário instalar também um Codec (esse vídeos normalmente são encodados para reduzir um pouco o seu tamanho e reduzir a espera para conseguir adquiri-los pela Net), para o Windows XP o melhor ainda é o Klite Mega Codec Pack e para quem quer um Player cheio de recursos tais como alterar a posição das legendas, formato de exibição, taxa de quadros e consegue reproduzir qualquer vídeo sem frescuras ou lentidão, aconselho o pouco badalado mas ótimo VLC MediaPlayer, além da quantidade de recursos e de sere leve, é um dos únicos que não exigem Codecs externos para funcionarem.

Como Gerenciador de Downloads eu sempre recomendo o Free Download Manager, como cliente Torrent o UTorrent e para a Gravação de CDs e DVDs, além do famoso e pago Nero, uma boa opção gratuíta é o CDBurnerXP.

Após a instalação de todos esses programas o seu PC já está pronto para executar todas as tarefas que um usuário comum pode exigir, você já é capaz de baixar todos os seus videos e músicas, assisti-los, jogar os seus games favoritos, gravar os seus DVDs e tudo isso com segurança, espero ter ajuda alguém que teve a paciência necessária para ler o Artigo e que os seus PCs estejam mais funcionais e "felizes", prontinhos para o trabalho.

6 comentários:

D1eg00 disse...

a otro otimo artigo
otimas dicas para iniciantes (e ate para "experientes") na area XD
nos fabricantes de placa mae se naum sitou a gigabyte (uma das melhore na atualidade )
e na minha humilde opiniao o antivirus nod e o melhor na atualidade (me corrigam XD)
abraços XD

TK disse...

Obrigado pelo elogio...

Realmente esqueci de citar a Gigabyte, valeu pelo toque (estou tentando editar o artigo mas por algum motivo bizarro a página de edição não carrega, depois eu faço isso pq esqueci de outro pequeno detalhe).

Sobre o NOD32, ele é pago e eu preferi aconselhar os gratuítos pq os menos experientes costumam não saber procurar crack...

Gustavo disse...

Belo guia o seu, principalmente pra quem é iniciante no assunto. Essa coisa de formatar o computador não cola mais comigo... Ainda mais porque tive meu PC já formatado 2 vezes, por pura preguiça do "técnico". ¬¬

Mas por acaso isso só vale pro Windows XP? Se for, acho meio errado, porque apesar de ser o SO mais usado da atualidade, hoje em dia ele nem é vendido mais, só tem gente comprando Vista...

TK disse...

Vale para o Windows Vista também, mas alguns programas que citei eu não garanto que funcionem nele, por isso citei o XP durante o artigo inteiro, pq ainda é o mais usado e é aquele em que garanto que tudo o que citei com certeza funcionará...

D1eg00 disse...

bom sobre o xp nem ser mais vendido e o vista ta disparando tenho minhas duvidas(alem disso ja vem o 7 pra que compra o lixo do vista XD)
naum tem nem 2 meses e minha mae compro o xp original (mancada, papo de vendedor eu naum tava na hora XD)

Jaderson disse...

We're Sorry!
* AOL® Active Virus Shield is no longer available.


recomendo tambem o avira e o comodo internet security.