terça-feira, setembro 08, 2009

Pirataria? Baixe grátis álbuns na internet

móveis

Várias são as iniciativas sobre a liberdade de compartilhamento de mídias, sem fins lucrativos, pela internet. Vocês devem conhecer o caso dos criadores do PirateBay, da eleição de um deputado do Partido Pirata Sueco ao Parlamento Europeu ou da censura da APCM a alguns sites brasileiros. Se não, de qualquer forma coloquei uma notícia de cada.

Pois bem, há quem afirme que o mundo do entretenimento, uma hora ou outra, irá se render à internet. Não há como competir com a cultura de massa, um movimento social – governo nenhum pode impedir que pessoas usem blogs para expressar suas opiniões. Talvez o chinês. Enfim, quem defende bastante esses ideais é a revista Super Interessante e também o site UOL.

E esse é justamente o ponto em que quero chegar, o Trama Virtual, que faz parte do conglomerado UOL. É um site que disponibiliza singles e álbuns completos para download gratuito (para nós, mas que gera lucros para as bandas). É um verdadeiro centro musical do cenário independente brasileiro, talvez como um MySpace tupiniquim, com o perdão da comparação tosca. O grande destaque está nos Álbuns Virtuais que conta com o segundo disco da frenética banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju – C_mpl_te. Além de Ed Motta, Cansei de Ser Sexy e o vencedor de melhor álbum de 2008 pela revista Rolling Stones, Macaco Bong.

Iniciativas como essas devem ser aplaudidas, afinal não há divulgação melhor de um trabalho do quê o seu livre compartilhamento para uso doméstico. Ainda não nesse ponto de liberalismo, Paul McCartney declarou que gostaria de ver os Beatles para download. Pago.


No contra-fluxo dessa correnteza está a censura, e aqui cabe um parêntese positivo: Depois de muitas idas e voltas, mudanças em moderação, novas comunidades criadas, outras excluídas e confusões com fakes, traições e intrigas, ela está de volta. A comunidade original Discografias ressurgiu das cinzas com seus quase um milhão de membros, e promete voltar a ser o que era. Deve dar uma dor de cabeça sem tamanho aos proprietários, mas desejo sorte a eles e que façam um bom trabalho!

E bem, como diria algum integrante dos Beatles que não lembro quem:

- O que você tem a dizer aos jovens americanos?

- Comprem nossos discos.

1 comentários:

Bárbara disse...

O Trama Virtual é uma ótima iniciativa mesmo. Essa idéia deveria ser espalhada, acabaria com todas essas discussões sobre downloads e patrocinadores é o que não faltaria nos sites que por ventura usassem o mesmo processo do Trama.