terça-feira, janeiro 26, 2010

Entenda Futebol Americano #01 – O Jogo

image

Ahh, o Futebol Americano! Sejam bem-vindos ao mundo da bola oval, dos tackles e dos pescoços quebrados. Se você não cresceu sofrendo bullying dos caras e passou a odiar o esporte nos acompanhe, pois essa é a primeira de três postagens que fará com que você finalmente entenda o que acontece naquele campo dividido por jardas.

Estrutura do jogo

O Futebol Americano se assemelha à brincadeira infantil 'bandeirinha', o grande objetivo de seu time é chegar ao 'espaço' do outro time, aqui chamado de end zone.

E isso é feito de forma organizada, o football é dividido em campanhas: uma equipe apenas ataca, enquanto outra apenas defende. A que está atacando continuará assim a não ser que:

1. Perder a posse de bola: Isso ocorre quando a equipe tenta um avanço e a bola vai parar nas mãos do adversário. Ou por intermédio de uma interceptação de jogada aérea ou por um tackle numa corrida.

2. Touchdown: Ocorre quando um jogador consegue, com os dois pés no chão, segurar a bola na end zone do adversário. Garante 6 pontos e dá o direito de iniciar uma nova campanha a 10 jardas da end zone. A equipe pode escolher por chutar a bola no goal, conquistando 1 ponto, ou entrar novamente da end zone, assegurando 2 pontos.

3. Field Goal: Se a equipe perceber que não vai conseguir o touchdown e estiver perto o suficiente do goal para arriscar o chute, ela pode. Caso acerte conquista um field goal, 3 pontos.

4. Não avançar o suficiente: Cada equipe tem o seu momento de atacar, mas quando o fizer deve ser rápida, conquistando 10 jardas (algo como 9,15m) em no máximo 4 jogadas, que podem ser passes aéreos ou corridas com a bola. É nesse momento que aquele bolo de jogadores se joga contra o outro bolo de jogadores, cada um quer impedir que o outro avance em suas jardas.

Se alguma dessas coisas acontecer, a equipe que estava defendendo passa a atacar.

A partida

image

Tudo começa com a equipe sorteada dando um mega bicão (kickoff) da sua linha defensiva. A outra equipe recepta a bola e corre o máximo possível na direção da end zone adversária. Quando o jogador que está com a bola é derrubado, colocando os dois joelhos no chão (tackle), aquela posição será onde o jogo recomeçará.

E esse recomeço é a imagem clássica do football: as duas equipes agachadas esperando a bola entrar em movimento para se digladiar, como já disse, defendendo suas jardas. Se a equipe atacante marcar um touchdown ou um field goal o jogo recomeça com aquele bicão. Já se ela tiver sua jogada interceptada ou não avançar o suficiente o jogo recomeçará naquele ponto, com a outra equipe atacando.

Um campo oficial de Futebol Americano regido pela NFL possui 120 jardas (110m) por 53 jardas e 1 pé (49m). A campanha não é fácil. E tudo deve acontecer em quatro tempos de 15 minutos. Parece pouco, mas o relógio pode ser parado caso algum jogador saia com a bola pela linha lateral, ocorra um passe incompleto (ninguém consegui segurar a bola) ou caso o técnico peça tempo. E esses tempos de parada costumam demorar, por isso os jogos têm cerca de 3hs de duração.

As regras

image

Apesar de parecer excessivamente violento, o jogo também possui faltas. E tudo é administrado por uma imensa equipe de arbitragem que explica suas decisões para a torcida e pode ser contestado pelo técnico, que solicita a visualização da imagem da jogada.

Um princípio básico é o de que você não pode obstruir o jogador que vai receber uma bola, você pode correr ao lado dele e tentar segurar a bola, mas não impedir que ele o faça. Porém quando ele está com a bola você pode voar nele, só não pode acertá-lo pelas costas (clipping) ou abaixo da linha da cintura (chop block).

Outro princípio é o de Zona Neutra, quando os jogadores estão agachados um em frente ao outro para iniciar uma jogada eles devem ficar a uma distância equivalente ao tamanho da bola, uma equipe da outra.

Além disso existe uma infinidade de faltas técnicas, como, por exemplo, a de barulho excessivo da equipe da casa (punição de 4,5 jardas), puxar o capacete do adversário (punição de 15 jardas) e retirar o capacete durante o jogo (punição: 15 jardas).

Mais informações você encontra aqui.

Próximo Entenda Futebol Americano: Os Jogadores. Até lá!

2 comentários:

Alexandre disse...

legal, sempre quis entender pq os caras ficavam dando cacete nos outros dakele jeito! eauaehuae
Ass:boguinha

Gustavo disse...

Finalmente eu posso entender como funciona esse jogo estranho! =D

Li tudo, excelente matéria. Fiquei meio confuso em algumas partes, mas acho que só assistindo um jogo pra saber como funciona, né?