sábado, setembro 05, 2009

Conker's Bad Fur Day



Se você é daqueles que afirma de pés juntos que os consoles da Nintendo só suportam games infantis... e se você nunca ouviu falar no esquilo chamado Conker.... Segure-se, pois vai conhecer o lado negro da Rareware! Considerado (por mim) como um dos melhores games para Nintendo 64. É um game que consegue ser sujo, violento, imoral e ao mesmo tempo fofo... Apresento à vocês: Conker's Bad Fur Day.


Tudo começou em 1997, no auge do Nintendo 64, quando a (então) poderosa Rareware (desenvolvedora de clássicos como Donkey Kong Country, Killer Instinct, Banjo-Kazzoie, GoldenEye 007, Perfect Dark, enfim.. foda) lançou Diddy Kong Racing. Uma espécie de Mario Kart com bichinhos fofinhos em pistas super coloridas. E foi como um teste de popularidade para a Rare decidir quais seriam os próximos protagonistas de suas experiências. Um dos premiados foi Banjo, que ganhou uma série de outros jogos ao lado de sua amiga penosa Kazzoie. O outro escolhido foi Conker. Um simpático esquilinho.


eu sempre escolhia o Tiptup, a tartaruga 8D


Em 1999 Conker teve sua estréia solo no GameBoy Color. Conker's Pocket Tales era um despretencioso e infantil game que servia como prato de entrada para o futuro Twelve Tales: Conker 64. Conker era um esquilinho feliz. Ele saltitava entre cenários coloridos cheios de flores e borboletas. Era tudo muito fofo e açucarado. Então, em 2001, algo aconteceu.... e o jogo virou de cabeça pra baixo. Ao invés do lindinho Twelve Tales, a Rare lançou o grotesco Bad Fur Day.

Conker agora bebia. Ele bebia, vomitava, bebia de novo, xingava, arrotava e.... urinava nos inimigos. A história era a seguinte: Certo dia Conker estava num animado happy hour com seus colegas e então decidiu ficar até mais tarde. Ele até tenta avisar sua namorada Berry, uma coelhinha sensual, rs.. E aí ele acaba exagerando na dose e vai parar em... ahm.. bom.. em algum lugar que ele não faz idéia de onde é. Não muito longe dali.. existe um rei, uma pantera negra enorme e ele está puto da cara, porque uma das pernas de sua mesinha onde ele coloca seu leitinho está quebrada. Ele chama seu cientista louco particular que, de forma muito sagaz, percebe que o encalso perfeito seria um esquilo. E é aí que tudo começa.

Conker antes


Conker depois


O jogo é enorme com dezenas de fases inspiradas nas coisas mais estranhas possíveis. Numa hora você está numa colméia, dali a pouco numa montanha feita de merda (você não leu errado), depois se vê no meio da Segunda Guerra, aí está na mansão do Conde Drácula, passa por túneis subterrâneos, depois num vale pré-histórico e chega no espaço sideral. (Quantos "WTF?" você já disse até agora? Bom.. prepare-se, você ainda não sabe nem da metade)


nhac


A jogabilidade é sensacional e você tem a sua disposição um arsenal de armas que você jamais vai encontrar em nenhum outro game! Sua arma principal é uma..... bom.. é uma frigideira, mas no decorrer da coisa toda, você encontra botões de ação, onde terá estilingues, facas, metralhadoras, papel higiênico, uma bazuca, uma serra elétrica, bastões de baseball e, eventualmente.. sua urina.

Seus inimigos também são muito variados. Eles podem ser besouros-rola-bosta, fuinhas armadas até os dentes, um tubarão, uma escultura gótica, pedaços de queijo, um monte de feno assassino, homens das cavernas, homens de pedra, ursinhos de pelúcia e até mesmo o Alien, da série de cinema mesmo "Alien". E pra derrotar esse monte de "coisas", você vai poder montar num touro enfurecido, num dinossauro faminto ou num garfo.................... é.. enfim..


Esse é Greg. Digam oi ao Greg.


O humor negro e ácido está presente em todo o jogo. E apesar dos palavrões serem censurados com "piii" e "#@$" na legenda, você consegue identificar exatamente o que eles estão falando.. é tipo a censura do Mundo Canibal: "OW SEU FILHO DA P..TA!". O que torna a coisa toda muito mais engraçada.

Há peidos. Há merda. Há vômito. Há sangue. Há seios. Então você fica pensando.. o que será que o personagem coletaria? Estrelinhas? Anéis? Não, né.. ele coleta dinheiro. Aliás, ele só faz as coisas no jogo pelo dinheiro.
- Hey você aí! Por favor me ajude a blablabla
- Porra que saco, quando é que ele vai calar a boca?
- Eu posso te pagar pra me ajudar
- Agora estamos tendo uma conversa!
E o mais hilário é que o dinheiro fala. E, consequentemente, te xinga.



Eu poderia passar o dia todo escrevendo sobre esse jogo. Citando as coisas mais bizarras e nonsenses que eu lembrar. A todo momento eu lembro de algo que vale a pena comentar. Como a parte em que você pula nos seios enormes de uma flor. A parte que você tem que mijar em homens de pedra no meio de uma festa rave. A parte em que você choca um ovo de dinossauro com a prápria bunda. A parte em que você encaixa engrenagens em uma máquina e eles fazem barulho de sexo oral. A parte em que você soca os testículos de um robô. E as cenas mais memoráveis como a luta contra o monstro de merda e aquela da entrada no prédio de Matrix.

E já deu pra notar, o jogo é abarrotado de referencias e sátiras de filmes. E eu pretendo um dia fazer um post só com essas referencias! Só pra citar algumas aqui e agora: Laranja Mecânica, Matrix, Jurasic Park, Gladiador, Tremors, Conde Drácula, Cães de Aluguel, Os Intocáveis, Tubarão, O Resgate do Soldado Ryan, Exterminador do Futuro, O Exorcista, Alien.. cara.. sei lá.. tem mais, mas por enquanto chega.



Pra finalizar... Multiplayer. Sem dúvida um dos melhores multiplayes do Nintendo 64. São vários modos de jogo, um mais engraçado que o outro. Tem um que você controla tanques de guerra, um de corrida em pranchas de surf em um rio de lava, um cujo objetivo é pegar sacos de dinheiro enquanto soca seus inimigos com bastões, um que você escolhe se quer ser um homem das cavernas ou um dinossauro... e tem o clássico de guerra onde você escolhe se quer ser do exército dos esquilos ou dos ursinhos de pelúcia. É sensacional.

Recomendo esse jogo.
Pra mim é o melhor do N64 junto com Super Mario 64 e Zelda: Ocarina of Time.



Comercial de TV do jogo:


Para os boxistas..

A Rareware foi comprada pela Microsoft em 2002 e Conker's Bad Fur Day teve seu remake produzido para X-Box em 2005 com o nome Conker: Live & Reloaded. Nunca joguei. Só sei que os gráficos são bem melhores, mas ouvi dizer que há cortes e censuras.

=)

1 comentários:

Thyago disse...

wow yoshi, ficou ótimo, mas ficaria AINDA MELHOR se vc colocasse todas as referencias de filme, além de mostrar mais da jogabilidade e da história do jogo (se q ele tem alguma... ou precisa de uma) XD